Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
39Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Receitas Com Plantas is

Receitas Com Plantas is

Ratings:

4.67

(3)
|Views: 10,646 |Likes:
Published by api-3704111

More info:

Published by: api-3704111 on Oct 15, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
PROJETO "A CURA PELAS PLANTAS"
 
Receitascom Plantas Medicinais
 
Chás compostosAnti-diabétes melão-de-são-caetano, carqueja, abacate, jambolão, cajueiro e pata-de-vacaAnti-celulite e varizes centelha, cavalinha, alcachofra e ginco-bilobaAnti-reumático chapéu-de-couro, alfafa, alecrim, salsaparrilha e taiuiáAnti-hemorróidas alecrim, sene, cana-da-índia e cáscara sagradaCalmante macela, erva-cidreira, camomila, melissa,maracujá, capim limão e valeriana.Depurativo chapéu-de-couro, cavalinha, alfafa e carobinhaDiurético bardana, dente-de-leão, abacateiro, chapéu-de-couro,cavalinha e cipó-cabeludoDigestivo macela, erva-cidreira, capim limão, carqueja, boldo ealcachofraEmagrecedor carqueja, boldo, cavalinha e cáscara-sagradaEnergético catuaba, guaraná, ginseng, pfáfia, alfafa e marapuamaGastrite zedoária, espinheira-santa, camomila e guaçatongaHepático boldo, espinheira-santa, carqueja, hortelã e dente-de-leão.Laxante dente-de-leão, carqueja, sene, erva-doce e jalapa* Os chás devem ser feitos na forma de infusão, ou seja, despeja-se aágua a uma temperatura de mais ou menos 90ºC sobre as partes daplanta.* As medidas são variáveis de uma planta para outra geralmente usa-se 5g de planta seca para uma xícara de água ou 15 g da planta verde para amesma medidade de água.Como desidratar as plantasComo desidratar * A planta deve ser lavada em água corrente.* A planta deve ser colocada sobre papel limpo ou papelão para ser desidratada, o local deve ser protegido da insolação e da poluição.* A planta estará completamente desidratada quando estiver quebradiça ecom a coloração esverdeada.Como transformar em pó * Após desidratada a planta pode ser moída emliquidificador ou em pilão, até virar pó.* Então pode-se passar em uma peneira para retirar partículas maiores.Como fazer tinturasTinturaÁlcool de cereais + água destilada * Mistura-se 700 ml de álcool de
 
cereais com 300 ml de água destilada, ou na relaçãode 70% de álcoolcom 30% de água.* Acrescenta-se 100 g ou 10% da erva desidratada à solução.Armazenamento e uso * Colocar a mistura em vidros grandes de cor âmbar ou cobrir com papel de pão.* Colocar rótulo informando a data da mistura e as ervas que foramutilizadas.* Deixar o vidro em local escuro e com temperatura ambiente por umperíodo de 8 a 15 dias, agitando de uma a duas vezes ao dia.* Depois de curtir em álcool, deve-se filtrar a solução e colocá-la emvidros menores,de preferência em conta gotas.* Usar 45 gotas dividido em três vezes ao dia em um copo de água.
Como fazer pomadasMatéria primaVaselina sólida ou sebo de carneiro ou sebo bovino * Derrete-se a vaselina em banho-maria e em seguidaacrescenta-se o pó da planta.* Deixe a mistura no fogo baixo por pelo menos dez minutos.* Pode-se usar a pomada desta forma ou coar a mistura.* Em uma hora a pomada está pronta.* Outra opção é fazer uma tintura alcoólica com o pó (colocar álcool apenas até cobrir o pó),deixar curtir por dois dias e em seguida peneirar, e acrescentara solução na vaselina derretidaaté derreter bem e em seguida deixar esfriar.Cuidados com a manipulação das ervas medicinaisColheita e seleção* A colheita das plantas deve ser realizada nas horas menos quentes do dia.* Retira-se as partes que serão utilizadas com tesoura ou faca de inox.* Deve-se selecionar, retirando-se as partes danificadas por insetos, ou doenças, ou comsintomasde deficiência.* Deve-se retirar todos os contaminantes, como: larvas e ovos de insetos, pedras, restos deoutras plantas,etc.Lavagem * Coloca-se uma colher de sopa de água sanitária (ou vinagre) para cada litro deágua,deixando as partes da planta nesta soluçãopordez minutos.* Em seguida lava-se as partes das plantas em água corrente.Secagem e armazenamento * As plantas devem ser desidratadas sobre panos limpos,guardanapos de papel ou papelão para que a umidade seja absorvida.* Também podem ser desidratadas em forno de microondas ou em desidratador próprio paravegtais.* Podem ser secas também, amarradas em feixes e penduradas em varal, à sombra.* As plantas não devem ser secas sob o sol, pois a ação dos raios solares destroem o princípioativo dos vegtais.* Ao armazenar as plantas desidratadas em sacos de polietileno ou vidros, dev-se adicionar uma ou duasgotasde clorofoórmio para eliminar possíveiscontaminações por insetos.Como fazer sabonetesSabonete de enxofre* 200g de sabão de côco, 10 gde enxofre em pó.* Derreter o sabão em banho maria, acresecentar o enxofre em pó, mexer bem até misturar.* Colocar na forma e esperar esfriar.
 
Sabonete de glicerina * 200 g de sabão base de glicerina, 10 gotas de própolis.* Derreter o sabão em banho maria, acresecentar o própolis em gotas, mexer bem até misturar.* Colocar na forma e esperar esfriar.
 200 g de mateiga sem salModo de fazer o ghee.Deixar cozer em fogo brando numa panela de barro, aço ou vidro, retirando a espumaque vai se formando. Quando nao formar mais espuma, apague o fogo. Ira sobrar umliquido de cor dourada. denominado de ghee(manteiga clarificada). A sobra do ghee pode ser usada na massa do pão ou no cozimento de vegetais(sem fritar).
Como fazer as pomadas e cremes.
 Misture os componentes indicados nas fórmulas, mexendo lentamente com uma colher de pau (pode ser com pauzinhos limpos), e em recipientes de vidro ou aço, procure nãoutilizar alumínio porque este é tóxico, aquecendo em fogo brando sem deixar ferver. Omais indicado é fazer a mistura mantendo um banho-maria. Quando a mistura resultar homogenea, o creme esta pronto. Colocar em recipientes apropriados mantendo-os emlugares frescos,( pode ser na geladeira). A validade desta fórmula varia muito de local para local, mas o ghee, quanto mais antigo, mais terapêutico ele é.Alguns cremes e pomadas ser aplicados quentes , aquecidos em banho-maria eaplicados no local indicado . Tome cuidado para não deixar ferver o produto e queimar a pele do paciente.Usamos a medida"porção, que pode ser um copo, uma xicara, uma colher, etc., dependeda quantidade que se quer preparar, Contudo, deve-se respeitar as proporções aquicolocadas, para que não se altere a quantidade dos produtos.
1- Pomada de Própolis
1 porção de ghee¼ de porção de própolis natural
2-Creme de mel e gengibre
 1 porção de ghee½ porção de mel

Activity (39)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Nilton Benfatti liked this
Fabricio Fernandes added this note
muito bem elaborado, só que eu procuro pomada cicatrizante de ferida causa por úlcera varicosa exposta (ou seja a ferida está no vivo), existe uma receita de ferida que ajude na cicatrização de ulceras abertas expostas no vivo?! se sim, por favor envie receita para maryleiha@ig.com.br obrigada! mary Ps: minha irmã chora de dor em sua perna com a ulcera exposta, é muito triste ver isso e os médic
Odilon Gomes liked this
Rejane Sena liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->