Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
216Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
CONFIGURANDO O SETUP BIOS

CONFIGURANDO O SETUP BIOS

Ratings:

5.0

(2)
|Views: 206,680|Likes:
Published by api-3800767

More info:

Published by: api-3800767 on Oct 17, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
CONFIGURANDO O SETUP DO BIOS O que é BIOS ?
Bios (Basic Input/Output System) nada mais é que um programa que localiza eidentifica os componentes básicos para o funcionamento do computador epara que o sistema possa ser carregado.
O Setup:
 Já o Setup é um software gravado na bios que contém todas as informaçõespara que o sistema reconheça os componentes instalados no computador: sequalquer dispositivo não for identificado ou localizado pelo BIOS, você teráproblemas para fazê-lo funcionar no sistema operacional (do Windows 95 aoWindows Server 2003).As informações da identificação e localização dos componentes ficamgravadas no CMOS (Complementay Metal Oxide Semicondutor).Em alguns casos para acessar o Setup do computador, quando o mesmo éligado aparecerá uma mensagem semelhante a esta :"Pressione a tecla <Del>para rodar o Setup". Pressione-a e aparecerá esta tela: (este é um Setup dofabricante do BIOS chamado "Award", sendo que cada placa-mãe tem umaversão de Setup, variando os fabricantes e versões.) Agora vamos ver o que algumas opções representam para o funcionamento docomputador:
1 - Standard CMOS Setup (Standard Setup)
Configurações do HD, drive de disquetes, drives de CD-ROM, data e hora. Aquitambém poderá ativar UDMA (em setup's de BIOS AMI) e no caso de BIOS"Award" é configurado na opção abaixo:
 
2 - BIOS Features Setup (Advanced CMOS Setup)
Aqui você deverá encontrar informações de seqüência de Boot além deconfiguração de caches, quantidade de memória RAM e algumas opções doBIOS, entre muitas outras (mais abaixo você saberá quais são as melhoresconfigurações). Algumas opções podem aparecer com nomes diferentes,dependendo da marca e do modelo do BIOS. Vamos especificar um poucomais:
2.1 - Virus Warning (Anti-Vírus)
Ativando esta opção ele irá monitorar gravações no MBR (Master BootRecording) do HD. O setor MBR é o responsável pela inicialização, sendo queele irá indicar onde está o sistema (em C:\ ou D:\, por exemplo). Caso sejadetectada alguma tentativa de gravação no setor de boot, o BIOS irá parar osistema (sendo que não irá passar desta etapa, a não ser que autorize agravação no setor MBR), interrompendo a gravação e exibindo na tela umamensagem de alerta (perguntando se deve autorizar ou não a gravação).Deixe "Enable" se você tiver muito receio de vírus em seu computador (éaltamente recomendável um bom Anti-Vírus instalado no computador sendoque a mairoia deles pode detectar vírus de boot). Alguns vírus (como oChernobyl) têm um poder de destruição do BIOS (esta é a pior "forma" dosvírus: sem o BIOS o computador ficará inutilizado, sendo que terá que fazer atroca em si do chip ou uma reprogramação em máquinas externas chamadasEPPROM).
2.2 - CPU Internal cache (CPU Level 1 cache, L1 cache)
Esta opção permite habilitar ou desabilitar o cache interno do processador(cache L1). Desabilite-o se estiver muitos problemas graves com seucomputador, mas o sistema irá ficar extremamente lento (se você temproblemas com o funcionamento do cache interno, talvez esteja na hora detrocar de processador). É altamente recomendável ativar esta opção e ela estáativada por padrão.
2.3 - CPU External cache (CPU Level 2 cache, L2 cache)
Esta opção permite habilitar ou desabilitar o cache externo do processador(cache L2). Desabilite-o se você tiver muitos problemas de travamento do seucomputador, mas o sistema irá ficar extremamente lento (se você temproblemas com o funcionamento do cache interno, talvez esteja na hora detrocar de processador). É altamente recomendável ativar esta opção. Algunsprocessador não possuem esta opção (o que deixa o computador também umpouco lento).
2.4 - 1st Boot Sequence
Aqui você irá definir qual será a primeira opção de Boot: deixe em "IDE-0". Se
 
você quiser bootar o micro em um disquete, a opção escolhida deve ser"Floppy"
2.5 - 2nd Boot Sequence
Aqui você irá definir qual será a segunda opção de Boot: deixe em "Floppy".
2.6 - Try other Boot Devices
Aqui você irá definir quais serão as outras formas de Boot: deixe em "Disable"pois geralmente as outras opções acima darão o Boot.
2.7 - Boot UP Num Lock Status
Esta opção serve apenas para determinar se a tecla Num Lock permaneceráligada (on) ou desligada (off) quando o micro for inicializado. Se você utilizabastante o teclado numérico, deixe ativada esta opção.
2.8 - System BIOS Shadow, Video Bios Shadow
Ativando estas opções, será feita uma cópia do conteúdo do Bios principal e doBios da placa de vídeo na memória RAM. A memória RAM é muito mais rápidado que a memória ROM do BIOS e o Boot será levemente mais rápido.Obs.: Há mais opções em todos os Setup mas não irei comentá-las pois nãopodem ser alteradas (ou se forem alteradas o seu sistema poderá apresentarproblemas).
3 - Chipset Features Setup (Advanced Chipset Setup) 
Esta seção armazena opções de desempenho da memória RAM e da memóriacache, placa de vídeo e modem. Você poderá fazer OC (Overclock) namemória RAM (algoq que só é recomendável se você entender o que estáfazendo ou ser um amante de OC). Há algumas opções relacionadas àmemória cache, mas sem relevâncias pois automaticamente o Setup oconfigura com opções padrões para cada tipo de computador. Osprocessadores Intel possuem o cache maior que os os processadores AMD,embora a AMD tenha lançado recentemente o AMD Athlon XP 3000+ que virácom cache de 512KB iguais aos do Pentium 4.
4 - PNP/PCI Configuration
Contém opções para configurar manualmente os endereços de IRQ e DMAocupados pelos dispositivos externos: são os famosos Plugs & Play. A maioriados periféricos atuais são Plug & Play mas alguns periféricos antigos(principalmente modems e placas de som) não são endereçadosautomaticamente pelo BIOS, o que requer uma configuração manual (localize

Activity (216)

You've already reviewed this. Edit your review.
Sérgio Vilela added this note|
MUITOOO BOMM
1 thousand reads
1 hundred thousand reads
1 hundred reads
mam65orto liked this
acbrazil liked this
Helder Coelho liked this
Jadison Santana liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->