Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
11Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
ARGILOTERAPIA

ARGILOTERAPIA

Ratings: (0)|Views: 1,361|Likes:

More info:

Published by: Angela Maria E Silva on Nov 14, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/27/2013

pdf

text

original

 
ARGILOTERAPIA
HISTÓRICO
Ela é encontrada na natureza e, desde a antiguidade, tem-se apresentadocomo uma poderosa aliada da medicina e da estica. Verde, branca, rosa,vermelha, bege, amarela ou roxa, a argila, quando utilizada corretamente,apresenta resultados excelentes nos tratamentos cosméticos e terapêuticos.Acreditavam os egípcios que a argila nada mais era do que barro, terra, umdos melhores remédios que existem na natureza. A terra tem a capacidade deabsorver impurezas de nosso organismo, purificar e refrescar, aliviando febres,cicatrizando feridas, eliminando dores, acalmando os nervos e recuperando célulasdoentes.O efeito essencial da terra reside, sem dúvida alguma, na sua capacidade deabsorção. Ela absorve os princípios vitais do sol, da água e do ar, constituindo-senum poderoso agente de recuperação física.A civilização moderna afastou-se e se desviou da natureza, deixando de lado,com grande prejuízo para nós, este elemento tão importante para a saúde e belezaintegrais do ser humano. Os índios utilizam até hoje para cicatrização, em forma decataplasma, para “puxar” veneno de cobras e escorpiões, e como regenerador dapele nos casos de queimaduras, entre outras.
RAIO-X DA ARGILA
A argila é uma rocha constituída por um certo número de minerais diferentese em proporções variadas, chamada de silicato minimizado, predominando ossilicatos de alumínio hidratados. Dependendo do local onde o silicato for apanhado,pode ter sido substituído por magnésio ou ferro. Existem vários tipos de silicatosminimizados (titânio, magnésio, cobre, zinco, alumínio, cálcio, potássio, níquel,manganês, lítio, sódio, ferro). Tais diferenças nunca modificam os principais efeitosterapêuticos, a ação antiinflamatória e cicatrizante, que só se deve à sílica e aoalumínio, cuja concentração é sempre muito elevada (30 a 50%). O silicato (argila)tem, ainda, ação absorvente e anti-séptica. Cerca de 70% dos minerais existentesna terra são silicatos: a pedra, o tijolo, o concreto e o vidro são silicatos ou derivamdele. 
OLIGOTERAPIA, GEOTERAPIA, ARGILOTERAPIA
Os oligoelementos são substâncias encontradas em abundância nos reinosanimal, vegetal e mineral. São metais e metalóides existentes no corpo humano,em doses infinitesimais, mas indispensáveis ao funcionamento do organismo.Assim, a oligoterapia é o estudo dos oligoelementos. Já a geoterapia é o estudo de elementos retirados da terra para terapias. Temos, por exemplo, as pedras vulcânicas, pedras de gêiseres, lama, barro e argila.Desta forma, quando falamos de oligoterapia, estamos também incluindo ageoterapia, que se aplica mais às substâncias retiradas de seres inanimados.Muitas comprovações, aliadas à necessidade de retorno ao natural, estãolevando pessoas a recorrerem a esta prática, porém o cuidado com a origem daargila utilizada é da maior importância. 
COMPOSIÇÃO E PROPRIEDADES
As argilas mais utilizadas nos tratamentos estéticos são a verde, a rosa e abranca. Cada uma delas possui propriedades e indicações específicas. Elas sãoretiradas a 30 metros de profundidade da terra e o microbiologicamente
 
peneiradas para que haja a separação de impurezas. Depois são submetidas aoprocesso de higienização e esterilização, passando por um aquecimento a 42 graus.Algumas argilas passam também pelos raios-gama, dando toda a segurança para oprofissional de estética trabalhar em peles acnéicas, em foliculites, psoríase,eczemas, entre outros.
APLICAÇÃO NA ESTÉTICA
As terapias à base de argila têm vasta aplicação na área de estética. Existemvários tipos de argila e sua composição química não se altera muito. As diferençasmais sensíveis dizem respeito à procedência, pureza e concentração de seuselementos. A argila é retirada de solos profundos, sendo micronizada e purificadapara utilizão. Algumas o também esterilizadas com raios-gama, comcomprimento de onda suficiente para eliminar bactérias. Os principais efeitosobtidos com argila nos tratamentos estéticos são:
Ação ativadora da circulação sangüínea:
quando aplicada sobre a pele, aargila promove um aumento da circulação superficial, favorecendo maior aporte deoxigênio e nutrientes necessários ao metabolismo celular, trazendo benefícios adiversos tratamentos de estética como envelhecimento cutâneo, acne, celulite,flacidez, entre outros.
Ação desintoxicante:
a argila funciona como desintoxicante metalicocapilar, facial e corporal. Essa ação se dá devido à sua capacidade de absorção detoxinas. Quando aplicada na superfície cutânea, ela estabelece um sistema detroca, onde retira as impurezas da pele, deixando em troca elementos naturaisindispensáveis ao metabolismo orgânico. Nos cabelos, a argila tem ação sebo-reguladora e estimulante do crescimento dos fios. No corpo age como depurativo edesintoxicante, além de promover a lilise. No rosto, tem ão cicatrizante,secativa e tensora, sendo excelente para peles asfícticas.
ão microabrasiva da camada rnea:
a argila possui partículasmicronizadas capazes de efetuar uma esfoliação suave na superfície cutânea,permitindo uma homogeneização da pele (esfoliante suave ou peeling biológiconatural).
DESINTOXICAÇÃO METABÓLICA INTEGRAL
Os tratamentos estéticos realizados com argilas associadas a cosméticosindutores apresentam excelentes resultados. Conheça os efeitos da argila na pele:1.Favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele;2.Estimula a circulação sangüínea e linfática (sangue e água);3.Efeito tensor cutâneo imediato no rosto, corpo e couro cabeludo;4.Microabrasão da camada córnea (esfoliação biológica natural da pele);5.Efeito depurativo dos tecidos por absorção (absorve toxinas e impurezas);6.Estimula a atividade orgânica da pele (promove um aquecimento);7.Fornece os sais minerais e oligoelementos necessários;8.Promove a reconstituição dos tecidos;9.Desintoxicação metabólica capilar, corporal e facial;10.No cabelo, tem ação sebo-reguladora e estimulante do crescimento dos fios;11.No corpo tem ação depurativa e desintoxicante;12.No rosto tem ação secativa, cicatrizante e tensora;13. Transmite energia e estimula as funções dos órgãos;14. Tem efeito calmante e elimina bactérias e fungos;15.Combate inflamações e edemas (pré e pós-cirurgia plástica);
 
16.Melhora a aparência estética da pele com psoríase por sua ação cicatrizante eregeneradora;17.Redução de massa corpórea, redistribuindo e reorganizando as lulasadiposas;18.Favorece a incorporação de elementos inorgânicos;19.Estimula a membrana celular no processo de regeneração;20.Promove a contração, combatendo a flacidez corporal e facial;21.Atua na alopecia difusa (área capilar);22.Melhora a microcirculação, irriga o panículo adiposo e atenua a celulite e agordura localizada;23.Suaviza e amacia a pele, deixando-a hidratada e sedosa. 
ARGILA VERDE, BRANCA E ROSA
A
argila verde
é utilizada em tratamentos faciais de revitalização, por suaalta concentração de oligoelementos, que participam da estrutura das fibraselásticas. Graças ao seu efeito tensor, é indicada para a utilização em máscaraspara tratamento de modelagem facial. Em tratamentos corporais, funciona comoabsorvente de toxinas, desinfiltrante de tecidos intestinais, ativadora dometabolismo, associada a tratamentos hipertérmicos, que estimulam a sudorese.Promove uma desintoxicação integral, removendo toxinas e impurezas faciais queo obstruindo os óstios e, assim, causando discromias, sinais do tempo,envelhecimento precoce e comedões. Também é utilizada para desobstruir o courocabeludo, auxiliando na eliminação da caspa e da seborréia, oxigenando o bulbocapilar e promovendo seu fortalecimento. No corpo, promove a eliminação delíquidos e toxinas e auxilia na circulação sangüínea e na oxigenação dos tecidos,resultando numa melhoria nos casos de celulite e gordura localizada, redistribuindoe reorganizando as células adiposas, aumentando a energia corporal, preparando ocorpo e finalizando os tratamentos corporais.A
argila branca
é perfeita para tratamentos de acne e oleosidade excessiva,pois possui propriedades absorventes, desintoxicantes, antiinflamatórias,regeneradoras e, principalmente, cicatrizantes. Indicada também para tratamentoscapilares de seborréia, foliculite, micose e psoríase.A
argila rosa
possui efeito tensor, regenerador tecidual, reafirmante eestimulante da circulação linfática e sangüínea. É especialmente indicada paratratamentos corporais de ptose tissular e de revitalizão facial anti-envelhecimento. Pode ser utilizada na hidratação corporal, hidratação de pés emãos e para vitalizar e hidratar o couro cabeludo para favorecer o crescimento dosfios.
BANHO DE IMERSÃO
O banho morno com argila verde ajuda a diminuir o excesso de oleosidade,penetra na pele e retira as impurezas internas, o corpo fica macio e relaxado, semtensões. Este banho dispensa o uso de sabonetes, pois a argila dissolvida na águadeionizada deve ser passada em todo o corpo e até no rosto. Este tratamento émuito utilizado na Europa e países asiáticos. É indicado para todos os tipos de pele.A temperatura da água deve ser de, no máximo, 40 graus. Depois de um dia muitocansativo o banho de imersão deixa o corpo mais leve. Recomenda-se o uso deuma esponja, que deverá ser passada nos braços, pernas e em todo o corpo, poisajudará a limpar a pele em profundidade e ativará a circulação periférica.O banho de imersão com argila tem atuação terapêutica nos casos de rugas,acne, excesso de oleosidade, celulite, envelhecimento precoce, canso nosmembros inferiores e cansaço físico em geral.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->