Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
56Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Estudo 22 - A História de José Parte I

Estudo 22 - A História de José Parte I

Ratings:

4.5

(2)
|Views: 37,824|Likes:
Published by api-3827039
VISÃO PANORÂMICA BÍBLICA - Série de estudos simples e objetivos trazendo um conhecimento panorâmico da Palavra de Deus.
VISÃO PANORÂMICA BÍBLICA - Série de estudos simples e objetivos trazendo um conhecimento panorâmico da Palavra de Deus.

More info:

Published by: api-3827039 on Oct 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
59Estudo – 22A HISTÓRIA DE JOSÉ PARTE IGênesis 37Introdução:É possível que José tenha manifestado o caráter mais cristão de todas as pessoasmencionadas no Antigo Testamento. Percebe-se sua importância na dedicação de suahistória em espaço bíblico bem próximo ao que foi dedicado a Abraão. (Caps. 37-50 deGênesis) Dentre os muitos valores de sua importância, percebemos que ele foi o elo entrea vida nômade dos hebreus em Canaã e sua vida sedentária no Egito. Estaremos nospróximos estudos considerando o agir de Deus na vida deste maravilhoso servo, quemesmo em meio às grandes dificuldades que passou, sempre confiou no Senhor eacreditou nos Sonhos que Deus havia colocado em seu coração. José é exemplo deobediência, perseverança e Fé. Que Deus nos abençoe no estudo de sua Palavra.I – José fazendo diferença entre os irmãos (Gn. 37)A conduta de José se diferenciou muito da dos irmãos. Percebe-se claramente oseu comprometimento com Deus em detrimento das atitudes fora da vontade do Senhorque eram vividas pelos irmãos. Em meio a esse contexto de problemas José se destacoucomo um autêntico servo do Deus altissimo. Vemos pela Palavra de Deus que a invejatomou conta dos irmãos que acabaram por vendê-lo como escravo ao Egito.II - Os irmãos o odiavam por vários motivos:
José comunicou ao pai o mau testemunho dos irmãos. (Gn. 37.2)
Jácó amava mais a José do que a seus outros filhos, pois ele era fruto de suavelhice e observa-se também que ele era o primogênito de sua esposa predileta,Raquel. (Gn. 37.3) Jacó expressou abertamente o seu favoritismo por José dandoao filho uma túnica longa e de várias cores de presente.Algumas observações no contexto das túnicas da época:
Túnicas como a que foi dada a José, eram usadas pelos governantes,sacerdotes e pessoas de distinção eram pessoas que normalmente nãotrabalhavam manualmente.
Os operários, pastores e pessoas comuns usavam normalmente um tipo detúnica que se diferenciava da que foi dada a José. Elas não tinham mangas emal chegava até os joelhos.
 
60
José de forma ingênua, contou os sonhos que profetizavam que toda a família seinclinaria diante dele da mesma forma que as pessoas se inclinavam diante dosreis naquele tempo.III – José vendido pelos irmãos ao Egito. (Gn. 37.12-36)Lemos na Palavra do Senhor que Jacó enviou José até seus irmãos com o fim deobter informações acerca do bem estar deles. Como estavam dominados pela inveja elesaproveitaram a oportunidade. O desejo inicial foi o de matá-lo. Contudo, também vemosde forma maravilhosa a proteção e agir do Senhor sobre a vida de José o livrando econduzindo-o no cumprimento de seus planos.Observações acerca do agir do Senhor guiando e protegendo a José durante o grandeconflito que viveu com seus irmãos.
Os irmãos de José se transferiram de Siquém até Dotã, que fica situada 18 km aonorte. Deus os levou a Dotã, pois devido ao seu grande abastecimento de água erarota das caravanas que se dirigiam ao Egito. Deus estava no controle de toda asituação.
Quando intentaram matar a José, o Senhor agiu na vida de Rúbens o filho maisvelho que se interpôs e livrou o irmão de ser assassinado. Por orientação deRúbens, José foi jogado em um poço.
Quando Rubens retorna mais tarde ao poço, viu que o irmão já não estava mais lá.Havia sido vendido pelos irmãos aos mercadores esmaelitas para o Egito. (Gn.37.29)Mesmo em meio às más paixões dos irmãos, vemos a mão do Senhor guiando eprotegendo a José para que suas promessas pudessem ser cumpridas na vida de seuservo José.Observações acerca de como a inveja e o ódio podem endurecer o coração humano.Isto aconteceu com os irmãos de José.
Não se importaram com a angustia e o clamor de José. (Gn. 42.21)
Sentaram-se tranquilamente e comeram pão após terem lançado José na cisterna.(Gn. 37.25)IV – Jacó é enganado pelos filhos. (Gn. 37.29-36)Para encobrir o grande pecado que cometeram, tomaram a decisão de enganar oPai. Mataram um bode, mergulharam a túnica de José no sangue e a enviaram a Jacócom o recado: “achamos isto. Veja se é a túnica de teu filho”. (Gn. 37.31) A Bíblia nosafirma que Jacó chorou muitos dias pelo seu filho José. E declarou aos filhos que vierama consolá-lo que desceria à sepultura chorando a morte do filho.

Activity (56)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Iorubani Barboza Silva added this note|
O INTERESANTE É Q JOSÉ SÓ TEM 17 ANOS QUANDO RECEBE O SONHO DE DEUS AS PROMESSAS D DEUS PARA MINHA E A SUA VIDA NÃO DEPENDE SE SOMOS OU NÃO MADUROS PARA RECEBE-LAS.
Vivian Almeida liked this
coverguita liked this
iasmineminei liked this
Fabienny Almeida added this note|
um belo exemplo de confiança e de obediencia ao Senhor devemos seguir este exemplo
Guilherme Santos added this note|
Em nossas vidas Deus tem grandes promessas, passamos por provações, humilhações,perseguições . Vale a pena estar em uma cisterna pq depois de sair dela Deus nós exaltara!!!!! Os Humilhados serão exaltados e os exaltados serão humilhados.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->