Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
74Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Dicas e Truques Que Facilitam Uso Do Word

Dicas e Truques Que Facilitam Uso Do Word

Ratings:

4.5

(2)
|Views: 29,758|Likes:
Published by api-3781022

More info:

Published by: api-3781022 on Oct 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
Dicas e Truques Facilitam Uso do Word
Que os editores de texto facilitam a vida do usuário de computador não há dúvida. Mas as versões maisnovas vêm com tantos recursos, que muita gente não consegue aproveitar todas as facilidades que osoftware oferece. Resultado, ou perde-se muito tempo procurando funções para a tarefa desejada ou odocumento sai com qualidade bem aquém da esperada.Dos 15 milhões de PCs no Brasil, 62% deles têm um software de produtividade instalado (aquelespacotes que incluem planilha de cálculo, programa de apresentação, banco de dados e edição detextos). Desse total de suítes, 62% são o Office, da Microsoft. Por isso, Mundo Digital selecionou 45dicas que tornam a convivência com o Word -o processador de textos da Microsoft- muito mais fácil. Vejaa seguir:
TEM ESPAÇO DEMAIS
Para tirar espaços em branco em texto colados do e-mail, use o recurso AutoFormatação:No menu Formatar, clique em AutoFormatar e dê OK.
ELIMINAR FORMATOS
Você recebe um documento e ele está cheio
CTRL + T
e, em seguida,
CTRL + SHIFT + B
. No Word XP,vá à caixa de estilos da barra de ferramentas Padrão e clique na alternativa "Limpar Formatação".
COPIAR SEM FORMATAÇÃO
Muitas vezes, quando copiamos e colamos um texto, principalmente da Internet, ele vem acompanhadode caracteres estranhos ou formatação esquisita. Como fazer para ter só o texto? Selecione o texto a ser copiado e pressione CTRL + C para copiá-lo. Abra o Word e posicione o cursor no ponto onde serácolado o texto copiado. Clique no menu Editar e depois em Colar especial. No campo "Como", selecionea opção "Texto não formatado" e depois clique em OK.
COM A CARA DO ORIGINAL
Você perde o seu precioso tempo formatando seu documento, escolhendo layout e fontes especiais, daío envia para o seu chefe pensando que vai impressioná-lo. Só que quando ele abre o documento, nadadaquele visual caprichado aparece. O que fazer? Salvar o documento de modo a incorporar nele todasas características originais desejadas. No menu "Arquivo", clique em "Salvar Como" e, na caixa dediálogo, no botão-menu Ferramentas, clique em Opções Gerais (Opções de Salvar, no Word XP). Nasopções que aparecem, marque a caixa "Incorporar Fontes TrueType".
GANHE TEMPO NA EDIÇÃO
Para selecionar uma frase inteira, aperte a tecla CTRL enquanto clica com o mouse em qualquer pontoda frase. Para selecionar uma palavra, dê um duplo clique de mouse sobre ela. Para passar rapidamentede um documento para outro, pressione CTRL + F6. Para selecionar um parágrafo inteiro, dê um cliquetriplo em qualquer ponto do parágrafo.
 
TRANSFERIR OBJETOS
Esta dica do "Guia Info Word" é bastante útil para quem trabalha com edição de textos. "O Word 2000oferece um recurso para mover de uma só vez múltiplos itens espalhados num documento. Admita quevocê tem um texto de cinco parágrafos. Ao revisar o que escreveu, você decide que os parágrafos 1 e 3,nessa ordem, devem ser transferidos para o final do texto. Selecione o parágrafo 1 e pressione CRTL +F3. Esse recurso vale para texto e também para outros objetos no documento, como imagens edesenhos".
MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS
Para transformar as letras de uma palavra em maiúsculas ou minúsculas, selecione a palavra ou frasedesejada e tecle Shift + F3 para alternar entre tudo maiúsculo, tudo minúsculo e só iniciais maiúsculas.
SALVAR TUDO
Você tem vários documentos abertos e quer salvar e fechar tudo de uma vez? Então, pressione a teclaSHIFT enquanto clica no menu Arquivo e depois em "Salvar tudo". Para fechar tudo, repita a operação eescolha "Fechar tudo".
REDUZIR PARA CABER
Quando redigimos uma carta, um relatório ou outro documento é comum acontecer de algumas poucaslinhas correrem para a segunda página. Além do desperdício de papel, não é muito elegante umdocumento com uma página praticamente em branco. Em vez de perder tempo testando outras fontes outamanhos, deixe que o próprio Word resolva o problema. Basta acionar a opção Arquivo/Visualizar Impressão e clicar no botão "Reduzir para Caber"
COPIAR NUM PISCAR DE OLHOS
Para copiar um texto inteiro dentro de outro não é preciso abrir o documento desejado, selecioná-lo edepois copiá-lo para o outro documento. Você pode fazer isso, claro, se tiver tempo. Mas um modo defazer isso rapidamente é usando o recurso "Inserir arquivo". Posicione o cursor no ponto do texto ondevocê deseja inserir o arquivo. No menu Inserir, escolha Arquivo e localize e selecione o documentodesejado. Clique em OK.
ARQUIVO CORROMPIDO
Embora seja incomum, pode acontecer de o modelo
Normal.dot
, em que eso gravadas asconfigurações padrão do Word, ser corrompido. Caso isso aconteça, é bem simples consertar oproblema. Localize o arquivo (use o Iniciar-Localizar do Windows) e o renomeie para
Normal.old 
. Agora,ao abrir o Word novamente, ele irá criar um novo Normal.dot. Claro que todas as suas configurações(fonte, parágrafo, idioma etc) serão perdidas.
 
COMANDOS EXTRAS
As versões mais novas do Word marcam em vermelho as palavras que o programa considera erros deortografia (caso seu Word não faça isso, acione a entrada "Opções" do menu "Ferramentas", vá para aaba "Ortografia e gramática" e marque a caixa "Verificar ortografia ao digitar"). Caso os sublinhadosincomodem, é possível eliminá-los imediatamente. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre apalavra sublinhada para abrir um menu de contexto. No topo aparecem as "sugestões de ortografia",palavras com grafia correta que o Word oferece. O segundo grupo deve ser usado quando não se desejaalterar a grafia da palavra sublinhada: "Ignorar tudo" faz com que todas as demais vezes que aquelapalavra aparecer no texto sejam ignoradas. A opção "Adicionar ao dicionário" inclui a palavra em seudicionário pessoal.
LINHAS DE ALERTA
As linhas vermelhas onduladas que sublinham os erros em um texto tornam mais difícil esquecer decorrigi-los antes de terminar o trabalho. Porém, se você apenas usar o botão direito do mouse para ascorreções, em vez de utilizar a caixa de diálogo do corretor ortográfico, não poderá adicionar palavras àsdefinições de AutoCorrect (Autocorreção). Ao clicar com o botão direito, vá mais abaixo no menu atéAutocorreção, escolha aí a ortografia correta e o Word irá adicioná-la à lista automática. Se não desejaguardar uma correção, seja uma já incorporada seja uma já adicionada, clique na opção Opções deAutocorreção, nesse mesmo menu: clique na correção para a desfazer só por esta vez, ou desative-apara que não apareça no futuro.
PEQUENOS DELIZES
Às vezes pode acontecer de cometermos erros de ortografia justamente onde eles mais saltam aosolhos: nos títulos e subtítulos de documentos. A razão mais comum para isso é fácil de corrigir: casovocê tenha o hábito de grafar títulos em caixa alta e quando encontra neles um erro de ortografia queescapou da verificação ortográfica, acione a opção "Opções" do menu "Ferramentas", vá até a aba"Ortografia e gramática" e verifique se a caixa "Ignorar palavras em MAIÚSCULAS" está marcada. Seestiver, desmarque-a e seus títulos serão incluídos na verificação.Se o seu documento estiver no estilo "blocado" (as linhas são todas do mesmo tamanho), pode ser quedeseje hifenizar o texto automaticamente. Para isso:1.No menu Ferramentas, aponte para Idioma e clique em Hifenização.2.Marque a caixa de seleção Hifenizar o documento automaticamente.3.Na caixa Distância tolerada da margem, insira o espaço entre o fim da última palavra em uma linhae a margem direita. Para reduzir o número de hifens, aumente a distância tolerada da margem.Para reduzir a irregularidade da margem direita, diminua a distância tolerada da margem.4.Na caixa Limite de hifens consecutivos, insira o número de linhas consecutivas que podem ser hifenizadas.5.Para impedir que o Word hifenize automaticamente parte do documento, selecione o texto e cliqueem Parágrafo no menu Formatar. Clique na guia Quebras de linha e de página e marque a caixade seleção Não hifenizar.

Activity (74)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Luciana Maia liked this
jcbneves liked this
Abv Vital liked this
Jonatas Felipe liked this
Fernando Neiva liked this
MaryNogueira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->