Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
614Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Resumo Pronto

Resumo Pronto

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 118,178 |Likes:
Published by api-3714639
Não sabe como fazer um bom resumo? Leia o nosso resumo e compreenda melhor esta arte...
Não sabe como fazer um bom resumo? Leia o nosso resumo e compreenda melhor esta arte...

More info:

Published by: api-3714639 on Oct 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/24/2014

pdf

text

original

 
O QUE É RESUMO
?Fazer resumo de textos lidos é uma técnica de grande auxílio ao estudar. É umaboa maneira de compreender e memorizar o texto, além de facilitar o trabalho caso eletenha que ser revisto posteriormente. É claro que, para conseguir tais resultados, oresumo deve ser eficiente. Um resumo é uma condensação fiel das idéias contidas emum texto, é uma redução do texto original. Não cabem no resumo comentários ou julgamentos pessoais a respeito do que está sendo resumido.Muitas pessoas fazem o resumo de maneira errada apenas produzindo partes oufrases do texto original, e elaborando-o à medida que lêem. Para elaborar um bomresumo é necessário compreender antes todo o conteúdo do texto, Não é possívelresumir um texto a medida que se faz a primeira leitura e a reprodução de frases dotexto, em geral, indica que ele não foi compreendido.Quem resume apresenta, com as próprias palavras, os pontos relevantes de umtexto, procurando expressar suas idéias essenciais na progressão e no encadeamento emque aparecem. Ou seja, ao fazer um resumo é importante não perder de vista trêselementos:
 
As partes essenciais do texto
 
A progressão em que elas se sucedem
 
A correlação entre cada uma dessas partes
Fazer um bom resumo não é tão fácil quanto parece, é uma habilidade que deve seraprendida e praticada. Existem indicações a respeito de como fazer um resumo quepodem facilitar sua elaboração.
Os seguintes passos podem ser recomendados:1.
Leia o texto inteiro ininterruptamente e tente responder a seguinte pergunta: Do que otexto trata? É preciso compreendê-lo e ter uma noção do conjunto antes de fazer oresumo.
2.
Releia o texto e tente compreender melhor o significado das palavras difíceis.Recorra ao dicionário se necessário. Tente identificar o sentido de frases maiscomplexas. Você pode fazer um glossário do texto para facilitar seu trabalho e agilizarsua leitura.
3.
Tente fazer uma segmentação do texto, agrupando idéias que tenham alguma unidadede significação. Se o texto for pequeno, pode dividí-lo em parágrafos; com textosmaiores é aconselhável adotar um critério de segmentação mais funcional, a partir desubtítulos por exemplo.
4.
Para finalizar, redija o resumo com suas palavras, procurando condensar e encadearos segmentos na progressão em que sucedem no texto e estabelecendo relações entreeles.
 
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, há três modalidades deresumo: indicativo, informativo, crítico (ou recensão).O resumo indicativo indica as principais idéias em torno das quais o texto foielaborado. O resumo informativo apresenta todas as informações, de forma sintética,dais quais o autor lançou mão para criar o texto. Indispensavelmente deve conter: oassunto, o problema e/ou o objetivo, a metodologia, as idéias principais em formasintética, as conclusões, ressaltando o surgimento de fatos novos, de contradições, dateoria, das relações e dos efeitos novos verificados, bem como precisando valoresnuméricos brutos ou derivados, se for o caso.Há autores que utilizam a combinação das duas modalidades anteriores, isto é, oresumo indicativo e o resumo informativo. O resumo crítico é redigido por especialistas,com análise interpretativa de um documento. É uma das atividades que pode sersolicitada como exercício no meio acadêmico.Na extensão de um resumo recomenda-se:a) para notas e comunicações breves, os resumos devem ter até cem palavras;b) para artigos, trabalhos de conclusão de curso, monografias de graduação e deespecialização e mestrado, até duzentos e cinqüenta palavras;c) para dissertação de mestrado, relatórios técnico-científicos e teses de doutoramento,até quinhentas palavras;
d) para resumos de textos, a extensão fica condidonada à capacidade de síntese doaluno e/ou solicitação dos professores. As palavras-chave, quando empregadas noresumo, devem ter destaque especial. Devem-se evitar: a construção de mais de umparágrafo; a utilização de frases negativas; o uso de símbolos e contrações que nãosejam do uso corrente; a exposição de fórmulas, equações, diagramas que nãosejam absolutamente necessárias. Os resumos de textos, solicitados nos cursos degraduação, devem contemplar todas as informações sucintamente.
A localização do resumo deve preceder artigos científicos, monografias,relatórios, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado, teses.
Enfim, os resumos devem apresentar critérios de concisão, clareza,fidelidade ao texto original, flexibilidade, expressão própria, seqüência lógica,utilização de citações entre aspas, com indicação da página, facilitando, dessaforma, a evocação do texto original. A seguir serão apresentados exemplos deresumo, elaborados na forma de resumo indicativo e de resumo informativo.

Activity (614)

You've already reviewed this. Edit your review.
Joyce Heloize added this note
A adolescência é uma fase da vida em que acontecem muitas mudanças. É certo que ao longo de toda a vida o indivíduo experimentará mudanças. Entretanto, na adolescência o processo de amadurecimento biológico, psicológico, sexual e social é muito intenso. A fase da adolescência inclui diversos aspectos que serão vivenciados por uma pessoa: mudanças físicas marcantes relacionadas ao amadurecimen
Ingrid Laise added this note
Marilena Chauí - Raízes teologias do populismo no Brasil: teocracia dos dominantes, messianismo dos dominados.
Néia Galvan added this note
A classe médica acredita que a depressão é um fator genético, pois aparecem em algumas famílias e em gêmeos também. Por isso é importante investigar se há casos de depressão na família do doente, pois as chances genéticas são grandes. A depressão também pode ocorrer depois de uma situação estressante ou de perda. É comum sentir-se triste, desesperado numa crise financeira, separação ou morte de
Aristhea Araujo liked this
Daniele Gomes liked this
Jéssica Ribeiro liked this
Pi liked this
Rosangela Rayzel liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->