Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
TVA 1 BG 10 2011 versão 1

TVA 1 BG 10 2011 versão 1

Ratings: (0)|Views: 50|Likes:
Published by ruisoares65

More info:

Published by: ruisoares65 on Nov 02, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/04/2013

pdf

text

original

 
Versão 1© Rui Soares 2011Página
1
de 5Escola Secundária de EstarrejaBio + Geologia 10º AnoTrabalho de Verificação de Aprendizagem 1Outubro/2011Nome:___________________________________________ Nº:_______ Turma:_____IUm aluno do 10º ano pesquisou informação referente a três conceitos geológicos. A informação textualtranscrita pelo aluno foi a seguinte:
ARCOSE:
Rocha sedimentar arenítica composta essencialmente por grãos de quartzo e feldspato (em quantidadessuperiores a 25%), de cor avermelhada a rosada. Os grãos são angulosos a subangulosos, com umcimento que pode ser silicioso ou carbonatado e uma matriz constituída por minerais de argila e micas.Por vezes, ocorrem fragmentos de rocha incorporados. Pode apresentar estratificação (…). A arcose temorigem na erosão e desintegração de rochas graníticas sendo característica de ambiente continental. Ofraco rolamento dos grãos, bem como, a percentagem de feldspato encontrado na arcose, é resultadodo curto transporte que os materiais sofrem, desde que são desagregados da rocha granítica, até àaltura em que são depositados. Isto é, não chega a haver tempo suficiente nem transporte para queocorra quer o forte rolamento dos grãos quer a alteração química que transforma os feldpatos noutrosminerais (argilas, por exemplo).http://e-geo.ineti.pt/bds/lexico_geologico/termo.aspx?termo=arcose (consultado em 20/10/2011)
GNAISSE:
Rocha metamórfica de composição essencialmente quartzo-feldspática (feldspato potássico,plagioclase, quartzo e biotite), com granularidade média a grosseira, tendo origem em granitos ouarcoses. Mostra-se geralmente bandada com alternância de bandas claras, quartzo-feldspáticas eescuras, constituídas pelos minerais máficos (escuros).http://e-geo.ineti.pt/bds/lexico_geologico/termo.aspx?termo=gneisses (consultado em 20/10/2011)
GRANITO:
Rocha ígnea plutónica constituída essencialmente por quartzo feldspatos (que podem chegar a ocuparcerca de 85% a 95% da composição da rocha), tendo como minerais acessórios a biotite, moscovite eanfíbolas.http://e-geo.ineti.pt/bds/lexico_geologico/termo.aspx?termo=granito (consultado em 20/10/2011)
 
Versão 1© Rui Soares 2011Página
2
de 51.
 
Os esquemas das figuras 1 e 2 representam diferentes relações estabelecidas entre esses e outrosconceitos pesquisados pelo aluno.
Figura 2Figura 1
Lista 1:
A.
 
 ______________________B.
 
 ______________________C.
 
 ______________________
 
“Contém minerais herdados de outrasrochas”
 
“Contém”
 
“É constituída por grãos unidos porum cimento originado na diagénese”
 
“Quartzo”
 
“Podem originar
 
 
“Forças tectónicas causaram adeformação dos mineraispreexistentes”
 
“Minerais”
1.1.
 
Selecione a figura representativa de:1.1.1.
 
um conjunto de princípios interligados numa teoria.
5 pontos
1.1.2.
 
um conjunto de atributos comparados.
5 pontos
2.
 
Complete a
lista 1
:2.1.
 
Escrevendo as designações correspondentes aos conceitos A, B e C.
6 pontos
2.2.
 
Fazendo corresponder cada um dos algarismos 1 e 2, números romanos I, II e III, bem comocada uma das letras D e E, a uma das expressões/termos destacados a
negrito
.
10 pontos
3.
 
Explique por que razão o aluno, na figura 1, posicionou o conceito “Rocha” acima do conceito“Areia”.
10 pontos
 
Versão 1© Rui Soares 2011Página
3
de 5
II
As pegadas de dinossáurios têm sido amplamente utilizadas como marcadores biostratigráficos eambientais, indicadores de diversidade faunística e de comportamento de grupo. As pistas são tambémusadas para estimar a postura locomotora, velocidade de marcha e de corrida.No Leste da Groenlândia foram encontradas pistas de pegadas tridáctilas e tetradáctilas produzidas pordinossáurios terópodes, no topo da Formação
Flemming Fjord 
de idade triásica (Figura 3). As pegadasencontram-se em rochas sedimentares de grão fino e apesar de serem diferentes, a maioria parececonstituir sequências em que num dos extremos surgem pegadas tridáctilas e no outro tetradáctilas. Umestudo recente avaliou a origem dessas pegadas, testando duas hipóteses (1 e 2) através de evidênciasde campo e experimentais.
Hipótese 1:
as pegadas foram produzidas por dinossáurios com pés de diferente morfologia.
Hipótese 2:
as pegadas foram produzidas por dinossáurios semelhantes deslocando-se sobresubstratos de diferentes consistências.
Esqueleto de TerópodeI.
 
1º dedo
II.
 
2º dedo
III.
 
3º dedo
IV.
 
4º dedo
M
- Metatarso
Pegada tridáctilaPegada tetradáctila
Figura 3
 

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->