Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
133Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Sistema Urinário

Sistema Urinário

Ratings:

3.33

(3)
|Views: 26,224 |Likes:
Published by api-3700467

More info:

Published by: api-3700467 on Oct 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/21/2014

pdf

text

original

 
SISTEMA URINÁRIO
1- CONCEITO E FUNÇÕESO sistema urinário é um sistema relacionado à formação, oarmazenamento e a eliminação dos resíduos do metabolismo, através da urina.Para isso, existe o termo excreção que é a eliminação dos resíduos dometabolismo (catabólitos), como o CO2, a amônia, a uréia e o ácido úrico. Apartir de reações químicas que se passam no interior das células, resultamresíduos inúteis ao organismo, muitas vezes dotados de toxidade e que devemser eliminados.Metabolismo de açúcares = CO2Metabolismo das gorduras = H2OMetabolismo das proteínas = produtos nitrogenadosA partir do metabolismo das proteínas, onde os produtos finais são aamônia, o ácido úrico e a uréia, surge a necessidade de existir um sistemaespecífico para a eliminação destes produtos. Daí ocorre o aparecimento dosistema excretor ou urinário. O sistema urinário é o principal sistema deeliminação do organismo, mas não é o único. A pele e os pulmões tambématuam nessa função.2- CONSTITUIÇÃOO sistema urinário do homem consiste de órgãos de formação,armazenamento e eliminação dos resíduos do metabolismo, através da urina. Éformado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.2.1- RinsSão órgãos pares em forma de feijão marrom avermelhado revestido poruma cápsula fibromuscular fina com peso entre 90-220 g. São retroperitoniaisna parede posterior do abdome, removendo o excesso de água, sais e resíduosdo metabolismo das proteínas provenientes do sangue, enquanto retornamnutrientes e produtos químicos para o sangue.2.1.1)Localização e tamanhoSituado na cavidade abdominal (parede posterior), lateralmente à colunavertebral entre a 12ª vértebra torácica e 3ª vértebra Lombar, sobre o músculopsoas maior, medindo aproximadamente 12-13 cm de comprimento, com 5cmde largura e 2,5 cm de espessura. O rim direito fica um pouco mais abaixo que oesquerdo, devido sua relação com o fígado. Como foi citado anteriormente, osrins são órgãos retroperitoniais.
1
 
2.1.2)Morfologia externa→ Face anterior convexa→ Face posterior plana→ Pólo renal superior→ Pólo renal inferior→ Margem lateral convexa→ Margem medial côncava→ Camadas que envolvem os rins: cápsula fibrosa, gordura perirrenal(cápsula adiposa), fáscia renal (lâmina anterior e posterior) e gordurapararrenal.2.1.3)Morfologia interna: internamente é dividido em córtex e medularenal→ Córtex: camada mais externa, logo abaixo da cápsula fibrosa ondeencontramos os néfrons. O córtex emite expansões que se projetam paraa camada medular formando as colunas renais. Ainda no córtexencontramos as estrias renais.→ Medula: situa-se logo abaixo da camada do córtex, onde estãolocalizadas as pirâmides renais. No vértice de cada pirâmide, estão aspapilas renais onde desembocam os orifícios dos ductos coletores comurina vindos dos néfrons. As papilas são envolvidas pelos cálicesmenores (7-14) que se unem formando os cálices maiores (2-3). Oscálices maiores por sua vez, se unem e formam uma região comumdenominada de pelve renal.→ Hilo renal: margem medial. No hilo a veia renal é anterior à artériarenal que é anterior a pelve renal.→ Seio renal: espaço dentro dos rins ocupado por gordura, onde a pelverenal, os cálices, os nervos e vasos estão situados.→ Pedículo renal: ureteres, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos.→ Néfrons (um milhão aproximadamente em cada rim)
2
 
2.1.4)RelaçõesRIM DIREITO:Anteriormente: fígado, segunda parte do duodeno, coloascendente e flexura hepática.Posteriormente: diafragma, psoas maior, quadrado lombar e 12ªcostela.RIM ESQUERDO:Anteriormente: estômago, pâncreas, colo descendente, flexuraesplênica, baço e jejuno.Posteriormente: diafragma, psoas maior, quadrado lombar e 12ªcostela. 
-
O rim direito é ligeiramente mais baixo do que o esquerdo,possivelmente por causa do seu estreito relacionamento com ofígado.
-
Na posição ereta, o rim estende-se do nível da primeira vértebralombar até a quarta vértebra lombar (12ª vértebra torácica até 3ªvértebra lombar)
-
Os pólos superiores dos rins estão ao nível da borda superior dadécima segunda vértebra torácica, e os pólos inferiores ao nível daterceira vértebra lombar.
-
Superiormente os rins são cobertos pelas glândulas supra-renais.
-
O vaso e nervo subcostais e os nervos ílio-hipogástrico e ilioinguinal,descem diagonalmente através das faces posteriores dos rins.2.1.5) Funções
-
Manutenção do equilíbrio iônico do sangue excretando produtosresiduais sob forma de urina. O sangue que entra nos rins alcança osglomérulos onde o líquido é filtrado.
-
Regulam o volume e a composição dos líquidos corporais
-
Excretam os produtos finais do metabolismo, removendo oscompostos estranhos (ex: fármacos)
-
Funcionam como órgãos endócrinos
-
Controle do balanço eletrolítico
-
Regulação do equilíbrio ácido-base
-
Conservação de nutrientes
-
Excreção de resíduos metabólicos (uréia, ácido úrico e creatinina)
-
Participação na produção de glóbulos vermelhos
-
Participação na regulação do metabolismo ósseo de cálcio e fóforo ativa a vitamina D2.1.6) NéfronsSão unidades funcionais dos rins responsáveis pela filtragem dosangue e formação da urina ( 1 milhão por rim ). São formados peloglomérulo de malpighi, cápsula de bowman, túbulo contornado proximal,alça de henle, túbulo contornado distal e túbulos coletores.
3

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->