Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
1Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
PESQUISAORIELLA2011FINAL

PESQUISAORIELLA2011FINAL

Ratings: (0)|Views: 2|Likes:
Published by Juliana Guerra

More info:

Published by: Juliana Guerra on Nov 11, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/11/2011

pdf

text

original

 
RESULTADOS: PESQUISA ORIELLA PR NETWORK 2011
O estado da arte em jornalismo digital em 2011
1.
 
Sumário
Nos últimos quatro anos, o Oriella PR Network, representada na América Latina pela VIANEWS ComunicaçãoIntegrada, vem realizando uma pesquisa com jornalistas de todo o mundo para determinar o impacto da Internete da banda larga no jornalismo. Na edição de 2011 foram ouvidos, em março, quase 500 jornalistas em 15 países(84 no Brasil) e as principais conclusões foram que:
1)
 
Pela primeira vez, a audiência online no mundo é considerada maior que a imprensa e aradiodifusão.
No Brasil, em 2010, 41,7% das respostas diziam que os formatos tradicionaisimpresso e o bradcast geravam maior audiência. Este ano, o índice caiu para 34,52% emptandocom o formato online, agora também com 34,52%.2)
 
A queda nas receitas de publicidade deve diminuir. Este ano, apenas 20% dos jornalistas queresponderam a pesquisa disseram esperar uma queda nas receitas. Em 2010, 62% acreditavam nissoe em 2009 esse índice foi de 66%.
No Brasil o quadro é diferente, com 34,52% afirmando esse anoque não houve mudanças na receita com publicidade, 27,38% disseram que houve aumento de até10% na receita e 25% dos entrevistados disseram ter tido aumento da receita com publicidade empatamar acima de 10%.3)
 
As mídias sociais estão permeando as redações. Cada vez mais os jornalistas estão utilizando oscanais digitais, como blogs e Twitter para apurar sua matérias. Enquanto os canais tradicionais derelações públicas, tais como palestras e comunicados de imprensa continuam sendo altamenteutilizados.
(Veja os dados do Brasil nos itens abaixo).
2.
 
A poeira realmente assentou?
Os dois últimos anos não foram bons para a mídia em muitas partes do globo. Títulos importantescortaram suas edições impressas ou fecharam por completo. Em 2009, 32% dos jornalistas pesquisadosconsideravam que a sua publicação poderia fechar. Em 2010, este número tinha subido para 53%. Noentanto, em 2011 apenas 21% acreditam que o fechamento seria provável - uma queda significativa.
NoBrasil, 65,48% dos entrevistados acreditam que não haverá mudanças. São 13,10% os que disseramque suas publicações mudaram para online. E outros 13,10% acham que as suas publicações podemsair do mercado. 
Pode-se deduzir que o crescente otimismo está relacionado a um aumento na audiência. Em 2010, 41%dos jornalistas entrevistados disseram esperar declínio das audiências. Este ano, o número foi reduzidopara apenas 9%.
No Brasil, 59,52% dos entrevistados disseram que no último ano sua audiênciaaumentou em mais de 10%.
 
 
RESULTADOS: PESQUISA ORIELLA PR NETWORK 2011
Figura 1: Como se comportaram as receitas de publicidade no ano passado?
*Dados gerais.*Dados Brasil 2011
As perspectivas de negócios para os meios de comunicação representados no estudo também está melhorando,possivelmente como conseqüência da volta das audiências. Em 2009, mais da metade dos jornalistaspesquisados previam queda de mais de 20% nas receitas. Em 2010, a proporção havia caído para 40% e ainda erapreocupante. Este ano, apenas 8% dos entrevistados esperam uma queda tão substancial das receitas. Númerosda indústria da publicidade sustentam essa visão. Segundo a ZenithOptimedia, é esperado um aumento de quase6% nos gastos com publicidade em 2011.
No Brasil, 34,52% dos entrevistados em 2011 disseram que não houve mudança, enquanto 27,38%consideraram que houve aumento de até 10% nos ganhos com publicidade. E 25% dizem que cresceu mais de10%. 
 
RESULTADOS: PESQUISA ORIELLA PR NETWORK 2011
Figure 2: Como se comportou sua audiência no ultimo ano?
*Dados Gerais*Dados Brasil 2011
3.
 
O digital está superando o impresso?
Um dos principais objetivos do estudo sobre Jornalismo Digital da Oriella é mapear o impacto crescente decanais digitais nos tradicionais formatos impressos e de radiodifusão. A cada ano, os jornalistas são convidados adizer qual publicação tem a maior audiência e a dar uma indicação de quanto do seu conteúdo online é novo (enão uma republicação de uma matéria impressa).Em termos de conteúdo, pouco menos da metade dos jornalistas pesquisados (46%) afirma que mais de 60% da

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->