Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
14Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
[AER] Ginástica Aeróbica

[AER] Ginástica Aeróbica

Ratings:

5.0

(2)
|Views: 5,027 |Likes:
Published by api-3695814
Artigo sobre ginastica aeróbico
Artigo sobre ginastica aeróbico

More info:

Published by: api-3695814 on Oct 15, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
 
Ginástíca Aeróbica
 
Conceito de Ginástica Aeróbica
"É uma atividade física realizada em grupo, que tem o seu ritmo determinado pela música escolhida peloprofessor, com o principal objetivo de desenvolver a capacidade aeróbica do indivíduo."
Paulo Akiau 
" É reconhecida como um atividade física rítmica, que utiliza os grandes grupos musculares mantendo umaintensidade adequada por um período prolongado.”
AFAA
 Chamada de Ginástica Aeróbica (com variações como cardiofunk, aerobahia, aeroaxé, aerofunk,aerodance, aerolambada, etc...) ou popularmente de "aeróbica", enquadra-se nos conjuntos dos exercícioschamados aeróbicos, que buscam a melhoria das condições cardiorespiratórias e circulatórias. Amanutenção destas condições em níveis compatíveis com os considerados adequados é fator determinantede uma menor possibilidade de acidentes vasculares ou qualquer tipo de moléstia do coração, provenientesda inatividade por nós chamada de sedentarismo.
Princípios do Exercício Aeróbio
Pesquisadores consideram os melhores exercícios aeróbicos os que mantêm uma intensidade constantedurante todo o tempo. Isso é muito importante, principalmente, para indivíduos sedentários que estãoiniciando uma atividade física ou para indivíduos com sintomas de doenças cardiovasculares como dor nopeito, disritmia cardíaca ou pressão alta.Existem outras atividades que são menos estáveis mas que não são recomendadas para todos os grupos.Veja exemplos:Intensidade constantecaminhada, escalada, "jogging", corrida, step, bicicleta ergométrica, ciclismo, remo, skate, patinação, ski.Intensidade inconstantetenis, squash, handebol, futebol, basquete, roquei, roquei no gelo, e outros aneróbicos.Existem 3 aspectos importantes que devem ser considerados e monitorados para que se obtenha osmelhores benefícios e segurança em uma aula:Frequência deve ser praticado de 3 a 5 vezes por semana);Intensidade monitorada pela F.C. a fim de se evitar o estresse.Zona Alvo : de 60% - 85% da FCM);Duração deve ser de no mínimo 20 min e máximo 60 min por aula- devem ultrapassar este tempoindivíduos treinados a fim de se evitar o "overuse".Níveis de Treinamento: 60% FCM sedentários, 70% FCM intermediário, 85% FCMavançado.
 
Objetivos
Seu objetivo principal é melhorar a habilidade do sistema cardiovascular liberando mais oxigênio emelhorarando a capacidade aeróbica de endurance nos músculos durante os exercícios. É dito que osexercícios aeróbicos equilibram a pressão arterial, diminuem o % de gordura e diminuem o risco de ataquescardíacos nos indivíduos.É muito comum entre profissionais mais experientes de Educação Física (os que atuam há vários anos naárea), o comentário precipítado de que a "aeróbica" não é um exercício aeróbico por não tratar-se de umtipo de exercício conhecido como exercício cíclico (movimento repetido constantemente em forma deciclos), comentário este seguida da afirmação de que a corrida e a natação são formas mais eficientes deexercício cíclico aeróbico. Denominamos precipítado por dois motivos:Se a fonte energética predomina nos 20 a 30 min. de exercício intenso, normalmente oferecidos em umaaula de aeróbica, não fosse o metabolismo oxidativo ou "aeróbico", definitivamente não seria possível paraas pessoas que a ela se submetessem, permanecendo em movimento constante durante todo o tempo daaula, dados aos efeitos da acidose provocada pela produção de lactato, subproduto do metabolismoglicolítico ou "anaeróbico".O estímulo cardiovascular, como forma de incrementar a condição aeróbica geral, está muito longe de ser oúnico objetivo da aeróbica, o que afasta qualquer possibilidade de comparação da mesma com outra formade exercício, seja ele cíclico ou acíclico.Os exercícios aeróbicos têm como característica comum a utilização de uma intensidade média e umamédia/longa duração. A intensidade média é conhecida normalmente pela mensuração da F.C., que nãoaparece igual em indivíduos diferentes, mas que normalmente situa-se numa mesma faixa para uma médiapopulacional submetida a um mesmo estímulo, quando aproximadas as condições iniciais de cadacomponente desta população teste. Existem tentativas de estabelecer um patamar mínimo e um patamarmáximo de F.C. , que isolaria a faixa chamada de "Zona alvo de Treinamento. De acordo com esta tabela, oindivíduo deveria permanecer dentro dessa faixa para que os melhores resultados, em termos decapacidade aeróbica geral, fossem alcançados. Já com relação à duração, considera-se que seriamnecessários 20/30 minutos em cada sessão para que os beneficios acima citados pudessem seralcançados. Além disso, somente após esse período de tempo, os ácidos graxos livres (AGL) começariama ser metabolizaodos em quantidades importantes para um programa de diminuição da porcentagem degordura corporal.A mais importante meta relacionada à prática desta atividade não está ligada a fatores fisiológicos, mas simaos aspectos motores da mesma.Vamos ver detalhadamente os objetivos:
Fisiológicos
o
Prevenção de doenças do coração;
o
Prevenção de doenças pulmonares;
o
Melhoria das capacidades físicas (força, resistência, etc...)
o
Redução do percentual de gordura;
o
Melhoria do bem-estar geral;
Motores
o
Melhorar as capacidades motoras ( coordenação, agilidade, consciência corporal, etc...)
o
Aprendizagem de novas habilidades motoras específicas;
o
Harmonização dos movimentos corporais;
o
Prevenção de problemas e vícios posturais;

Activity (14)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Benny Mariano liked this
Cristiano Lima liked this
gagaufera liked this
mrs11 liked this
mrs11 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->