Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
68Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Provas IED

Provas IED

Ratings:

4.6

(5)
|Views: 12,666 |Likes:
Published by api-3738919

More info:

Published by: api-3738919 on Oct 15, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
BANCO DE QUESTÕESProfessora Sílvia Mota
http://www.silviamota.com.br 
1
1
a
questão.
Maria, casada legalmente com João, passa a sofrer de incapacidade mental decaráter absoluto, que resultou em sua interdição. Se seu marido cometer ato grave, queimporte em causa para separação judicial, quem terá legitimidade para requerer a açãorespectiva? Justifique.
2
a
questão.
Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, na prática de umnegócio jurídico, quais são as pessoas relativamente incapazes e por quem é representadoo relativamente incapaz.(A) São incapazes, relativamente, os maiores de 16 e os menores de 21. Sãorepresentados pelas pessoas a quem a lei determinar.(B) São incapazes, relativamente, os menores de 16 e os pródigos. Sãorepresentados pelos pais, tutores ou curadores.(C) São incapazes, relativamente, os menores de 16 e os pródigos. Sãorepresentados só pelos pais.(D) São incapazes, relativamente, os maiores de 16 e os menores de 21, ospródigos e os silvícolas. São assistidos pelas pessoas a quem a lei determinar.
3
a
questão.
Brena, mãe de Gabriel (4 anos) e de Cynthia (2 anos), tendo em vista oabandono material de seu cônjuge e pai dos menores, Roberto, ingressou, em nomepróprio, com Ação de Alimentos em face de Roberto, pleiteando alimentos para si e paraseus filhos. O Juízo da 1ª Vara de Família do Méier determinou a
emenda da inicial 
pararegularizar o polo ativo da relação processual que se pretendia instaurar. O que pretende oMM. Juízo? Está correta a decisão? Justifique pormenorizadamente sua resposta, comfundamento no ordenamento jurídico brasileiro.
4ª questão.
Fato jurídico
stricto sensu 
é __________, e divide-se em _______ e _______.
5
a
questão.
Alessandra, quando dirigia o seu automóvel, depois de ingerir bebida alcoólica,ultrapassou o sinal de trânsito vermelho, onde deveria ter parado. No momento, passava por ali Dona Maria, que veio a ser atropelada por Alessandra, sofrendo lesões na perna, o quelhe causou um defeito permanente. Dona Maria já era idosa e não podia andar depressa,por isso não pode escapar do automóvel. Apesar da dificuldade de movimentação, DonaMaria tem o direito __________________ de pretender uma indenização de Alessandra,pelos prejuízos que esta lhe causou? Qual o dispositivo do Código Civil brasileiro que lhefundamenta o pedido? Explique.
6
a
questão.
Assinale a alternativa que indica a correta noção de direito adquirido.(A) Diz-se direito adquirido quando integrado definitivamente o direito ao patrimônio dotitular, mesmo que ainda não se tenham reunido os elementos próprios, ou praticadotodos os atos necessários para a sua aquisição.(B) Diz-se direito adquirido quando ainda em formação, isto é, quando ainda não setenham reunido os elementos próprios, ou praticado todos os atos necessários para asua aquisição.(C) Diz-se direito adquirido quando existe a esperança de se adquirir o direito, faltando-lhe apenas alguns elementos básicos para a sua aquisição.(D) Diz-se direito adquirido quando concebido o direito, mas não nascido, faltando-lhe oelemento básico para a sua aquisição.(E) Nenhuma das respostas acima.
7
a
questão.
Defina abuso de direito. Exemplifique.
 
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
BANCO DE QUESTÕESProfessora Sílvia Mota
http://www.silviamota.com.br 
2
8
a
questão.
Explique, com suas palavras, o que é ônus jurídico. Exemplifique.
9
a
questão.
Cite a diferença entre direito subjetivo e direito potestativo. Exemplifique-os.
10
a
questão.
O que são direitos da personalidade? Exemplifique com um dispositivo daConstituição Federal brasileira de 1988.
11ª questão:
Explique a Teoria Tridimensional do Direito. Exemplifique.
12ª questão:
Para concluir que um direito da personalidade deveria ser exercido de boa féteríamos de concluir primeiro pela existência de um princípio geral do dever de exercer comboa fé os direitos subjetivos. A extensão que eventualmente se fizesse seria então justificada por uma
analogia legis
ou uma
analogia juris
? Justifique sua resposta.
 13ª questão:
Existe diferença entre nexo de causalidade e imputação? Justifique suaresposta, exemplificando-a.
14ª questão:
Sanção é coação? Justifique sua resposta.
15
a
questão.
A partir da matéria lecionada, faça as seguintes correlações:
(1) direito subjetivo ( ) direitos alienáveis(2) direito à vida ( ) titular do direito(3) capacidade de direito ( )
norma agendi 
(4) sujeito do direito subjetivo ( ) direito subjetivo indivisível por vontade daspartes(5) condomínio ( ) relação da vida social disciplinada pelo direito(6) poderes e faculdades jurídicas ( ) capacidade de exercício do direito(7) direitos subjetivos transmissíveis ( )
facultas agendi 
 (8) capacidade de fato ( ) direito personalíssimo(9) relação jurídica ( ) capacidade de aquisição e gozo de direitos(10) direito objetivo ( ) conteúdo do direito subjetivo
16ª questão:
Carlos abalroa o automóvel de Luiz em sua parte traseira, perpetrando danosmateriais. Na perspectiva do princípio latino
res ipsa loquitur 
– que significa dizer:
a coisafala por si mesma
, presume-se a culpa por falta de diligência e prudência (ou negligênciae/ou imprudência) contra a legalidade infraconstitucional e Constitucional do condutor deveículo abalroador, por inobservância do dever jurídico de cuidado impositivo dos artigos 28,29, ll e 192 da Lei n.º 9.503/97, 159 do Código Civil (CC) e 5º,
caput
, V, X e XlI daConstituição Federal da República Federativa do Brasil (CFRFB/88). Esse quadro revelaainda a antijuridicidade da conduta do lesante, em prova de primeira aparência, que deveprevalecer, em sede de responsabilidade civil, para deflagrar a obrigação de reparar osdanos injustos, se não fizer prova em sentido contrário. Demonstrado que o dano injustoperpetrado à pessoa inocente teve como causa determinante a inobservância do dever decuidado legal e Constitucional em ação desprovida de diligência e prudência do lesante, queresulta evidente do próprio fato, não havendo prova em contrário, deflagra-se, emconseqüência, a obrigação de reparar os danos materiais insculpidos na norma do art. 5,caput, V, X e XII, da Carta da República. Ressarcimento. Deve prevalecer o orçamento demenor valor, deduzindo-se o valor da franquia sob o montante dos prejuízos, impedido-se oenriquecimento sem causa. Provimento parcial do recurso.
 
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
BANCO DE QUESTÕESProfessora Sílvia Mota
http://www.silviamota.com.br 
3
Sobre a situação descrita, responda:
 
a) ocorreu um ato ilícito? Sendo afirmativa a resposta, indique os elementos que,nesta ementa, configuram o referido ato ilícito. Justifique sua resposta.b) na sua opinião, faz-se mister a reparação dos danos? Qual o instituto jurídicocondizente? Justifique sua resposta.
 17ª questão.
Hosana, menor de 16 anos de idade, ao ocultar dolosamente sua idade, éresponsável pelos atos ilícitos que praticar? Justifique sua resposta pormenorizadamente,fundamentando-a com o Código Civil Brasileiro de 1916.
18ª questão.
“No processo legislativo, o silêncio do Chefe do Executivo implicará em vetotácito ao projeto de lei?” Comente pormenorizadamente esta afirmação e fundamente suaresposta de acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.
19ª questão.
O pátrio poder/poder familiar é o somatório dos direitos e deveres dos pais,em relação aos filhos menores (não emancipados) e seus bens. A respeito, vejamosdispositivos do ordenamento jurídico nacional:O art. 379 do Código Civil Brasileiro, em vigor, preceitua: “Os filhoslegítimos, os legitimados, os legalmente reconhecidos e os adotivosestão sujeitos ao
pátrio poder 
, enquanto menores”.O Estatuto da Criança e do Adolescente em diversos dispositivostrata do
pátrio poder 
. Assim: § único do art. 36, § 1º do art. 45, §único, alínea b, do art. 148, art. 157, inciso III do art. 201, art. 249,entre outros.O Novo Código Civil, em período de
vacatio legis
, no Capítulo V,trata a matéria sob a denominação:
Do Poder Familiar 
.Entrando em vigor o Novo Código, pergunta-se qual expressão deverá prevalecer: pátriopoder ou poder familiar? Responda pormenorizadamente a questão.
20ª questão.
Pode haver lei legitimamente aprovada sem ter havido sanção? Fundamentesua resposta pormenorizadamente, fundamentando-a de acordo com a Constituição daRepública Federativa do Brasil, de 1988.
21
a
questão.
Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, na prática de umnegócio jurídico, quais são as pessoas relativamente incapazes e por quem é representadoo relativamente incapaz.(E) São incapazes, relativamente, os maiores de 16 e os menores de 21. Sãorepresentados pelas pessoas a quem a lei determinar.(F) São incapazes, relativamente, os menores de 16 e os pródigos. Sãorepresentados pelos pais, tutores ou curadores.(G) São incapazes, relativamente, os menores de 16 e os pródigos. Sãorepresentados só pelos pais.(H) São incapazes, relativamente, os maiores de 16 e os menores de 21, ospródigos e os silvícolas. São assistidos pelas pessoas a quem a lei determinar.
22
a
questão.
Brena, mãe de Gabriel (4 anos) e de Cynthia (2 anos), tendo em vista oabandono material de seu cônjuge e pai dos menores, Roberto, ingressou, em nomepróprio, com Ação de Alimentos em face de Roberto, pleiteando alimentos para si e paraseus filhos. O Juízo da 1ª Vara de Família do Méier determinou a
emenda da inicial 
pararegularizar o polo ativo da relação processual que se pretendia instaurar. O que pretende o

Activity (68)

You've already reviewed this. Edit your review.
Pedro Filho added this note
MEEDO
1 thousand reads
1 hundred reads
Ariel Ribeiro liked this
licubrindo liked this
Luciana Rezende liked this
Bernardo Tavares liked this
Cleusa Dallaporta added this note
adorei! de grande valia!
Lorena Monteiro liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->