Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Ratings: (0)|Views: 693|Likes:
Published by Arnaldo Sobrinho
Apresentação em PDF sobre formulação de Políticas Públicas em Segurança Pública
Apresentação em PDF sobre formulação de Políticas Públicas em Segurança Pública

More info:

Categories:Types, Research, Science
Published by: Arnaldo Sobrinho on Nov 02, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/26/2012

pdf

text

original

 
25/07/20111
POLÍTICAS DESEGURANÇA PÚBLICA 
 Arnaldo Sobrinho de Morais NetoTen Cel PMPB
Considerações preliminares
 A função que o Estado desempenha em nossa sociedade sofreuinúmeras transformações ao passar do tempo. No século XVIIIe XIX, seu principal objetivo era a segurança e a defesaexterna em caso de ataque inimigo.Entretanto, com o aprofundamento e expansão da democracia,as responsabilidades do Estado se diversificaram e estão além dapromoção do bem-estar da sociedade.Para tanto, ele necessita desenvolver uma série de ações e atuardiretamente em diferentes áreas, tais como saúde, educação,meio ambiente.
 
25/07/20112
Conceitos e interpretações
Quando procuramos definições sobre o conceito de“políticas públicas” encontramos no mínimo duasinterpretações:
-do ponto de vista acadêmico é um “campo” dasCiências Humanas, em particular da Ciência Política, queanalisa o governo à luz de grandes questões públicas.
-do ponto de vista das relações inter-institucionais é oconjunto de ações do governo que irão produzir efeitosespecíficos.
Muitas disciplinas estudam o tema
 As políticas públicas interferem na economia enas sociedades, portanto devem levar emconsideração as relações entre Estado, política,economia e sociedade. Por isso várias disciplinas(economia, ciência política, sociologia,antropologia, geografia, planejamento e gestão,relações internacionais e ciências sociais),partilham interesse comum na área.
 
25/07/20113
Interesse e representação
O interesse jurídico pelas políticas públicas vem crescendo emsimetria com o agigantamento do Poder Executivo, fenômenopróprio do Estado social. Tanto que justifica um reexame daclassificação tradicional dos poderes estatais, baseada nasupremacia do Poder Legislativo e no papel secundário do PoderExecutivo, deslocando o lugar de destaque da lei do Estadolegislativo para o Estado social, que tem na realização definalidades coletivas a sua principal fonte de legitimidade.
Pode-se dizer que representam os instrumentos de ação dosgovernos, numa clara substituição dos "governos por leis"(
government by law 
) pelos "governos por políticas" (
government by policies 
). O fundamento mediato e fonte de justificação das é oEstado social, marcado pela obrigação de implemento dos direitosfundamentais positivos, aqueles que exigem uma prestação positivado Poder Público (BUCCI, 1996, P. 135).
Política pública, plano e planejamento
Há certa proximidade entre as noções de política pública e de plano,embora aquela possa consistir num programa de ação governamental veiculado por instrumento jurídico diverso do plano. A política é maisampla que o plano e define-se como o processo de escolha dos meiospara a realização dos objetivos do governo, com a participação dosagentes públicos e privados.
 A política pública transcende os instrumentos normativos do plano oudo programa. Há, no entanto, um paralelo evidente entre o processode formulação da política e a atividade de planejamento.
Bucci define políticas públicas como sendo:"programas de ação governamental visando a coordenar os meios àdisposição do Estado e as atividades privadas, para a realização deobjetivos socialmente relevantes e politicamente determinados"(BUCCI, 2002, p. 241).

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->