Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
36Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
aula violao

aula violao

Ratings: (0)|Views: 2,198 |Likes:
aula violão
aula violão

More info:

Published by: Savio Leandro Cavalcante on Nov 04, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

07/19/2013

pdf

text

original

 
EstudosdeViolão1
 
Breve história do violão
O violão que conhecemos hoje é resultado da evolução histórica de umadiversidade de instrumentos musicais de cordas, como alaúdes, vihuelas, guitarras(barrocas, renascentistas) e violas de mão (de arame, francesa), desde o século XVI atéfinais do século XIX. A viola — instrumento de dez cordas ou cinco pares de cordas — muito popular em Portugal chega ao Brasil junto com os jesuítas, que a usavam na catequese. O termoviolão surge no final do século XIX designando um instrumento semelhante à viola, porém,com proporções maiores; uma viola grande, ou seja, um
violão.
Em outros países de línguanão portuguesa o violão é chamado de guitarra, como se pode ver em inglês (guitar), francês(guitare), alemão (guitarre), italiano (chitarra), espanhol (guitarra).O violão depois de ter sua forma atual estabelecida pelo luthier espanhol Antônio Torres em 1856, se tornou um instrumento essencialmente urbano. A viola, hoje, violacaipira, se tornou um instrumento mais difundido pelo interior do Brasil. O violão é muitoutilizado no acompanhamento da voz em musicas como modinhas, toadas, canções;harmonizador no conjunto de chorinho, que juntamente com a flauta e o cavaquinho formam abase musical desse gênero; como solista, tanto na música erudita como popular, muitasobras expressivas foram compostas, dentro dum espectro que abrange diversos períodos damúsica ocidental.
VihuelaSéculo XV Guitarra BarrocaSéculo XVII Viola de Arame(Paraíba)Viola de Arame(Minas Gerais)Violão Torres1856 Violão Torres1850 Vilão Clássico(Romântico)
 
As partes do violãoAfinação
O violão tem seis cordas, contadas de baixo para cima, da mais ‘fina’ (aguda) para a mais‘grosa’ (grave). As três primeiras são chamadas de ‘primas’, e as outras três, de baixos ou‘bordões’.Essas cordas são nomeadas, de baixa para cima, de:
mi - si - sol - ré - lá - mi.
 
TarrachasBraçoMãoPestanaCasasTrastosBocaCaixaderessonânciaCordasCavalete
654321misolsimi

Activity (36)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Vilma Melo added this note
como faço pra compar sua apostila, no boleto.
Lucio B. Silva liked this
fredman369 liked this
David Gilmour liked this
musiconauta liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->