Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
18Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Farmacologia Questionário Resp on Dido Por Aluno

Farmacologia Questionário Resp on Dido Por Aluno

Ratings:

4.5

(2)
|Views: 3,020 |Likes:
Published by api-3713854

More info:

Published by: api-3713854 on Oct 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
Questionário de farmacologia
1-
A via sub-lingual é mais rápida pois os fármacos absorvidos na boca passamdiretamente para circulação sistêmica sem passar pelo sistema porta,escapando, assim, do metabolismo de primeira passagem (degradação dofármaco pelo fígado).
2-
As principais vias especiais são:-Pulmonar ou inalatória-Intratecal (raquidiana)-PATCH(hormônios)-Chips(controlam a quantidade e o horário)
3-
A escolha da via endovenosa possibilita a administração de grandes volumesde um fármaco desde que seja aplicado lentamente, porem, podendo haver riscos de lesão vascular, contaminação microbiológica, choque progênico,embolia e choque anafilático. Em caso de administração em bolo o volumedeve ser de no máximo 20ml.
4-
As desvantagens da via retal são absorção irregular e desconforto.
5-
Absorção e a passagem de uma substancia de seu local de administração para o plasma sangüíneo. Porem alguns atores afetam essa absorção:-Características físico-quimicas das drogas(peso molecular,lipossolubilidade, grau de ionização )-Interação do fármaco com a presença de alimentos(V.O.) podendoaumentar ou diminuir a absorção .-Interação com outros medicamentos (V.O).-Estado patológico do paciente.
6-
A droga será mais facilmente absorvida no estomago pois haverá uma maior concentração da droga forma molecular 7-A ingestão de alimentos ácidos pode alterar levemente o pH no duodeno,local onde ocorre a maior absorção de medicamentos de base fraca. A
 
acidificação causa uma redução na absorção do fármaco pois o seu equilíbrioe deslocado para a forma iônica.
8-
 Não pois a biodisponibilidade e o termo utilizado para indicar a proporçãoda substancia que passa para a circulação sistêmica após sua administração,levando em consideração tanto a absorção quanto a degradação metabólicalocal.Como medicamentos injetáveis(E.V.) já caem na circulação sistêmica deforma direta não há necessidade de se calcular a biodisponibilidade. Portantomedicamentos E.V. com mesmo pricipio ativo e de mesma concentração evolume podem ser considerados genéricos(bioequivalentes).
9-10-
As membranas celulares formam as barreiras entre os compartimentos docorpo. A barreira hematoencefalica consiste em uma camada continua decélulas endoteliais unidas por junções estreitas; conseqüentemente, o cérebro einacessível a muitas substancias, incluindo aquelas cuja a lipossolubilidade einsuficiente para permitir a sua penetração; porem a ocorrência de umainflamação pode romper a integridade desta barreira.A barreira placentária é rica em enzimas oxidativas que destroem as drogas(barreira enzimática), no entanto essa barreira e de baixa eficiência assim deveser evitada a utilização de medicamentos.
11-
O valor do volume de distribuição aparente é a proporção entre aconcentração da droga administrada pela concentração plasmática, ou seja umvalor elevado de Vd corresponde a boa distribuição nos tecidos.
12-
Considerando que a principal função dos rins e a produção da urinaselecionando e eliminando substancias do organismo incluindo drogas, pode-se concluir que um individuo com o funcionamento acelerado dos rins diminuia meia vida plasmática da droga, já que a mesma será excretada do organismomais rapidamente do que se comparada a um funcionamento renal regular,diminuindo seu tempo de ação.O contrario acontecera se o individuo tiver oseu funcionamento renal deficiente.
 
13-
A Fenilbutazona se liga em alta concentração com a albumina, que e uma proteína plasmática, se o paciente encontra-se em estado de desnutrição a presença de proteína plasmática será escassa, portanto o fármaco não se ligaraa proteína tendo um efeito maior, descontrolado e indesejado.
14-
A inflamação causa uma acidificação do meio fazendo com que aLidocaina, medicamento anestésico básico, tenha seu equilíbrio deslocado para forma iônica reduzindo sua absorção e conseguintemente seu efeito.
15-
As enzimas do citocromo P-450 são proteínas do heme, que formam umagrande família de enzimas relacionadas. Essas enzimas são extremamenteimportantes pois catalizam inúmeras reações do metabolismo humano(metaboliza medicamentos e substancias químicas exógenas ). As principaisreações catalizadas por este sistema são: reações do metabolismo desubstancia no fígado humano, propriedades redox peculiares que estãorelacionadas ao estado spin variável do ferro hêmico e ativação dedeterminadas aminas eterociclicas dietéticas.
16-
A biotransformaçao consiste em uma serie de reações que modificam oformato inicial da substância administrada, na maioria das vezes esse processodiminui a biodisponibilidade, fazendo com que a parte não disponível sejarapidamente excretada e a parte aproveitada seja absorvida pelos tecidos.
17-
As fases são primeiramente de modificação onde ocorre oxidação, reduçãoou hidrolise do fármaco. A segunda fase é de conjugação onde a maioria dosmetabolitos formados são inativos, porem podem ocorrer a formação demetabolitos ativos por isso não podemos considerar biotransformaçao comosinônimo de desintoxicação.

Activity (18)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Katia Calandrine liked this
Daniel Sant Ana liked this
Jackson Freitas liked this
Aline Mol liked this
Fitim Halimi liked this
rodrigoelza liked this
rkj06 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->