Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
156Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
embriologia cardiaca

embriologia cardiaca

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 24,737|Likes:
Published by api-3700467

More info:

Published by: api-3700467 on Oct 16, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/10/2015

pdf

text

original

 
EMBRIOLOGIA CARDÍACA
1
 
SUMÁRIO
Introdução..........................................................................................................3Resumo...............................................................................................................3Desenvolvimento Inicial do Coração e dos Vasos.............................................4Desenvolvimento Pré-natal Final do Coração..................................................8Anomalias do Coração e dos Grandes Vasos...................................................13Derivados dos Arcos Aórticos.........................................................................16Anomalias dos Arcos Aórticos.........................................................................18Circulação Fetal e Neonatal.............................................................................19Desenvolvimento do Sistema Linfático...........................................................22 Conclusão........................................................................................................24Bibliografia......................................................................................................25
Introdução
2
 
O sistema cardiovascular é o primeiro doa grandes sistemas a funcionar no embrião. Ocoração primitivo e o sistema vascular aparecem na metade da terceira semana dodesenvolvimento embrionário. O coração começa a funcionar no inicio da quarta semana.Este desenvolvimento cardíaco precoce é necessário, porque o coração cresce rapidamente,não pode mais satisfazer suas necessidades nutricionais e de oxigênio apenas por difusão.Conseqüentemente, é necessário um método eficiente ara obter oxigênio e nutrientes dosangue materno e para se livrar do dióxido de carbono e dos produtos de excreção. O sistemacardiovascular deriva principalmente das seguintes estruturas:1.Do mesoderma esplâncnico, que forma o primórdio do coração.2.Do mesoderma paraxial e lateral próximos aos placóides óticos (áreas exodérmicasespessadas localizadas mais ou menos na metade do rombencéfalo), a partir dosquais se desenvolve a orelha interna3.de células da crista neural originarias da região entre as vesículas óticas( primórdiosdo labirinto membranoso da orelha interna) e os limites caudais do terceiro par desomitos.Estruturalmente, não é possível diferenciar os vasos sanguíneos primitivos em artérias ouveias, mas eles recebem seus nomes de acordo com seu destino futuro e suas relaçõescom o coração.
Resumo
O sistema cardiovascular começa a se desenvolver no final da terceira semana, e ocoração começa seus batimentos no inicio da quarta semana. lulas mesenquimaisderivadas do mesoderma esplâncnico proliferam e forma aglomerados celulares isolados, quelogo darão origem a tubos endoteliais, que se unem formando o sistema vascular primitivo. Ocoração origina-se do mesênquima esplâncnico na área cardiogênica. Forma-se um par detubos endoteliais que se fundem em um único tubo cardíaco endocárdico. O mesodermaesplâncnico que circunda o tubo cardíaco forma o miocárdio primitivoO primórdio do coração é constituído por quatro câmaras:
Bulbo cardíaco
Ventrículo
Átrio
Seio venosoO tranco arterioso (primórdio da aorta ascendente e do tronco pulmonar) é continuo,caudalmente, com o bulbo cardíaco, que se torna parte dos ventrículos. Ao crescer, ocoração inclina-se para a direita e logo adquire o aspecto externo geral do coração adulto.O coração é septado em quatro câmaras, entre a quarta e sétima semanas. Três sistemasde pares de veias drenam para o coração primitivo:
O sistema vitelino, que se torna sistema porta.
As veias cardinais, que se tornam o sistema das veias cavas.
3

Activity (156)

You've already reviewed this. Edit your review.
KellyGuimarães liked this
Kassia Donato liked this
Ritielle Vieira liked this
1 thousand reads
1 hundred reads
Lucas Viana liked this
Igor Sales liked this
Kai Abreu liked this
Manuela Dantas liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->