Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword or section
Like this
63Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
acupuntura e insuficiencia renal cronica[1]

acupuntura e insuficiencia renal cronica[1]

Ratings:

4.67

(3)
|Views: 17,336|Likes:
Published by api-3823651

More info:

Published by: api-3823651 on Oct 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
 1
1 INTRODUÇÃO
A insuficiência renal crônica (IRC) é uma síndrome caracterizada pelaincapacidade dos rins funcionarem adequadamente, devido ao comprometimentode 2/3 a 3/4 dos néfrons, o que determinada a perda de suas funções de formaprogressiva e irreversível (Case et al., 1998).A IRC é mais comum em animais senis com idade média de 6,5-7 anospara cães e 7-7,4 anos para gatos, sendo mais comum nestes (Veado, 2003).Filhotes de algumas raças, dentre elas Shih Tzu, Shar Pei, Doberman, LhasaApso, Samoiedo e Cocker Spaniel podem nascer com número de néfronsinsuficientes, predispondo-os ao desenvolvimento da insuficiência renal crônica(Nelson & Couto, 1998). A debilitação de um rim normal pode levar a perda de75% dos néfrons, antes que apareçam sinais clínicos ou bioquímicos evidentes(Case et al., 1998).A perda da função excretora causa retenção de substâncias nitrogenadas,como uréia, creatinina, ácido úrico e amônia, acarretando, ao animal, náuseas,vômitos, diureses osmóticas e encurtamento da vida média das hemácias, alémde ocasionar alterações no equilíbrio eletrolítico, hídrico e ácido-básico (Case etal., 1998). Segundo os mesmos autores, a IRC leva à falha na síntese daeritropoetina, o que origina uma anemia não-regenerativa.A conversão da vitamina D em seu metabólito ativo também é reduzida,prejudicando a absorção de cálcio pelo intestino, contribuindo com odesenvolvimento de hiperparatireoidismo secundário à lesão renal (Nelson &Couto, 1998).No momento do diagnóstico da IRC, geralmente não é possívelidentificar o agente etiológico por se tratar de uma lesão progressiva, além dacapacidade dos rins compensarem boa parte da perda do tecido funcional o quedificulta a identificação do agente (Veado, 2003).
 
 2
A medicina tradicional chinesa (MTC) é conhecida como uma medicinade harmonização que pode ser preventiva e que utiliza os estímulos de pontoscutâneos determinados por uma exata posição anatômica. Estes pontos sãoestimulados por diferentes técnicas de acupuntura que provocam a reorganizaçãodo sistema e permitem uma autoterapia (Rubin, 1983).Os pontos de acupuntura, na sua imensa maioria, estão localizados emdepressões, sejam elas ósseas, interósseas, intermusculares, entre tendões,articulações e outros (Torro, 1997).Na Medicina Tradicional Chinesa, a IRC corresponde à deficiência derim (Shen), ou seja, deficiência de Yin e Yang do rim, deficiência de Qi e daEssência (Jing) do rim (Zhufan & Jiazhen, 1997).O rim é responsável pela origem de todo Yin e Yang dos órgãos evísceras (Sistema Zang Fu), logo na IRC há comprometimento dofuncionamento do Zang Fu (Zhufan & Jiazhen, 1997).O objetivo da monografia é relatar um terapia não-convencional comomais uma opção no tratamento da IRC, além de descrever a visão da medicinatradicional chinesa sobre tal síndrome.
2 INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA2.1 Agentes etiológicos
A insuficiência renal crônica pode ser conseqüência de diversasetiologias, principalmente, as inflamatórias e infecciosas, dentre elas,leptospirose, peritonite infecciosa felina (PIF), parasitismo pelo
 Dioctophymerenale
quando os dois rins são acometidos, pielonefrite, cálculos renais eobstrução do fluxo urinário (Nelson & Couto, 1998).
 
 3
Agentes nefrotóxicos também são potentes causadores da IRC, incluindoos antibióticos aminoglicosídeos e substâncias anticongelantes, como oetilenoglicol, utilizado em radiadores de automóveis nos países de climatemperado (Forrester, 1998). Esse mesmo autor relata ainda que o quadro deinsuficiência renal crônica pode ser causado por isquemia renal, além dasalterações hereditárias ou congênitas como a hipoplasia bilateral e displasiarenal, presença de rins policísticos (comum em gatos de pêlos longos) e asnefropatias familiares (Lhasa Apso, Shih Tzus, Shar Pei, Doberman, Samoiedo,Poodle, Cocker Spaniel, Beagles e gatos Abssínios).Os distúrbios imunológicos como lupus eritematoso sistêmico eglomerulonefrite, as neoplasias primárias, metastáticas e a amiloidose, segundoNelson & Couto (1998), podem determinar o desenvolvimento da IRC. Ostumores primários do rim são raros nos animais domésticos, sendo asintomatologia clínica variada e inespecífica, mas freqüentemente sãoobservadas anorexia, cólica, perda de peso, hematúria e dor sublombar(Serakides, 2002).
2.2 Patogenia
A estrutura e função dos rins adaptam-se quando seus néfrons sãoacometidos por alguma lesão. Esta adaptação leva ao aumento da taxa defiltração dos néfrons remanescentes e hipertrofia renal, além do aumento dapressão capilar glomerular. A função renal pode começar a diminuir e a perdaprogressiva e irreversível de néfrons funcionais causam reduções graduais nataxa de filtração glomerular (TFG) e na capacidade dos rins para excretarprodutos indesejados do corpo. A hipertrofia e o aumento de pressão nos néfronsremanescentes podem levar à glomerulosclerose progressiva e perda da funçãorenal (Case et al., 1998).

Activity (63)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
luz_1 liked this
luz_1 liked this
Laís Ribeiro liked this
G_ASantos liked this
luz_1 liked this
luz_1 liked this
radhesyam40 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->