Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
120Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Apostila Completa Sobre Desenho Técnico - TELECURSO 2000 - Parte 2

Apostila Completa Sobre Desenho Técnico - TELECURSO 2000 - Parte 2

Ratings:

4.75

(4)
|Views: 16,223 |Likes:
Published by api-3759843
Melhor material sobre desenho técnico, indispensável para os alunos dos módulos I e II.
Melhor material sobre desenho técnico, indispensável para os alunos dos módulos I e II.

More info:

Published by: api-3759843 on Oct 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
AULA
11
 
11
A U L A
Introdução
Corte total
ualquer pessoa que já tenha visto umregis-regis-regis-regis-regis-tro de gavetatro de gavetatro de gavetatro de gavetatro de gaveta, como o que é mostrado a seguir, sabe que se trata de uma peçacomplexa, com muitos elementos internos.Se fôssemos representar o registro de gaveta em vista frontal, com osrecursos que conhecemos até agora (linha contínua larga para arestas e contor-nos visíveis e linha tracejada estreita para arestas e contornos não visíveis), ainterpretação ficaria bastante prejudicada, como mostra o desenho a seguir.
 
AULA
11
Nossa aula
Analise novamente as duas figuras anteriores. Pela foto, você forma umaidéia do aspecto exterior do objeto. Já a vista frontal mostra também o interior doobjeto, por meio da linha tracejada estreita. Porém, com tantas linhas tracejadasse cruzando, fica difícil interpretar esta vista ortográfica.Para representar um conjunto complexo como esse, com muitos elementosinternos, o desenhista utiliza recursos que permitem mostrar seu interior comclareza.Nesta aula, você conhecerá o recurso utilizado em desenho técnico paramostrar elementos internos de modelos complexos com maior clareza: trata-seda representaçãoem corteem corteem corteem corteem corte. As representaçõesem corteem corteem corteem corteem corte são normalizadas pelaABNT, por meio da norma NBR 10.067 /1987.
Corte
Cortar quer dizer dividir, secionar, separar partes de um todo. Corte é umrecurso utilizado em diversas áreas do ensino, para facilitar o estudo do interiordos objetos. Veja alguns exemplos usados em Ciências.Sem tais cortes, não seria possível analisar os detalhes internos dos objetosmostrados.Em Mecânica, também se utilizam modelos representados em corte parafacilitar o estudo de sua estrutura interna e de seu funcionamento.
 
AULA
11
Mas, nem sempre é possível aplicar cortesreaisreaisreaisreaisreais nos objetos, para seu estudo.Em certos casos, você deve apenasimaginarimaginarimaginarimaginarimaginar que os cortes foram feitos. É oque acontece em desenho técnico mecânico. Compare as representações a seguir.Mesmo sem saber interpretar a vista frontal em corte, você deve concordarque a forma de representação da direita é mais simples e clara do que a outra. Ficamais fácil analisar o desenho em corte porque nesta forma de representaçãousamos a linha para arestas e contornos visíveisem vezem vezem vezem vezem vez da linha para arestas econtornosnãoonãoonão visíveis.Na indústria, a representação em corte só é utilizada quando a complexidadedos detalhes internos da peça torna difícil sua compreensão por meio darepresentação normal, como você viu no caso do registro de gaveta.Mas, para que você entenda bem o assunto, utilizaremos modelos maissimples que, na verdade, nem precisariam ser representados em corte.Quando dominar a interpretação de cortes em modelos simples, você estarápreparado para entender representação em corte em qualquer tipo de modelo oupeça.Existem vários tipos de corte. Nesta aula, você aprenderá a interpretar cortetotal.
Corte total
Corte total é aquele que atinge a peça em toda a sua extensão. Veja.

Activity (120)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Gui Per liked this
Danielle Alves liked this
Roger Gasagrande liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->