Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
14Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Estudo 17. O Nascimento de Esaú e Jacó

Estudo 17. O Nascimento de Esaú e Jacó

Ratings:

4.67

(1)
|Views: 10,705|Likes:
Published by api-3827039
VISÃO PANORÂMICA BÍBLICA - Série de estudos simples e objetivos trazendo um conhecimento panorâmico da Palavra de Deus.
VISÃO PANORÂMICA BÍBLICA - Série de estudos simples e objetivos trazendo um conhecimento panorâmico da Palavra de Deus.

More info:

Published by: api-3827039 on Oct 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
47Estudo – 17O NASCIMENTO DE ESAÚ E JACÓ. ESAÚ VENDE O SEU DIREITO DEPRIMOGENITURA.Gênesis 25.19-34Introdução:No contexto do texto proposto para esta lição, vemos nos versículos anterioresque Abraão viveu cento e setenta e cinco anos e morreu. A Bíblia nos afirma que ele“morreu em ditosa velhice, avançado em anos; e foi reunido ao seu povo.” (Cap. 25.8)A maravilhosa promessa de Deus estava agora se cumprindo na vida de seufilho Isaque e Rebeca.I – Observações importantes acerca do nascimento de Esaú e Jacó.
Rebeca era estéril.Imagine o grande conflito que foi vivido por Isaque e Rebeca. Ambos sabiam dapromessa de Deus que havia sido feita a Abraão; contudo, eles estavam diante deum grande obstáculo: Rebeca era estéril. A Bíblia nos mostra que Isaque orou aoSenhor pela esposa e Deus ouviu a sua oração. Vemos de forma maravilhosa maisuma vez o Senhor manifestando a sua glória e fazendo cumprir seu maravilhosoplano.
Duas nações no ventre de Rebeca.A Palavra de Deus nos mostra a realidade de gêmeos que lutavam no ventre damãe. Vemos de forma maravilhosa o Senhor de forma soberana, declarando aRebeca mais uma vez os seus intentos: “Duas nações há no teu ventre, dois povos,nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velhoservirá ao mais moço”.
O suplantadorO nome Jacó significa: “suplantador ou enganador”. A palavra no sentido literalquer dizer: “aquele que segura o calcanhar”. O nome foi dado ao filho em razão daforma do parto. Os filhos lutavam no ventre e ao nascer Esaú saiu primeiro tendoagarrado ao seu calcanhar o irmão.II – Esaú vende o seu direito de primogenitura.No contexto cultural da época, o valor dado ao primogênito era muito grande. Osistema era patriarcal. Naturalmente em razão da morte do pai, o filho primogênitoassumia todas as responsabilidades em lugar do pai. Além do direito de

Activity (14)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Luis Oliveira liked this
Marcos Vinicius liked this
nildahora liked this
Rafael Ferreira liked this
Alicio Carvalho liked this
Janayna Noronha liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->