Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
62Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Sebrae - Saiba Mais - Preço de Venda Na Prestação de Serviço

Sebrae - Saiba Mais - Preço de Venda Na Prestação de Serviço

Ratings:

5.0

(4)
|Views: 21,903|Likes:
Published by api-3843218

More info:

Published by: api-3843218 on Oct 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
11111
PREÇO DE VENDA NAPRESTAÇÃO DE SERVIÇO
Estabelecer o preço de venda é um dos mais importantes momentos nas deci-sões a serem implantadas na empresa. A simples questão “Por quanto devem servendidos os serviços prestados?” traduz muitas coisas em relação à empresa, masem resumo podemos respondê-la sob três aspectos: Custos e Despesas,Competitividade e Rentabilidade. Assim, se esses três aspectos estiverem harmoni- zados, podemos entender tratar-se de uma empresa de sucesso. O dia-a-dia, noentanto, provoca situações que influenciam diretamente essa harmonia, pois oranão se consegue tratar adequadamente dos custos e das despesas, ora é a perda dacompetitividade e, se não bastasse, a rentabilidade fica tão comprometida quepode até representar resultados negativos.O momento da fixação de um valor para vender os serviços é sem dúvidacrucial para a sobrevivência e a prosperidade do negócio, portanto temos que afixação do preço de venda está diretamente relacionada com todo o planejamentoda empresa; para o qual devem ser considerados, entre outros, as característicasdo segmento de atuação (escolas, lavanderias, oficinas mecânicas, ma-nutenção de eletrodomésticos,
buffet
, sons e acessórios para veícu-los etc.), o perfil dos clientes, a estrutura da empresa, o ponto,o atendimento, a qualidade e a garantia dos serviços, o rela-cionamento com os clientes após a venda, o prazo derecebimento, o volume de serviços que se pode pres-tar, a intenção de retorno do capital investido. A sua expectativa nesse momento deve estar maisrelacionada com o cálculo do valor do preço, ou seja,com uma fórmula para chegar ao valor a ser cobradoem relação aos serviços que forem prestados. Mas antestrataremos de pontos tão relevantes quanto o cálculo epara isso propomos sua reflexão quanto às seguintes ques-tões que percebemos estar presentes no dia-a-dia dos em-presários que atuam no segmento de prestação de serviços.
 
22222
É possível estabelecer para os serviços o valor de preço que o empresário desejar?
Temos observado que normalmente não, pois, em todos os segmentos de pres-tação de serviços, existe uma grande quantidade de empresas atuando, o quepermite aos clientes opções de procurar vários orçamentos e conseqüentementeos preços acabam se equiparando, e na maioria das situações dos orçamentos osempresários não conseguem cobrar o valor que desejam. Se pensarmos em ummesmo tipo de serviço a ser prestado por várias empresas, podemos admitir que ocliente passa a ter referências dos valores de preço, e por isso estão sempre brigan-do por mais descontos, leiloando preços e também julgando as empresas em fun-ção da política de preços adotada.
Então deve-se seguir sempre os preços da concorrência?
Neste item cabem alguns cuidados especiais. O principal é saber quem é defato o concorrente direto, ou seja, as empresas que atuam no mesmo segmento eoferecem os serviços nas mesmas condições e para o mesmo poerfil de clientes(hábitos de compra, classe econômica e social etc.). Deve-se também observar seo preço praticado pelo concorrente, para determinados serviços, não se trata dealguma promoção. Agora é certo que, atendida pela sua empresa e pelos concor-rentes diretos as mesmas especificações quanto aos serviços e clientes, é precisopraticar preços equivalentes e ainda estabelecer outros diferenciais em relação àconcorrência, que permitam à sua empresa competitividade e interesse de escolhapor parte dos consumidores.
Qual é o preço de venda ideal para os serviços prestados?
 Aquele que oferece para a empresa competitividade em relação à concorrênciadireta. Ter competitividade significa que a empresa dispõe de condições, forças,para competir em determinado segmento comercial. Sua tarefa, empresário, édescobrir quais as forças necessárias para tornar a sua empresa competitiva. Opreço de venda ideal também deve ser um valor que cubra todos os custos e asdespesas e ainda permita que se faça lucro. Agora é certo que isso dependerá dovolume de serviços vendidos, por isso pode haver alguns serviços que contribuamcom mais lucro e outros com menos, mas no total dos serviços prestados vendasisso deve ser compensado para que o lucro seja realizado. “Uma andorinha só nãofaz o verão”, assim diz o ditado popular; pouco volume de serviços prestados,mesmo que com preço corretamente calculado, também não proporcionará o lu-cro que a empresa deseja.
 
33333
Todas os serviços devem ter as mesmas estratégias em relação ao preço de venda?
É melhor que não. Os serviços normalmente apresentam algumas característicasdiferentes cliente a cliente e quase sempre é preciso elaborar orçamento para cadaserviço solicitado, o que pode contribuir para se ter estratégias diferenciadas na horade “passar o preço” aos clientes. Muitos podem ser os motivos dessas diferenças noorçamento, dos quais destacamos alguns:Maior complexidade na hora da execução; maior grau de risco e responsabilida-des; garantias especiais; padrões exigidos de qualidade e/ou acabamento;exclusivadades da empresa; parcerias com fornecedores de componentes oumaterias utilizados; sazonalidades; maior ou menor interesse dos clientes emdeterminados serviços; maior ou menor concorrências sofrida; grau de importân-cia e de utilidade, ou seja, serviços supérfluos ou essenciais; volume de serviçospara um mesmo cliente; condição de recebimento (prazo e forma de pagamen-to), e por aí afora.
Como então traduzir tudo isso em um valor de preço para a venda de todos osserviços que são prestados?
Esta questão exige que você tenha habilidade para negociação, disposiçãopara correr riscos, flexibilidade, organização e controles, percepção aguçada eprincipalmente metas a atingir.Vamos daqui por diante tratar da
constituição 
do valor do preço para os servi-ços. Podemos pensar na composição do preço por partes e em cada uma dessaspartes você deve praticar os atributos gerenciais citados logo acima, a fim de obtermais precisão de cálculos e domínio sobre as decisões a tomar no dia-a-dia. A composição do preço de venda compreende:custo do serviço;despesas variáveis;despesas fixas;lucro líquido.Todos eles são igualmente importantes e devem ser conhecidos precisamentepelo empresário, pois para cada um as estratégias, as negociações e as decisões serãofundamentais para que se chegue de forma mais acertada ao preço de venda.
Custo do serviço
São os valores gastos especificamente na realização do serviço. São os gastoscom a mão-de-obra (interna e externa, se for o caso) e o material aplicado (peças,

Activity (62)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Nonie Ribeiro liked this
Demétrio Lucca liked this
Patty Britto liked this
Sofia Soares liked this
Liriane Kruke liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->