Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
32Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Plano de Projeto Completo - V1

Plano de Projeto Completo - V1

Ratings:

5.0

(3)
|Views: 2,811 |Likes:
Published by api-3738414

More info:

Published by: api-3738414 on Oct 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
Plano de Projeto
Projeto
: Biblioteca Central da UFES
Versão
: 1.0
Responsável
: Ricardo de Almeida Falbo
1. Introdução
Este documento apresenta a versão 1.0 do Plano de Projeto para o projeto dedesenvolvimento de um novo sistema para a Biblioteca Central da UFES. Na seção 2, édescrito o escopo do projeto, por meio de uma descrição sucinta do problema e uma lista derequisitos do cliente. Na seção 3, é apresentado o processo de desenvolvimento definido para este projeto. A seção 4 apresenta a equipe do projeto. A seção 5 trata das estimativasde tamanho, esforço e duração, apresentando o cronograma do projeto. Por fim, a seção 6apresenta o plano de gerência de configuração.
2. Escopo do Projeto
A biblioteca central da UFES necessita de um sistema de informação para apoiar arealização de suas atividades principais, a saber: empréstimo de exemplares de livros ausuários e reserva de livros. Para que essas atividades sejam apoiadas, é necessáriocontrolar as informações acerca de livros, exemplares e usuários. Além disso, devem ser fornecidas facilidades de consulta ao acervo da UFES, permitindo consultas por assunto,autor e título. Por fim, para apoiar a aquisição de novos exemplares, deverá ser gerado umrelatório gerencial com informações sobre os livros mais reservados e emprestados.Assim, no contexto do presente projeto, foram identificados os seguintes requisitosfuncionais do cliente:RF1.O sistema deve controlar empréstimos de exemplares a usuários.Devem ser providas funcionalidades permitindo a realização de um novoempréstimo, a devolução de um exemplar emprestado e a consulta a empréstimos.RF2.O sistema deve permitir a reserva de exemplares a usuários.Devem ser providas funcionalidades permitindo a realização de uma nova reserva, aconsulta a reservas e o cancelamento de uma reserva, tanto pelo usuário, quantoautomaticamente pelo sistema.RF3.O sistema deve efetuar o controle do acervo da biblioteca.Devem ser providas funcionalidades para cadastrar livros e exemplares (abrangendoa inclusão de dados de novos livros/exemplares, a alteração de dados delivros/exemplares já cadastrados, a consulta a livros/exemplares específicos e aexclusão de livros/exemplares).
 
RF4.O sistema deve efetuar o controle de assuntos para indexação de livros.Devem ser providas funcionalidades para cadastrar assuntos (a inclusão de dados denovos assuntos, a alteração de dados de assuntos cadastrados, a consulta a assuntosespecíficos e a exclusão de assuntos).RF5.O sistema deve permitir consultas ao acervo.Devem ser providas funcionalidades para os usuários da biblioteca consultaremlivros por título, autor e assunto, apresentando dados do livro, dos assuntos de quetratam, exemplares existentes e sua disponibilidade.RF6.O sistema deve prover um Relatório Gerencial para Aquisição de Livros.O relatório deve apontar os livros mais emprestados e reservados, e números deexemplares existentes de cada um, indicando os livros que devem ter maisexemplares adquiridos.Os seguintes requisitos não funcionais do cliente foram inicialmente levantados:RNF1.O sistema deve controlar o acesso às funcionalidades.Funcionalidades relacionadas à realização de empréstimos, controle de acervo,controle de assuntos e relarios gerenciais seo restritas a bibliotecários.Funcionalidades de reserva e consultas estarão disponíveis para os usuários.RNF2.Funcionalidades oferecidas a usuários devem estar disponíveis na Internet.RNF3.O sistema deve estar integrado aos sistemas acadêmico e de pessoal.Uma vez que os usuários da biblioteca são alunos, funcionários e professores daUFES, o sistema deverá estar integrado aos sistemas acadêmico e de pessoal para ter acesso aos dados de alunos e professores e funcionários, respectivamente.
3. Processo de Software do Projeto
O processo de software definido para o presente projeto foi adaptado a partir doProcesso Padrão LabES Especializado para o Desenvolvimento Segundo o ParadigmaEstruturado. No que se refere ao Processo de Desenvolvimento, foi adotado o modelo de ciclo devida Incremental, em sua variação em que as atividades de Levantamento e Análise deRequisitos, Projeto de Dados e da Arquitetura, são feitas para o sistema como um todo e asdemais atividades do processo de desenvolvimento são realizadas em dois incrementos: o primeiro contemplando as funcionalidades de Controle de Assuntos e de Acervo (incluindoas consultas) e o segundo incremento tratando das demais funcionalidades, como mostra aFigura 1.
 
Figura 1 – Visão Geral do Processo de Desenvolvimento Definido.
A escolha desse modelo de ciclo de vida foi feita com base nas seguintes premissas:
O domínio da aplicação é estável, modular e bem conhecido;
 Não há necessidade de entrega de todas as funcionalidades de uma só vez, tendoem vista que o usuário só poderá usufruir integralmente de suas potencialidadesquando todos os livros, assuntos e exemplares estiverem cadastrados;
O sistema não é muito grande, nem muito complexo, sendo seus requisitos bastante estáveis, permitindo que o levantamento e a análise de requisitos sejamfeitos para o sistema como um todo.Vale ressaltar que, como este é um projeto com a finalidade de exercitar o conteúdoestudado na disciplina de Engenharia de Software, ele o vai ser desenvolvidointegralmente. Assim, no que se refere ao processo de desenvolvimento, o processo seráconduzido apenas até a atividade de projeto.Em relação ao Processo de Gerência de Projetos, as seguintes alterações foramfeitas neste projeto em relação ao Processo Padrão LabES:
 Nas atividades de planejamento e acompanhamento do projeto, não foramincluídas as sub-atividades de Estimativa de Custos e de Gerência de Riscos.
As atividades de acompanhamento são realizadas nos marcos definidos noProcesso Padrão LabES, com exceção do marco definido ao rmino daatividade de Levantamento de Requisitos, quando o sefeito umacompanhamento. Isso decorre do fato de, neste projeto, as atividades deLevantamento e Análise de Requisitos estarem programadas para serem
Levantamentode RequisitosAnálise deRequisitosProjeto deDadosProjeto daArquiteturaProjeto Modular de Programas eIU 1Implementaçãoe Testes deUnidade 1Testes deIntegração eValidação 1Entrega 1Implementaçãoe Testes deUnidade 2Testes deIntegração eValidação 2Entrega 2Projeto Modular de Programas eIU 2

Activity (32)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Helio Jorge liked this
katiabox liked this
Kleiton Silva liked this
Synara Brito liked this
Carlos liked this
Ronilson Peixoto liked this
robsonlula liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->