Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
7Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
MANUTENÇÃO DE AERONAVES

MANUTENÇÃO DE AERONAVES

Ratings: (0)|Views: 502 |Likes:
Published by Christian Oliveira

More info:

Published by: Christian Oliveira on Oct 23, 2011
Copyright:Traditional Copyright: All rights reserved

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

09/21/2013

pdf

text

original

 
GMP
Motores a Reação
Os motores a reação utilizados naaeronáutica, são sistemas quetransformam a energia potencialcontida num combustível em umafonte de energia cinética ( reaçãodireta ) ou uma fonte de energiamecânica ( reação indireta ). Amistura usada como combustíveldeve sofrer uma série detransformações que se dividegeralmente em três fases: umestágio de compressão ( estáticoou rotativo ), uma câmara decombustão e um estágio dedescarga ( estático ou rotativo ).
 
Motor Turbofan
Este motor é formado por umturbojato ( denominado "núcleo" ),cuja turbina aciona conjuntamente ocompressor e um fan ( ventilador ). Amassa de ar movimentada é maiorque no turbojato , resultando emmaior tração e menor consumo. Ofluxo de ar quente do núcleo éenvolvido pelo ar frio do fan e suaintensidade é menor que noturbojato , devido à potência que lhefoi extraída pela turbina. Isso torna omotor mais silencioso. Com todasessas vantagens , o turbofan acabousubstituindo os turbojatos , excetoem poucos aviões militares. Umacaracterística importante do turbofané a razão de derivação ( "by passratio " ) , que indica a proporçãoentre as massas de ar impulsionadaspelo fan e pelo núcleo.
 
Motor Turboélice
Este motor é derivado do jatopuro, e a energia dos gases éaproveitada para acionar umahélice. A turbina do motorpossui dimensões e estágiossuficientes para extrair cerca de90% da energia dos gases paragirar a hélice através de umacaixa de engrenagens deredução. Os restantes 10%formam o jato residual que éaproveitado para aumentar atração. O motor turboélice é umexcelente propulsor paravelocidades que não exedamem muito os 600km/h. Estalimitação deve-se à hélice ,cujas pás tornam-se ineficientesquando atingem velocidadespróximas às do som.

Activity (7)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Pedro Freitas liked this
MLUIZ_1966 liked this
Thiago Carneiro liked this
Jessica Brown liked this
Maçano Felipe liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->