Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
105Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Raciocinio Logico - Exercicios 03

Raciocinio Logico - Exercicios 03

Ratings:

4.4

(5)
|Views: 25,604 |Likes:
Published by api-3784985

More info:

Published by: api-3784985 on Oct 16, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
FOLHA DIRIGIDA ONLINE - Caderno do Vestibular nº 01 - Matemática1
EXERCÍCIOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO
Você poderá aprimorar o seu raciocínio lógico e a in-terpretação de enunciados ao resolver esta seleção de ques-tões.Observe que este tipo de cobrança é freqüente, não sóem vestibulares, mais também, em vários concursos.Aproveite esta oportunidade.
01. (MC)Em um teste de Literatura, sobre a datade nascimento de um célebre escritor as opções sãoapresentadas a seguir.
Assinale a correta.(A)Entre 1600 e 1750.(B)Após o descobrimento do Brasil.(C)No primeiro quarto do século XVIII.(D)Após 1880.(E)Em pleno século XX.
02.(MC) Uma floresta tem 1.000.000 de árvores. Ne-nhuma árvore tem mais que 300.000 folhas. Pode-se concluir que:
(A)existem na floresta árvores com número de folhas dis-tintos.(B)existem na floresta árvores com uma só folha.(C)existem na floresta árvores com o mesmo número defolhas.(D)o número médio de folhas por árvore é 150.000.(E)o número total de folhas na floresta pode ser maior que1012.
03.(UFRJ) João não estudou para a prova de Ma-temática; por conta disso, não entendeu o enuncia-do da primeira questão. A questão era de múltiplaescolha e tinha as seguintes opções:
(A)o problema tem duas soluções, ambas positivas.(B)o problema tem duas soluções, uma positiva e outranegativa.(C)o problema tem mais de uma solução.(D)o problema tem pelo menos uma solução.(E)o problema tem exatamente uma solução positiva.
04.(AFTN) Três amigas, Tânia, Janete e Angéli-ca, estão sentadas lado a lado em um teatro. Tâ-nia sempre fala a verdade; Janete às vezes fala averdade; e Angélica nunca fala a verdade. A queestá sentada à esquerda diz: “Tânia é quem estásentada no meio”. A que está sentada no meio diz:“Eu sou Janete”. Finalmente, a que está sentadaà direita diz: “Angélica é quem está sentada nomeio”. A que está sentada à esquerda, a que estásentada no meio e a que está sentada à direta são,respectivamente:
(A)Janete, Tânia e Angélica.(B)Janete, Angélica e Tânia.(C)Angélica, Janete e Tânia.(D)Angélica, Tânia e Janete.(E)Tânia, Angélica e Janete.
05.(FUVEST) Cada um dos cartões a seguir tem deum lado um número e do outro lado uma letra.Alguém afirmou que todos os cartões que têm umavogal numa face têm um número par na outra. Paraverificar se tal afirmação é verdadeira:
(A)é necessário virar todos os cartões.(B)é suficiente virar os dois primeiros cartões.(C)é suficiente virar os dois últimos cartões.(D)é suficiente virar os dois cartões do meio.(E)é suficiente virar o primeiro e o último cartão.
06.(FATEC) Considere verdadeiras todas as três seguintes afirmações:
1)Todos os amigos de João são amigos de Mário.2)Mário não é amigo de qualquer amigo de Paulo.3)Antônio só é amigo de todos os amigos de Roberto.Se Roberto é amigo de Paulo, então:(A)Antônio é amigo de Mário.(B)João é amigo de Roberto.(C)Mário é amigo de Roberto.(D)Antônio não é amigo de João.
07.(FUVEST) Durante uma viagem choveu exatamente5 vezes. A chuva caia pela manhã ou à tarde, nunca odia todo. Houve só 6 manhãs e só 3 tardes sem chuva.Quantos dias durou a viagem?
(A) 6(B) 7(C) 8(D) 9(E) 10
08.(AFC) Três irmãs – Ana, Maria e Cláudia – foram auma festa com vestidos de cores diferentes. Uma vestiuazul, a outra branco e a terceira, preto. Chegando àfesta, o anfitrião perguntou quem era cada uma delas.A de azul respondeu: “Ana é a que está de branco”. Ade branco falou: “Eu sou Maria”. E a de preto disse:“Cláudia é quem está de branco”. Como o anfitriãosabia que Ana sempre diz a verdade; que Maria às ve-zes diz a verdade a que Cláudia nunca diz a verdade,ele foi capaz de identificar corretamente que era cadapessoa. As cores dos vestidos de Ana, Maria e Cláudiaeram, respectivamente:
(A)preto, branco, azul.(B)preto, azul, branco.(C)azul, preto, branco.(D)azul, branco, preto.(E)branco, azul, preto.
09.(AFR – SP) Em uma avenida reta, a padaria ficaentre o posto de gasolina e a banca de jornal; e o postode gasolina fica entre a banca de jornal e a sapataria.Logo:
(A)a sapataria fica entre a banca de jornal e a padaria.(B)a banca de jornal fica entre o posto de gasolina e a padaria.(C)o posto de gasolina fica entre a padaria e a banca de jornal.(D)a padaria fica entre a sapataria e o posto de gasolina.(E)o posto de gasolina fica entre a sapataria e a padaria.
10.(AFR – SP) Se você se esforçar, irá vencer. Assim sendo:
(A)seu esforço é condição suficiente para vencer.(B)seu esforço é condição necessária para vencer.(C)se você não se esforçar, então não irá vencer.(D)você vencerá só se esforçar.(E)mesmo que se esforce, você não vencerá.
11.(ITA) O seguinte trecho de artigo de um jornal lo-cal relata uma corrida beneficente de bicicletas:
Algumas segundos após a largada, Ralf tomou aliderança, seguido de perto por David e Rubinho,nesta ordem. Daí em diante, eles não mais deixa-ram as primeiras três posições e, em nenhum mo-mento da corrida, estiveram lado a lado mais doque dois competidores. A liderança, no entanto,mudou de mãos nove vezes entre os três, enquantoque em mais oito ocasiões diferentes aqueles quecorriam na segunda e terceira posições trocaramde lugar entre si. Após o término da corrida,Rubinho reclamou para nossos repórteres queDavid havia conduzido sua bicicleta de forma im-prudente pouco antes da bandeirada de chegada.
A B C D

Activity (105)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Kamila Junqueira liked this
rguilhen liked this
Lumafec liked this
Yesika Reinolds liked this
Paulo Frank liked this
Paulo Frank liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->