Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
14Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Usos e Costumes - Questões Culturais - Parte 2

Usos e Costumes - Questões Culturais - Parte 2

Ratings: (0)|Views: 224|Likes:
Aqui tratamos sobre preconceitos e discriminações, uso de bebidas alcoolicas e alimentação correta.
Aqui tratamos sobre preconceitos e discriminações, uso de bebidas alcoolicas e alimentação correta.

More info:

Categories:Types, Research
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/14/2013

pdf

text

original

 
 
USOS EUSOS EUSOS EUSOS ECOSTUMESCOSTUMESCOSTUMESCOSTUMES
QUESTÕESQUESTÕESQUESTÕESQUESTÕES CULTURACULTURACULTURACULTURAISISISIS
PARTE 2
Pra. Oriana BarrosIgreja Bíblica Evangelho da Paz – Parnamirim – RN – Brasil
2011
 
1
USOS E COSTUMES – QUESTÕES CULTURAIS – PARTE 2
1- PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES
Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu 
(Rm 12:3).É importante que façamos alguns esclarecimentos sobrepreconceitos e discriminações, devido aos temas queabordamos nos nossos artigos sobre usos e costumes.Para que ninguém se sinta ofendido com algumaexpressão no conteúdo dos textos é que se faz necessárioum esclarecimento sobre em que estamos nos baseandopara fazer a abordagem dos diversos temas aqui. A seguir, então, teremos algumas especificaçõesdo que sejam preconceituar e discriminar.Muita gente diz que não é preconceituoso(a), sem entender o que é formar um preconceito.Quando se fala sobre este assunto, logo vem na mente das pessoas idéias como o racismo,machismo, feminismo, homofobia, etc. Vejamos, segundo o dicionário Michaellis, o que significa atal palavra:
1 Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados. 2 Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão. 3 Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem. 4 Sociol Atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos.
Observando o significado da palavra, dá para notar que não existe ninguém que não formepreconceito, pois, na verdade, todos as pessoas tem uma antipatia ou simpatia por algo ou alguémem alguma época da vida, ou medo do que não conhecem e não querem se esforçar paraconhecer. Por isso, normalmente se desenvolvem preconceitos como forma de defesa, ou paratomar um posicionamento sobre determinado assunto.Quando nos colocamos contra algo que não conhecemos, simplesmente por não simpatizarmoscom aquilo, sem buscarmos explicações mais detalhadas sobre o assunto, estamos formando umpreconceito negativo. Quando nos colocamos a favor de alguma coisa que nos parece boa, mas, noentanto, não temos conhecimento suficiente sobre aquilo, estamos formando um preconceitopositivo.Há ainda uma outra palavra, também relacionada ao preconceito, que é a discriminação. Segundoo Michaellis, o termo discriminar significa:
1 Discernir: Discriminar as causas de uma situação. 2 Diferençar, distinguir: Já os olhos mal discriminavam os caracteres. 3 Separar: Discriminar argumentos, razões. Discriminava bem umas das outras razões. 4 Classificar especificando; especificar. 5 Tratar de modo preferencial, geralmente com prejuízo para uma das partes.
 Assim como o preconceito, o ato de discriminar pode ser positivo ou negativo, com uma diferença:o discriminador tem (ou, ao menos deveria ter) conhecimento profundo ou suficiente sobre o objetode sua discriminação.
 
2
Formar um preconceito sobre determinado assunto é um processo natural do ser humano, e nãopode ser considerado pecado consciente, porque, muitas vezes, sem nos darmos conta,preconceituamos negativamente ou positivamente um determinado assunto achando que o queouvimos os outros dizerem sobre aquilo é suficiente. Contudo,
cristãos verdadeiros não devemagir baseados em seus preconceitos positivos ou negativos, mas devem ser discriminadoresnegativos do mal.
É normal formamos preconceitos a partir daquilo que não conhecemosprofundamente, achando que já sabemos o suficiente sobre; porém, isso não é desculpa parapecarmos contra os princípios do Reino de Deus (Rm 14:17; Hb 1:8,9) . Deus não é, e nem poderiaser preconceituoso, porque Ele sabe todas as coisas, porém, exatamente por saber todas ascoisas, é um discriminador negativo para o mal e um discriminador positivo para o bem.No entanto, quando fazemos discriminação negativa de algo, sabendo que o alvo de nossadiscriminação não apresenta maldade alguma, e o estamos fazendo deliberadamente, estamos noscolocando contra Deus. Do mesmo modo, quando fazemos uma discriminação positiva de algo,sabendo que o alvo da nossa discriminação é negativo, tendencioso ao mal ou vai de encontro aosprincípios do Reino de Deus, também estamos nos colocando contra Ele.Concluindo, a Bíblia não exibe preconceitos, mas apresenta uma série de discriminaçõesimportantes contra o mal. Os trechos grafados em vermelho e em azul mostram a especificidade daPalavra de Deus nas suas discriminações. Vejamos algumas delas:
Há no meu íntimo um oráculo a respeito da maldade do ímpio : Aos seus olhos é inútil temer a  Deus.Ele se acha tão importante, que não percebe nem rejeita o seu pecado .As palavras da sua  boca são maldosas e traiçoeiras; abandonou o bom senso e não quer fazer o bem. Até na sua cama planeja maldade ; nada há de bom no caminho a que se entregou, e ele nunca rejeita o mal.  (Sl 36:1-4)Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más .Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus.
(Jo 3:16-21)(...)
a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça , pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas,de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si.Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador,que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas.Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes,homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça,

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->