Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
29Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
DESIDRATAR FRUTAS E LEGUMES

DESIDRATAR FRUTAS E LEGUMES

Ratings: (0)|Views: 10,967 |Likes:
Published by api-3745500

More info:

Published by: api-3745500 on Oct 16, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
DESIDRATAR FRUTAS E LEGUMESPara fazer a
SECADORA em casa você vai precisar de:
caixa de isopor, com, no máximo, 20 cm de altura (quanto mais larga,melhor).No caso, uma de 33 cm de altura foi cortada ao meio, para ter a tampa coladacomo fundo de uma das metades. Assim, ficamos com 2 secadoras.Obs. Tampa de encaixar.
Estilete largo, Cola de isopor
 Tela para tampar as janelinhas (que serão feitas com o estilete), paraimpedir entrada de insetos.
Moldura esticando tela. Essa bandeja secolocada no fundo dasecadora, entre uma e outra janelinha, o mais próximo possível da janelasuperior (para aproveitar mais o sol). Sobre a tela dessa bandeja serãocolocadas as frutas e legumes a serem desidratados.
Sobre a borda superior da caixa, pode ser colocado um vidro (2 a 5 mm)como tampa, que pode ter caixilho em volta. No meu caso, achei difícil esubstituí o vidro por plástico transparente grosso, um pouco maior do quea largura da caixa, preso com um elástico que rodeia a caixa, semobstruir as janelinhas de entrada e saída de ar.
Algo para tampar à noite, como napa, que deve ser retirada pela manhã.Se usar o vidro com caixilho, deve ser seco com um pano todas asmanhãs.
Papel laminado para cobrir o interior da caixa (lado brilhante para cima),não obstruir as janelinhas de entrada e saída de ar. Trocar esse papelpara uma nova desidratão, pois deve-se evitar os fungos (dão“pintinhas” pretas no material desidratado que, nesse caso, deve ser jogado fora).
Suporte para as caixas, de mais ou menos 1 m de altura do solo. Vire ascaixas em sua largura para o norte, para melhor aproveitamento do sol.Cortar as janelinhas com estilete largo, usar cola de isopor para colar a tela nas janelinhas.Cortar as janelinhas antes de colar a tampa.JANELINHAS DE ENTRADA E SAÍDA DE AR: cortar nas laterais, paraentrada e saída do ar. Numa das laterais, cortar embaixo (o mais baixopossível) e, na outra, em cima, em toda a largura da lateral, sendo que asuperior deve estar abaixo de 2 a 4 cm, para evitar que se quebre quandoapoiar a “tampa” de vidro. Foram feitas janelas na largura de uma réguaescolar (3 a 4 cm).Caixa pronta, escolha o que quer desidratar. Há procedimentos diferentes paraalgumas frutas, mas, no geral, a polpa fica virada para cima. A quantidade dedias de sol necessários também é variável, dependendo da fruta ou legume, ouainda do clima. Por exemplo, em Minas Gerais, leva-se de 5 a 8 dias paradesidratar bananas, enquanto em Presidente Prudente 3 dias em geral sãosuficientes.

Activity (29)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Fabio Maia liked this
c4r0lin4 liked this
Janaina Maruyama liked this
Roberto Silva liked this
Tiago Ferreira liked this
Adria Maciel liked this
Aurilene San liked this
Paulo Ribeiro liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->