Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Estados Unidos pós 1945

Estados Unidos pós 1945

Ratings: (0)|Views: 290 |Likes:
Published by Iury Cleveston
Estados Unidos pós 1945
Estados Unidos pós 1945

More info:

Published by: Iury Cleveston on Oct 28, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/02/2014

pdf

text

original

 
Os EUA após 1945 até governo ObamaDe 1945 a 1952 - Harry Truman - Início da Guerra Fria
Com a morte de Franklin Roosevelt, em 1945, o vice-presidente do PartidoDemocrata, Harry Truman, assumiu a presidência dos Estados Unidos. Seu governocaracterizou-se pelo início da Guerra Fria e suas mais intensas manifestações.
 Doutrina Truman:
Política externa adotada durante o governo Truman edirecionada ao bloco de países capitalistas no período pré- Guerra Fria.Tal doutrina tinha por objetivo impedir a expano do socialismo,especialmente em nações capitalistas consideradas frágeis. Um de seusdesdobramentos foi a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
 Plano Marshall:
O Plano Marshall, um aprofundamento da DoutrinaTruman, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstruçãodos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda GuerraMundial. Com a devastação provocada pela guerra, a Europa enfrentavacada vez mais manifestações de contestação aos governos constituídos.Os Estados Unidos analisaram a crise européia e, concluíram que ela punha em risco o futuro do capitalismo, o que poderia prejudicar sua própria economia, dando espaço para a expansão do comunismo. O planofoi bem sucedido garantindo a hegemonia ideológica do Capitalismosobre a Europa Ocidental.
 Macarthismo:
Macarthismo é o nome pelo qual ficou conhecida uma política surgida nos Estados Unidos nos anos 50, caracterizando-se pelocombate às atividades antiamericanas, surgidas da crescente disputa entreEUA e URSS. O nome origina-se de Joseph McCarthy, senador republicano cuja paranóia o levou a acusar milhares de americanos deserem militantes socialistas.
De 1952 a 1960 – Eisenhower
Em 1952, no auge da guerra fria, os republicanos derrotaram os democratas eretornaram ao poder através da eleição de seu candidato, Dwight Eisenhower, generalnorte-americano, herói da Segunda Guerra Mundial. Reeleito em 1956, Eisenhower governaria o país até 1960.
 Período de Degelo:
É o afrouxamento das tensões entre o BlocoCapitalista e o Bloco Socialista.
Ampliação dos programas sociais e educacionais.
 
Fim do Macarthismo.
 Plano Externo:
Disputa dos Estados Unidos e da União Soviética pelahegemonia mundial. Logo após o fim da Guerra da Coréia (1953) a política externa orientou-se no sentido de firmar acordos militares:OTASE (sudeste asiático) e Pacto de Bagdá (Oriente Médio), objetivandoimpedir a ameaça comunista.
Conferência de Genebra (junho de 1955):
marcou as primeirastentativas de entendimento entre os Estados Unidos e a União SoviéticaFinalmente em setembro de 1959, do dirigente soviético Kruschev,atendendo o convite de Eisenhower, visitou os Estados Unidos, ocasiãoque foi marcada uma conferência para o desarmamento, a ser realizadoem Paris, no ano seguinte.
De 1960 a 1963 – John Kennedy
Integrante do Partido Democrata, John Fitzgerald Kennedy, venceu orepublicano Richard Nixon nas eleições de 1960, governando até 1963, quando foiassassinado.
Cuba versus Estados Unidos:
Com o fim da ditadura de Fulgêncio Batista, em1959, teve início uma nova linha de governo em Cuba. O líder da Revolução Cubana,Fidel Castro, passou a modificar a estrutura econômica e social do país, incomodandoos interesses da Casa Branca e dos investidores norte-americanos. O endurecimentotomou o lugar do diálogo, num clima de tensão que culminou com o rompimento dasrelações diplomáticas entre os dois países em 1961.
 Desembarque na Baía dos Porcos:
O desembarque na baía dos Porcos foi umatentativa frustrada de invasão organizada pela CIA, a partir da Flórida, com a participação de cubanos exilados e treinados em Miami. Seu principal resultadofoi o fortalecimento da aproximação entre Cuba e União Soviética.
Crise dos Mísseis:
Em 1962, os Estados Unidos descobriram que mísseissoviéticos estavam sendo instalados em Cuba. Isso gerou uma grave tensão entreMoscou e Washington, mas o risco de confronto armado e a consciência de suasconseqüências fatais levaram os líderes das duas potências ao entendimento. AUnião Soviética aceitou retirar seus mísseis e os Estados Unidos tiveram queaceitar a perda do monopólio político-ideológico na América.
 
 
De 1964 a 1968 – Lyndon Johnson
Lyndon Johnson completou o mandato como vice de Kennedy e foireeleito para o período de 1964-1968. Adotou uma forte ofensiva contra osocialismo, afastando-se da União Soviética e envolvendo ainda mais os EstadosUnidos na Guerra do Vietnã. Durante seu governo, foram enviados mais de 500mil soldados para o Vietnã, o que provocou reações e protestos internos contra aintervenção norte-americana no conflito asiático. Na política interna, o destaquefoi a ampliação do movimento negro contra o segregacionismo.
 Agravamento da questão racial 
 Na década de 60, o movimento negro se dividiu em dois grupos. O primeiro,sob o comando do pastor Martin Luther King, integrava a ala pacifista: defendiaa “desobediência civil" e a não-violência como estratégias para conquistar aintegração racial. A outra ala, mais radical – como o grupo conhecido comoPanteras Negras –, era partidária da violência e do confronto com os brancos. Nem a defesa da integração pacífica nem o Nobel da Paz recebido em 1964evitaram o assassinato de Martin Luther King, em 1968.
De 1968 a 1974 – Richard Nixon
De certa forma, o sucesso na corrida espacial, com a chegada do primeiro homem à Luaem junho de 1969, abafou os problemas internos da nação.Isso permitiu ao presidente intensificar a participação americana no Sudeste Asiático,estendida para o Camboja.
Características:
• Repressão dos movimentos de manifestação• Guerra do Vietnã; pressão contra as atrocidades e intervenção no Camboja.• Reatamento das relações com a china.• Assinatura de acordos com a União Soviética em 1972, efetivadas pelo secretárioHenry Kissinger.• Escândalo WATERGATE - Foi o maior escândalo na década de 70, teve dois anos deduração, superando a imprensa, o Judiciário e o Congresso demonstraram que nãoapenas alguns assessores de Nixon, mas o próprio presidente e outras importantes personalidades de seu governo tinham responsabilidade na tentativa de espionagem àsede do Partido Democrata, no edifício Watergate, de Washington, em junho de 1972.Esse longo pesadelo atingiu seu clímax em agosto de 1974, quando Nixon teve derenunciar, tornando-se o primeiro presidente americano a abandonar o cargo, emduzentos anos de História independente dos Estados Unidos.

Activity (2)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->