Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
5Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
enem2011_2diaresoluçao

enem2011_2diaresoluçao

Ratings: (0)|Views: 1,036|Likes:
Published by Daucy
Prova do enem resolvida
Prova do enem resolvida

More info:

Published by: Daucy on Oct 31, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

02/02/2014

pdf

text

original

 
L
INGUAGENS
, C
ÓDIGOSESUAS
T
ECNOLOGIASE
R
EDAÇÃO
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com base na leitura dos textos motivadores seguintes enos conhecimentos construídos ao longo de sua formação,redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrãode língua portuguesa sobre o tema
VIVER EM REDENO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE OPÚBLICO E O PRIVADO
, apresentando proposta deconscientização social que respeite os direitos humanos.Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
Liberdade sem fio
A ONU acaba de declarar o acesso à rede um direito fun-damental do ser humano –assim como saúde, moradia eeducação. No mundo todo, pessoas começam a abrir seussinais privados de
wi-fi,
organizações e governos se mobi-lizam para expandir a rede para espaços públicos e regiõesonde ela ainda não chega, com acesso livre e gratuito.
ROSA, G.; SANTOS, P.
Galileu
. N.
o
240. jul. 2011 (fragmento)
.
A internet tem ouvidos e memória
Uma pesquisa da consultoria Forrester Research revelaque, nos Estados Unidos, a população já passou maistempo conectada à internet do que em frente à televisão.Os hábitos estão mudando. No Brasil, as pessoas já gastamcerca de 20% de seu tempo
on-line
em redes sociais. Agrande maioria dos internautas (72%, de acordo com oIbope Mídia) pretende criar, acessar e manter um perfilem rede. “Faz parte da própria socialização do indivíduodo século XXI estar numa rede social. Não estar equivalea não ter uma identidade ou um número de telefone nopassado”, acredita Alessandro Barbosa Lima, CEO dae.Life, empresa de monitoração e análise de mídias.As redes sociais são ótimas para disseminar ideias, tornaralguém popular e também arruinar reputações. Um dosmaiores desafios dos usuários de internet é saber ponderaro que se publica nela. Especialistas recomendam que nãose deve publicar o que não se fala em público, pois ainternet é um ambiente social e, ao contrário do que sepensa, a rede não acoberta anonimato, uma vez quemesmo quem se esconde atrás de um pseudônimo podeser rastreado e identificado. Aqueles que, por impulso, seexaltam e cometem gafes podem pagar caro.
Disponível em: http://www.terra.com.br. Acesso em:30 jun. 2011 (adaptado).DAHMER, A. Disponível em:http://malvados.worldpress.com. Acesso em: 30 jun. 2011.
ENEM
OUTUBRO/2011
 
Comentário à proposta de Redação
O tema proposto foi
Viver em rede no século XXI:os limites entre o público e o privado
. Além de posicio-nar-se em relação ao tema, o candidato deveria apre-sentar “proposta de conscientização social”, ou seja, indicar possíveis formas de promover a coexistênciaharmoniosa do público e do privado nas redes sociais.Cabe louvar a iniciativa da Banca Examinadorapela escolha de tema tão familiar aos jovens brasi-leiros, em sua maioria internautas adeptos de redessociais como Facebook e Twitter, entre outras.Para produzir sua dissertação, o candidato contoucom três “textos motivadores”. O primeiro (Liberdadesem fio) anuncia decisão da ONU (Organização dasNações Unidas) de universalizar o acesso à rede, tratado a partir de julho do ano corrente como “direi-to fundamental”. Já o segundo texto (A Internet temouvidos e memória), ao mesmo tempo em que come-mora o crescente número de brasileiros“socializados”, alerta para os riscos inerentes àexposição inconsequente ao que é propagado na rede.No terceiro texto, apresentado na forma de uma tira, o indivíduo reclama inutilmente do monitoramento aque é exposto o tempo todo, propondo uma lutainglória contra a “Sociedade do Controle”. Alémdesses textos, o tema também foi abordado emalgumas questões da prova de Linguagens, Códigos esuas Tecnologias.De posse desses estímulos, o estudante deveriaproceder à própria análise de tal fenômeno, objeto depreocupação de educadores e especialistas. Caberia, primeiramente, reconhecer o caráter definitivo dasredes sociais no cotidiano da sociedade, sobretudo dos jovens, que têm encontrado nessas formas de intera-ção oportunidades não apenas de ampliar seu círculode relações, mas também de se mobilizarem em tornode causas sociais e políticas, a exemplo das recentesmarchas contra a corrupção, idealizadas inicialmentenas redes sociais. Feita essa constatação, seriaapropriado refletir sobre até que ponto os internautas, entusiasmados com tais inovações, estariam tomandoprecauções para preservar sua intimidade –poupan-do-se assim da sanha de indivíduos mal-intencio-nados –ou se, em busca de popularidade, estariam seexpondo sem reservas, alheios aos riscos decorrentesdesse comportamento.Na conclusão de suas considerações, o candidatodeveria propor uma possível saída para o embateapresentado. Qualquer que fosse sua posição, porém, discernimento e equilíbrio deveriam pautar a deli-mitação do que seja público e do que seja privado, oraseparados por fronteira tênue, quase indistinguível.Questões de 91 a 95 (opção inglês)
ENEM
OUTUBRO/2011
 
91
E
“My report is about how important it is to savepaper, electricity, and other resources.I’ll send it to you telepathically.”
GLASBERGEN, R.
Today’s cartoon
.Disponível em: http://www.glasbergen.comAcesso em: 23 jul. 2010.
Na fase escolar, é prática comum que os professorespassem atividades extraclasse e marquem uma data paraque as mesmas sejam entregues para correção. No caso dacena da charge, a professora ouve uma estudanteapresentando argumentos paraa)discutir sobre o conteúdo do seu trabalho já entregue.b)elogiar o tema proposto para o relatório solicitado.c)sugerir temas para novas pesquisas e relatórios.d)reclamar do curto prazo para entrega do trabalho.e)convencer de que fez o relatório solicitado.
Resolução
A aluna apresenta argumentos para convencer aprofessora de que fez o relatório solicitado no prazo.Tradução da tirinha:“Meu relatório é sobre a importância de economi-zarmos papel, eletricidade e outros recursos. Eu oenviarei à senhora telepaticamente.
ENEM
OUTUBRO/2011

Activity (5)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 thousand reads
1 hundred reads
Marcia Cristiane liked this
Mateus Vaz liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->