Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
186Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila Completa Sobre Desenho Técnico - TELECURSO 2000 - Parte 1

Apostila Completa Sobre Desenho Técnico - TELECURSO 2000 - Parte 1

Ratings:

4.5

(10)
|Views: 32,602 |Likes:
Published by api-3759843
Melhor material sobre desenho técnico, indispensável para os alunos dos módulos I e II.
Melhor material sobre desenho técnico, indispensável para os alunos dos módulos I e II.

More info:

Published by: api-3759843 on Oct 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

05/17/2014

pdf

text

original

 
AULA
1
uando alguém quer transmitir um recado,pode utilizar a fala ou passar seus pensamentos para o papel na forma depalavras escritas. Quem lê a mensagem fica conhecendo os pensamentos dequem a escreveu. Quando alguém desenha, acontece o mesmo: passa seuspensamentos para o papel na forma de desenho. A escrita, a fala e o desenhorepresentam idéias e pensamentos. A representação que vai interessar nestecurso é o desenho.Desde épocas muito antigas, o desenho é uma forma importante de comu-nicação. E essa representação gráfica trouxe grandes contribuições para acompreensão da História, porque, por meio dos desenhos feitos pelos povosantigos, podemos conhecer as técnicas utilizadas por eles, seus hábitos e até suasidéias.As atuais técnicas de representação foram criadas com o passar do tempo,à medida que o homem foi desenvolvendo seu modo de vida, sua cultura. Vejaalgumas formas de representação da figura humana, criadas em diferentesépocas históricas.
Desenho das cavernas de Skavberg (Noruega)do período mesolítico (6000 - 4500 a.C.).Representação esquemática da figura humana.
 
1
A U L A
O que édesenho técnico
Introdução
 
AULA
1
Representação egípcia do túmulo do escriba Nakht, século XIV a.C
.
Representação plana que destaca o contorno da figura humana.Nu, desenhado por Miguel Ângelo Buonarroti (1475-1564).Aqui, a representação do corpo humano transmite a idéia de volume.
Esses exemplos de representação gráfica são consideradosdesenhos artís-desenhos artís-desenhos artís-desenhos artís-desenhos artís-ticosticosticosticosticos. Embora não seja artístico, odesenho técnicodesenho técnicodesenho técnicodesenho técnicodesenho técnico também é uma forma derepresentação gráfica, usada, entre outras finalidades, para ilustrar instrumen-tos de trabalho, como máquinas, peças e ferramentas. E esse tipo de desenhotambém sofreu modificações, com o passar do tempo.
 
AULA
1
Quais as diferenças entreo desenho técnico e o desenho artístico?
O desenho técnico é um tipo de representação gráfica utilizado por profis-sionais de uma mesma área, como, por exemplo, na mecânica, na marcenaria, naeletricidade. Maiores detalhes sobre o desenho técnico você aprenderá nodecorrer deste curso. Por enquanto, é importante que você saiba as diferençasque existem entre o desenho técnico e o desenho artístico. Para isso, é necessárioconhecer bem as características de cada um. Observe os desenhos abaixo:
Cabeça de Criança,de Rosalba Carreira (1675-1757).Paloma, de Pablo Picasso(1881-1973).
Estes são exemplos de desenhos artísticos. Os artistas transmitiram suasidéias e seus sentimentos de maneira pessoal. Um artista não tem o compromis-so de retratar fielmente a realidade. Odesenho artísticodesenho artísticodesenho artísticodesenho artísticodesenho artístico reflete o gosto e asensibilidade do artista que o criou. Já odesenho técnicodesenho técnicodesenho técnicodesenho técnicodesenho técnico, ao contrário do artístico, deve transmitircomcomcomcomcomexatidãoexatidãoexatidãoexatidãoexatidão todas as características do objeto que representa. Para conseguir isso,o desenhista deve seguirregras estabelecidas previamenteregras estabelecidas previamenteregras estabelecidas previamenteregras estabelecidas previamenteregras estabelecidas previamente, chamadas denormas técnicasnormas técnicasnormas técnicasnormas técnicasnormas técnicas. Assim, todos os elementos do desenho técnico obedecem anormas técnicas, ou seja, sãonormalizadosnormalizadosnormalizadosnormalizadosnormalizados. Cada área ocupacional tem seupróprio desenho técnico, de acordo com normas específicas. Observe algunsexemplos.
 
Nossa aula
Desenhotécnico dearquitetura

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->