Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
420Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Resumo de Embriologia

Resumo de Embriologia

Ratings:

4.83

(6)
|Views: 74,891 |Likes:
Published by api-3700467

More info:

Published by: api-3700467 on Oct 15, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/12/2014

pdf

text

original

 
Resumo de Embriologia
GAMETOGÊNESE
É o processo de formação e desenvolvimento de células geradoras especializadasdenominadas gametas ou células germinativas. Durante a gametogênese, o número decromossomos é reduzido à metade, e a forma da célula é modificada.Essa redução se dá durante a meiose, um tipo de divisão celular que ocorredurante a gametogênese. Esse processo de maturação é chamado de espermatogênese,nos homens, e ovogênese nas mulheres.
GAMETOGÊNESE MASCULINA (ESPERMATOGÊNESE)
A espermatogênese compreende o processo pelo qual a espermatogônia étransformada em espermatozóide. Esse processo tem início com a puberdade.As espermatogônias tipo A se dividem também por mitose, mantendo assim a população de espermatogônias. As espermatogônias do tipo B se dividem por meioseoriginando os gametas. O processo da espermatogênese no homem é contínuo, nãoobedecendo a nenhum ciclo específico, e se continua até a velhice. 
Etapas da Espermatogênese:
1. Espermatogônia cresce e sua cromatina se condensa transformando-se nosespermatócitos primários.2. Os espermatócitos primários sofrem então uma divisão reducional, a primeiradivio metica, gerando dois espermatócitos secundários. lulas que maproximadamente a metade do tamanho dos espermatócitos primários.3. Os espermatócitos secundários passam pela segunda divisão meiótica originandoquatro espermátides.4. Cada espermátide transforma-se gradualmente em quatro espermatozóides atravésde um processo denominado espermiogênese.
Espermiogênese:
é um processo pelo qual a espermátide perde a maior parte do seucitoplasma e organelas, transformando-se em uma célula contendo: núcleo (com metadedo número de cromossomos), e uma organela especial denominada acrossomo. Oacrossomo consiste em uma organela derivada do Aparelho de Golgi e que contém noseu interior enzimas que têm uma função importante para o processo de fertilização.Um proeminente flagelo surge da região centriolar. As mitocôndrias se arranjamcircundando a parte inicial do flagelo denominada peça intermediária, e têm importantefunção no fornecimento de energia para a movimentação do flagelo e conseqüentementecondução do espermatozóide através do trato genital feminino.
Gônada masculina (testículo):
O processo da gametonese masculina ocorre na nada masculina,denominada testículo. Este é constituído por túbulos seminíferos, entre os quaisexiste um tecido intersticial constituído por tecido conjuntivo frouxo.
 
É no interior dos túbulos seminíferos que ocorre o processo da espermatogênese.
Um dos principais componentes do túbulo seminífero é uma célula denominadaCélula de Sertoli.
As células de Sertoli são as responsáveis pela estrutura do túbulo, além deservirem de proteção e fonte de nutrição para as células germinativas.
Constituem o principal elemento da chamada barreira Hemato-testicular, poisqualquer substância para chegar até as células germinativas passam primeiro pelas células de Sertoli.
Todo o material que é eliminado pelas células da linhagem germinativa duranteo processo da espermatogênese é absorvido e digerido pelas células de Sertoli.
Dessa forma este material não atingirá a circulação sanguínea e não constituiráfonte contínua de antígenos.
As espermatogônias localizam-se na periferia do túbulo seminífero e à medidaque o processo da gametogênese ocorre elas se localizam mais próximo à luzdos túbulos.
Durante o processo da espermiogênese, todo o material desprendido dasespermátides é então absorvido e digerido pelas células de Sertoli.
Quando prontos, os espermatozóides são liberados e caem na luz dos túbulosseminíferos indo em direção ao epidídimo. Lá ficam armazenados por um tempovariável, amadurecem e ganham mobilidade até serem eliminados através dasvias genitais masculinas durante a ejaculação.
Como conseqüência do processo de gametogênese masculina temos: a partir deuma espermatogônia que é uma célula 2n, ou seja com 46 cromossomos,originam-se 4 células com 23 cromossomos, ou haplóides (n).
 No tecido intersticial do testículo, um tipo especial de células, a célula de Leydigtem a função de produzir o hormônio masculino, ou testosterona.
Controle hormonal da gametogênese masculina
As Gonadotrofinas hipofisárias, mais especificamente o LH, estimula as célulasde Leydig a produzirem a testosterona.
FSH estimula as células de Sertoli a produzirem uma proteína que se liga àtestosterona e a transporta para o interior dos túbulos seminíferos estimulando o processo da gametogênese.
GAMETOGÊNESE FEMININA
A ovogênese refere-se a toda seência de eventos pela qual as ovogôniastransformam-se em óvulos maduros. Esse processo de maturação começa antes donascimento, mas só é completada na puberdade. Os ovócitos primários permanecem em prófase suspensa, por vários anos até que a maturidade sexual seja alcançada na puberdade e comecem os ciclos reprodutivos . Diferentemente do sexo masculino, amaturação do gameta feminino inicia-se ainda no período pré-natal e termina depois dofim da maturação sexual (puberdade).
 
Maturação pré-natal
A ovogônia tem origem também a partir das células germinativas primórdias quemigram da parede posterior do saco vitelino e, quando a gônada se diferencia emovário, as células germinativas primordiais se diferenciam em ovogônias.
 No início da vida fetal, as ovogônias proliferam por divisão mitótica e ao nascer,todas crescem formando os ovócitos primários e iniciam a primeira divisãomeiótica. Esta, porém não vai se concluir neste período. As células permanecemem prófase suspensa da primeira divisão meiótica até o início dos períodosreprodutivos na puberdade.
Maturação pós-natal
 Na puberdade, a cada período reprodutivo, vários ovócitos reiniciam a divisãomeiótica, porém apenas um vai ser eliminado a cada mês na ovulação.
O ovócito primário aumenta de tamanho e termina a primeira divisão meiótica pouco antes da ovulação (48 a 72 horas antes), porém a divisão gera duas célulasde tamanhos desiguais: o ovócito secundário fica com quase todo o citoplasma ea maioria das organelas, a outra célula, bem menor, é chamada de
corpúsculo polar 
e logo degenera.
Durante o processo de ovulação (eliminação do ovócito do ovário), o ovócitoinicia a segunda divisão meiótica, porém esta é novamente suspensa, desta vezna metáfase, e só será completada no momento da fecundação com a entrada doespermatozóide no interior da célula.
Ocorrendo a fecundação, antes da fusão dos dois pró-núcleos, o masculino e ofeminino, o ovócito secundário termina a segunda divisão meiótica, novamenteeliminando outro
corpúsculo polar 
.
Formação do folículo ovariano
Folículo ovariano é a estrutura no interior do ovário, localizada no córtex dagônada e é constituída pela célula germinativa, o ovócito, envolta pelas célulasfoliculares, que são células derivadas do estroma do ovário.
 No momento em que é formado o ovócito primário a partir da ovogônia, ele éenvolvido por uma camada de células foliculares, que têm forma achatada. Ofolículo é denominado
 folículo primordial 
.
 Na puberdade, quando o ovócito primário cresce, as células epiteliais tornam-secubóides e depois colunares, tendo o seu núcleo forma esférica, constituindoassim o
 folículo primário
. Nessa fase, ovócito é envolvido por uma camada dematerial amorfo, acelular, chamada de
 zona pelúcida
, constituída poglicoproteínas e glicosamininoglicanos.
As células foliculares proliferam e constituem várias camadas envolvendo oovócito. Nessa fase o foculo é chamado
 folículo em crescimento
. Essa proliferação das lulas foliculares é estimulada pelas Gonadotrofinashipofisárias, principalmente o FSH.
O folículo aumenta de tamanho e, devido ao crescimento desigual das célulasfoliculares, assume uma forma oval surgindo em um dos pólos uma cavidadeentre as células foliculares, cheia de líquido, denominada antro folicular. Oovócito rodeado por um grupo de células fica localizado em um dos pólos daestrutura, o
cumulus oophorus
.

Activity (420)

You've already reviewed this. Edit your review.
VanessaAldana liked this
Nelson Correia liked this
1 hundred thousand reads
Luciana Motta liked this
Teteu Só liked this
Amanda Barros liked this
Priangel liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->