Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
62Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
NBR5419

NBR5419

Ratings:

4.0

(1)
|Views: 8,010 |Likes:
Published by api-3741560

More info:

Published by: api-3741560 on Oct 15, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
NBR 5419
Proteção de Estruturas contra Descargas Atmosféricas
ProcedimentoOrigem: Projeto NBR 5419/1992CB-03 - Comitê Brasileiro de EletricidadeCE-03:064.10 - Comissão de Estudo de Proteção Contra Descargas AtmosféricasNBR 5419 - Protection of Structures against Lightning - ProcedureDescriptors: Protection. Lightning RodEsta Norma foi baseada na IEC 1024.1/1990 e na IEC 1024.1.1/1991 – Guide AEsta Norma substitui a NBR 5419/1993Válida a partir dePalavras-chave: Proteção. Pára-raio
SUMÁRIO
1 Objetivo2 Documentos complementares3 Definições4 Condições gerais5 Condições específicas6 InspeçãoANEXO A- Requisitos complementares para estruturas especiaisANEXO B- Método de seleção do nível de proteçãoANEXO E- Conceitos e aplicação do modelo eletrogeométrico
ÍNDICE
PrefácioA ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas é o forum Nacional de Normas Brasileiras, cujoconteúdo é de responsabilidade dos Comitês Brasileiros (CB) e dos Organismos de NormalizaçãoSetorial (ONS), são elaborados por Comissões de Estudos (CE), formadas por representantes dossetores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades,laboratórios e outros).Os Projetos de Normas Brasileiras, elaborados no âmbito do CB e ONS, circulam para votaçãonacional entre os associados da ABNT e demais interessados.Esta Norma foi baseada nas normas IEC – 1024.1.1/1990 e da IEC 1024.1.1/1991– GUIDE.A
1
 
1 Objetivo1.1
Esta Norma fixa as condições exigíveis ao projeto, instalação e manutenção de sistemas deproteção contra descargas atmosféricas (SPDA) das estruturas definidas em 1.2, bem como daspessoas e instalações no seu aspecto físico dentro do volume protegido.
1.2
Esta Norma aplica-se a estruturas comuns, utilizadas para fins comerciais, industriais, agrícolas,administrativos ou residenciais, e às estruturas especiais previstas no Anexo A.
1.3
Esta Norma não se aplica a:a) sistemas ferroviários;b) sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica externos às estruturas;c) sistemas de telecomunicação externos às estruturas;d) veículos, aeronaves, navios e plataformas marítimas.
1.4
Esta Norma não contempla a proteção de equipamentos elétricos e eletrônicos contrainterferências eletromagnéticas causadas pelas descargas atmosféricas.
1.5
A aplicação desta Norma não dispensa a observância dos regulamentos de órgãos públicos aosquais a instalação deva satisfazer.
2 Documentos complementares
Na aplicação desta Norma é necessário consultar:NBR 5410 - Instalações elétricas de baixa tensão - ProcedimentoNBR 9518 - Equipamentos elétricos para atmosferas explosivas - Requisitos geraisEspecificação
3 Definições
Para os efeitos desta Norma são adotadas as definições de 3.1 a 3.42.
3.1 Descarga atmosférica
Descarga elétrica de origem atmosférica entre uma nuvem e a terra, consistindo em um ou maisimpulsos de vários quiloampères.
3.2 Raio
Um dos impulsos elétricos de uma descarga atmosférica para a terra.
3.3 Ponto de impacto
Ponto onde uma descarga atmosférica atinge a terra, uma estrutura ou o sistema de proteção contradescargas atmosféricas.Nota: Uma descarga atmosférica pode ter vários pontos de impacto.
3.4 Volume a proteger 
Volume de uma estrutura ou de uma região que requer proteção contra os efeitos das descargasatmosféricas conforme a presente Norma.
2
 
3.5 Sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA)
Sistema completo destinado a proteger uma estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas.É composto de um sistema externo e de um sistema interno de proteção.Nota: Em casos particulares, o SPDA pode compreender unicamente um sistema externo ou interno.
3.6 Sistema externo de proteção contra descargas atmosféricas
Sistema que consiste em captores, condutores de descida e sistema de aterramento.
3.7 Sistema interno de proteção contra descargas atmosféricas
Conjunto de dispositivos que reduzem os efeitos elétricos e magnéticos da corrente de descargaatmosférica dentro do volume a proteger.
3.8 Ligação equipotencial
Ligação entre o SPDA e as instalações metálicas, destinada a reduzir as diferenças de potencialcausadas pela corrente de descarga atmosférica.
3.9 Captor 
Parte do SPDA externo destinada a interceptar as descargas atmosféricas.
3.10 Condutor de descida
Parte do SPDA externo destinada a conduzir a corrente de descarga atmosférica desde o captor atéo sistema de aterramento. Este elemento pode também estar embutido na estrutura.
3.11 Sistema de aterramento
Parte do SPDA externo destinada a conduzir e a dispersar a corrente de descarga atmosférica naterra. Este elemento pode também estar embutido na estrutura.Nota: Em solos de alta resistividade, as instalações de aterramento podem interceptar correntesfluindo pelo solo, provenientes de descargas atmosféricas ocorridas nas proximidades.
3.12 Eletrodo de aterramento
Elemento ou conjunto de elementos do sistema de aterramento que assegura o contato elétrico como solo e dispersa a corrente de descarga atmosférica na terra.
3.13 Eletrodo de aterramento em anel
Eletrodo de aterramento formando um anel fechado em volta da estrutura, na superfície da terra ouenterrado.
3.14 Eletrodo de aterramento de fundação
Eletrodo de aterramento embutido nas fundações da estrutura.
3.15 Resistência de aterramento equivalente
Relação entre os valores de crista da tensão e da corrente no eletrodo de aterramento que, emgeral, não ocorrem simultaneamente. É um parâmetro utilizado para indicar a eficiência do sistemade aterramento.
3.16 Tensão de eletrodo de aterramento
Diferença de potencial entre o eletrodo de aterramento considerado e a terra de referência.
3

Activity (62)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Erick Harry liked this
cristilano liked this
MVPORTO liked this
adautobibiano liked this
Adelaide Guedes liked this
irapm liked this
Adão Bento liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->