Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
19Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Ordem de ServiÇo Soldador de Auto

Ordem de ServiÇo Soldador de Auto

Ratings:

4.67

(3)
|Views: 10,624|Likes:
Published by api-3704990

More info:

Published by: api-3704990 on Oct 15, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
SOLDADOR
SOLDA OXI - ACETILENO
Todo serviço de solda oxi-acetileno deveser realizado pelo soldador utilizando-se luva cano longo de raspa, avental de raspa, máscara de solda,óculos ( lente escura), perneira de raspa e blusa de manga comprida, gorro deraspa e manga de raspa quando necessário, etc.
Só poderão trabalhar com soldagem e elétrica pessoas habitadas.
Todo e qualquer trabalho de corte e solda com maçarico oxi-acetileno, só podeser executado por funcionário treinado para operar tal equipamento.
Quando os trabalhos com maçarico oxi-acetilêno venham a ser realizados norecinto GARAGEM, o usuário deve solicitar autorização à chefia da área quepor sua vez, encontrando duvidas quanto a liberação, solicitará a colaboraçãodo técnico de segurança do trabalho, para sanar as duvidas e orientações.
Técnico de segurança do trabalho, uma vez solicitado, deve avaliar os riscosda operação e decidir sobre sua execução e quais as medidas de segurança aserem aplicadas.
CUIDADOS ESPECIAIS
Quando a operação for realizada em local confinado e houver a possibilidadede desprendimento de gases tóxicos, será necessária a aeração mecânica(ventilação forçada) do local, neste caso o cilindro deve ficar do lado de fora.
Trabalho com maçarico oxi-acetinico, sempre que possível deve seprotegido com biombos ou lona antichama.
As mangueiras devem ficar estendidas ou enroladas, longe da umidade e calor excessivo, óleo, graxa, lubrificantes, produtos químicos em geral, superfíciescortantes e fagulhas geradas na própria operação.
As conexões entre o maçarico, mangueiras e cilindros, entre engates eemendas devem ser feitas com braçadeiras, sendo proibido o uso de aramespara este fim.
Os cilindros devem estar sempre munidos de 2 (dois) manômetros que são:manômetro de alta pressão que indica a pressão do cilindro , o manômetro debaixa pressão colocado na saídas da válvula de redução, que indica a pressãode trabalho.
 
Antes de utilizar o equipamento o usuário deve examinar os manômetros,verificar se as conexões estão firmes e se a aérea está limpa, só então daráinicio ao trabalho.
Para acender o maçarico, o soldador ou maçariqueiro deve utilizar fósforo ouacendedor para maçarico, sendo proibido o uso e o porte de isqueiros plásticosa gás, em áreas próximas do maçarico.
Para evitar o retorno da chama e o maçarico engolir fogo, o que podeocasionar grave acidente o usuário deve obrigatoriamente tomar as seguintesprovidências:
-
Utilizar o dispositivo que evita o retrocesso da chama (válvula corta-fogo) emambos os reguladores e canetas.
-
Limpar periodicamente o bico, que deve ser feita com agulha de latão oucobre.
-
Verificar se as mangueiras estão em perfeito estado de conservação.
Se por qualquer motivo ocorrer o retorno da chama, o usuário deve proceder da seguinte maneira.
-
Fechar imediatamente a válvula de oxigênio e, posteriormente a do acetileno.
-
Se a mangueira continuar a pegar fogo, apagá-la imediatamente com extintor de pó químico seco (apropriado para tal situação).
Os cilindros de oxigênio e acetileno não devem ficar em contato com produtosquímicos, especialmente óleo, graxa e lubrificantes. Para evitar que issoocorra, o usuário deve:
-
Não colocar cilindros de oxigênio em baixo de transmissões ou em lugar emque possa pingar óleo.
-
Quando o equipamento durante a operão, apresentar vazamento nosmanômetros, o usuário deve interromper de imediato a operação, e só podereiniciá-la após a correção do defeito apresentado. A possibilidade de envio doequipamento para empresas de assistência cnica especializada é doresponsável pelo equipamento.
-
Ao término da operação deve fechar a válvula do cilindro de oxigênio deacetileno, abrir as válvulas das canetas para liberar toda a pressão do gás nasmangueiras e manômetros, e afrouxar os parafusos de ajustes de pressão doregulador.
 
UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Durante a operação de solda ou corte com maçarico oxi-acetilênico o usuáriodeve usar os seguintes EPIs.
Mascara com visor articulado e com lente escura para proteger os olhos contraradiação luminosa, respingos e fagulhas. Na ausência da máscara com visor articulado, o usuário pode usar óculos com lentes escuras, apropriadas para aoperação.
Luvas de raspa para proteger as mãos contra peças quentes, respingos efagulhas.
Avental de raspa para proteger o tronco contra radiação do calor, respingos efagulhas.
Magote de raspa para proteger os bros contra radiação, respingos efagulhas.
Perneira de raspa para proteger as pernas contra radiação, respingos efagulhas.
Bota de segurança com biqueira de aço para proteger os pés contra queda deobjetos pesados.
O ajudante do usuário, por sua vez deve utilizar os mesmos EPIs, comexceção do avental de raspaPREVENÇÃO CONTRA QUEIMADURAS (LIQUÍDO ARREFECEDOR )
Na temperatura de operação, o líquido arrefecedor do motor está quente e sobpressão. O radiador e todas as tubulações ligadas ao aquecedor ou motor contém água quente ou vapor, qualquer contato pode causar queimadurasseveras.
Verifique o nível do líquido arrefecedor somente após o motor ter parado e atampa do bocal de enchimento estiver suficientemente fria, para ser retiradacom a mão.
Retire lentamente a tampa do bocal de enchimento do sistema dearrefecimento para aliviar a pressão.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->