Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
30Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
4E-Ciclo de Cori

4E-Ciclo de Cori

Ratings:

5.0

(3)
|Views: 15,663|Likes:
Published by api-27441481

More info:

Published by: api-27441481 on Oct 17, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, PPT, TXT or read online from Scribd
See More
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
 
CICLO DE CORICICLO DE CORI
O Ciclo dos CoriO Ciclo dos Cori
ouou
via glicose-lactato-glicosevia glicose-lactato-glicose
 consiste na conversão da glicose em lactato,consiste na conversão da glicose em lactato,produzida em tecidos musculares durante umproduzida em tecidos musculares durante umperíodo de falta de oxigénio, seguida daperíodo de falta de oxigénio, seguida daconversão do lactato em glucose, no fígado.conversão do lactato em glucose, no fígado.
Com um trabalho muscular intenso, o músculo usaCom um trabalho muscular intenso, o músculo usao glicogénio de reserva como fonte de energia, viao glicogénio de reserva como fonte de energia, viaglicólise. A sensação de estremecimento deglicólise. A sensação de estremecimento demúsculos após um intenso esforço físico, as doresmúsculos após um intenso esforço físico, as doresde fatiga e cãibras são causadas pela acumulaçãode fatiga e cãibras são causadas pela acumulaçãode lactato nos músculosde lactato nos músculos
 
 
CICLO DE CORICICLO DE CORI
Esquema geral doEsquema geral dociclo de Cori. As setasciclo de Cori. As setasa vermelho mostrama vermelho mostrama direcção dasa direcção dasreacções metabólicasreacções metabólicasenvolvidas no cicloenvolvidas no ciclonuma situação denuma situação deesforço físico. Asesforço físico. Assetas a verdesetas a verdemostram as reacçõesmostram as reacçõesque ocorrem noque ocorrem noperíodo deperíodo dereoxigenação(descansreoxigenação(descanso).o).
 
 
CICLO DE CORICICLO DE CORI
Durante um curto período de intensoDurante um curto período de intensoesforço físico, a distribuição de oxigénioesforço físico, a distribuição de oxigénioaos tecidos musculares pode não seraos tecidos musculares pode não sersuficiente para oxidar totalmente osuficiente para oxidar totalmente opiruvato. Nestes casos, a glicose não épiruvato. Nestes casos, a glicose não éconvertida a piruvato mas antes aconvertida a piruvato mas antes alactato, através da via da fermentaçãolactato, através da via da fermentaçãoláctica, obtendo os múculos ATP semláctica, obtendo os múculos ATP semrecorrer ao oxigénio.recorrer ao oxigénio.

Activity (30)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Miriam Ferreira liked this
Miriam Ferreira liked this
Lylian Steffany added this note|
Bom resumo!
Danilo Silva liked this
Janaína Santos liked this
Dani Velame liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->