Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
99Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Brincadeiras Rua

Brincadeiras Rua

Ratings:

4.5

(1)
|Views: 32,082|Likes:
Published by api-3711729

More info:

Published by: api-3711729 on Oct 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
BRINCADEIRAS DE RUA
ESCOLA
q
 JOGOS E BRINCADEIRASJOGOS E BRINCADEIRAS
q
ESCOLA98
 
O
s nomes podem até variar de um lugarpara outro, mas as brincadeiras populares estãopresentes em todo o país. De tão importantes, elassão estudadas por diversos pesquisadores e reunidasem dezenas de livros. Mais comuns no passadoou nas cidades menores, essas brincadeiras ensinamas crianças a aceitar derrotas e, claro, a vibrarcom as vitórias. Há opções para alunos a partirdos 4 anos, que já são capazes de seguir regras fáceis.Por volta de 6 ou 7 anos, jogos mais complicados,como a amarelinha, são sucesso garantido.
AMARELINHA, CABRA-CEGA,BARRA-MANTEIGA... BRINCADEIRASQUE DIVERTIAM VOCÊ, SEUSPAIS E AVÓS HOJE SÃO PARTEDA CULTURA POPULAR. QUE TALLEVÁ-LAS PARA A ESCOLA?
TEXTO:
CRISTIANE MARANGON
ILUSTRAÇÃO:
SUPPA
CONSULTORIA:
ALEXANDRE MORAES DE MELLO, DIRETOR DA ESCOLA DE EDUCAÇÃOFÍSICA E DESPORTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Diversãode antigamenteque aindahoje encanta
BRINCADEIRAS DE RUA
No sitewww.novaescola.com.br
Em vídeo,o professorde Ed. FísicaAlexandreMoraesde Melloexplica comoas brincadeirasde ruaajudam nodesenvolvimentopsicomotorda criança
 
 JOGOS E BRINCADEIRAS
q
ESCOLA1110
BRINCADEIRAS DE RUA
ELEFANTINHO COLORIDO
Azul, vermelho, verde, amarelo... Qualquer objeto com essas cores se transformaem pique. A atividade exige atenção e agilidade para correr e não ser pego
x
IDADE
A partir de 4 anos.
x
LOCAL
Ambiente espaçoso e colorido.
x
PARTICIPANTES
No mínimo três.
x
COMO BRINCAR
Uma criança é escolhida para comandar. Ela fica na frente das demaise diz: “Elefantinho colorido!” O grupo responde: “Que cor?” O comandante escolhe umacor e os demais saem correndo para tocar em algo que tenha aquela tonalidade. Sortede quem tiver a cor na roupa: já está no pique! Se o pegador encostar em uma criançaantes de ela chegar à cor, é capturada. O comandante tem de escolher uma cor que nãoestá num local de fácil acesso para dificultar o trabalho dos demais.Vence a brincadeira quem ficar por último.
3
ESTÁTUA
Vale fazer micagens e até cócegas em quem vira estátua.Vence quem ficar imóvel mesmo com tamanha provocação
x
IDADE
A partir de 4 anos.
x
LOCAL
Pátio.
x
PARTICIPANTES
No mínimo três.
x
COMO BRINCAR
Uma criança é eleita o líder.As demais andam livremente pelo pátioaté que ela diga: “1, 2, 3, estátua!”Nesse momento, elas param no lugarfazendo uma pose. O líder escolhe um colegae faz de tudo para que ele se mexa.Só não vale empurrar. Quem resistiràs caretas e cócegas ficando imóvelé declarado o vencedor e assumea posição de líder.
4
BALANÇA-CAIXÃO
Aqui entra corrida, agacha e levanta e até um esconde-esconde.A garotada ganha agilidade e capacidade de desenvolver os movimentos
x
IDADE
A partir de 4 anos.
x
LOCAL
Pátio ou outro espaço amplo com lugares para servir de esconderijo.
x
PARTICIPANTES
No mínimo três.
x
COMO BRINCAR
Um integrante do grupo é escolhido o rei e se senta em umacadeira ou em um muro baixo. Outro participante é eleito o servo.Ele se ajoelha de frente para o rei e apóia o rosto em seu colo. Os demaisformam uma fila atrás do servo, cada um apoiando a cara nas costas docompanheiro da frente. Todos recitam: “Balança, caixão / Balança você /Dá um tapa nas costas / E vai se esconder”. O último da fila dá um tapa nascostas do que está na sua frente e se esconde. Uma a uma, as crianças vãorepetindo essa ação até que todas estejam escondidas. É a vez, então, do servosair à procura dos colegas.Ganha quem for pego por último.A brincadeira recomeça com a escolhade outras crianças para representaros personagens.
x
LEMBRETE
Se o pátio da escolanão oferece cantinhos para agarotada se esconder, improvisemontando “trincheiras” com panosestendidos sobre cadeiras.
21
AGACHA-AGACHA
Nessa brincadeira de perseguição, a criançada corre, agacha e levanta,aperfeiçoando os movimentos
x
IDADE
A partir de 4 anos.
x
LOCAL
Pátio ou outro espaço amplo.
x
PARTICIPANTES
No mínimo três.
x
COMO BRINCAR
Uma criança é eleita o pegador. Para não serem apanhadas,as demais fogem e se agacham. Quando o pegador consegue tocar um colegaque está em pé, passa sua função a ele. Não há um vencedor.A brincadeira acaba quando as crianças se cansam.
ESCOLA
q
 JOGOS E BRINCADEIRAS
 
BRINCADEIRAS DE RUA
ESCOLA
q
 JOGOS E BRINCADEIRASJOGOS E BRINCADEIRAS
q
ESCOLA1312
7
CARACOL
Essa atividade é um ensaio paraa amarelinha. A meninada desenvolveo equilíbrio fazendo todoo percurso pulando com um pé só
x
IDADE
A partir de 5 anos.
x
LOCAL
Pátio.
x
MATERIAL
Giz para riscaro chão e pedrinhas.
x
PARTICIPANTES
No mínimo dois.
x
COMO BRINCAR
Depois de desenhadoo diagrama (
ao lado 
) no chão,as crianças determinam uma ordem entre elas.A primeira joga a sua pedrinha no número 1. O objetivoé percorrer todo o caracol pulando com um pé só em todas as casas – só não pode pisarnaquela em que está a pedrinha. Quando chega ao “céu”, ela descansa e retorna damesma maneira: pulando em cada casa até o número 1. Ela agacha, apanha a pedrinhae pula para fora do caracol. Para continuar a brincadeira, ela joga a pedrinhano número 2 e assim por diante. Ela não pode pisar ou jogar a pedrinhana risca nem atirá-la fora do diagrama. Se isso acontecer, perde a vez.Vence quem completar o percurso primeiro.
8
PASSA, PASSA TRÊS VEZES
Essa brincadeira é pura adivinhação. Mas, quem conhece o gosto dos colegas pode levarvantagem nessa hora
x
IDADE
A partir de 5 anos.
x
LOCAL
Pátio.
x
PARTICIPANTES
No mínimo cinco.
x
COMO BRINCAR
Em segredo, duas crianças definem um tema – frutas, por exemplo.Depois, escolhem qual fruta cada uma irá representar. Uma pode ser a uva e a outraa pêra. Elas dão as mãos formando um túnel por onde os colegas passam, um atrás dooutro, cantando: “Passa, passa três vezes / O último que ficar / Tem mulher e filhos /Que não pode sustentar”. Quando a música acaba, as duas crianças que formam o túnelabaixam os braços prendendo o colega que está passando naquele momento. Sem queos outros escutem, o que foi preso responde à pergunta: “Pêra ou uva?” Depois, ele saida fila e vai para trás do colega que representa a sua escolha. Ganha a brincadeiraquem tiver mais participantes atrás de si.
x
LEMBRETE
As crianças podem escolher, além de frutas, temas como brinquedos,cidades, cores e flores.
BARRA-MANTEIGA
A molecada vai correr a valer e trabalhar com um novo conceito de equipe, já que durante a brincadeira todomundo pode passar de um time para o outro
x
IDADE
A partir de 5 anos.
x
LOCAL
Pátio ou área com mais de 17 metros de comprimento.
x
PARTICIPANTES
No mínimo quatro.
x
COMO BRINCAR
Trace duas linhas paralelas distantes 15 metros (ou 15 passos) uma daoutra. Atrás dessas marcações ficam as crianças, divididas em dois grupos com o mesmonúmero de integrantes, umas de frente para as outras. Dado o sinal, um aluno do grupoescolhido para começar vai até o limite do outro time, onde estão todos com os braçosestendidos e com a palma da mão virada para cima, e recita: “Barra-manteiga / Na fuçada nega / Minha mãe / Mandou bater / Nesta daqui / Um, dois, três.”Ele bate na palma da mão de um doscolegas e foge para o seu território.O adversário tem de correr atrás delee tentar pegá-lo. Se isso acontecer,o desafiante é incorporado à equipeadversária. Caso contrário, é a vez dodesafiado fazer o mesmo com alguémdo outro time. A linha nunca deve serinvadida pelo perseguidor.Caso aconteça, ele é capturado.Vence o time que ficar com mais gente.
x
LEMBRETE
Se o número de crianças for ímpar,participe você também da atividade.
56
BATATA QUENTE
Para não “morrer” com a bola na mão, as crianças precisam se concentrare coordenar os movimentos ao ritmo da fala
x
IDADE
A partir de 5 anos.
x
LOCAL
Pátio.
x
MATERIAL
Bola.
x
PARTICIPANTES
No mínimo três.
x
COMO BRINCAR
O grupo fica em círculo, sentado ou em pé. Uma criança fica fora da roda, decostas ou com os olhos vendados, dizendo a frase: “Batata quente, quente, quente... queimou!”Enquanto isso, os demais vão passando a bola de mão em mão até ouvirem a palavra “queimou”.Quem estiver com a bola nesse momento sai da roda. Ganha o último que sobrar.
x
LEMBRETE
Uma opção é pedir para as crianças mudarem o ritmo com que dizem a frase. As queestão na roda têm de passar a bola de mão em mão mais rápido ou devagar, conforme a fala.

Activity (99)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Emilly Lopes added this note
como eu faço pra baixar , mas de graça ou salvar???????????
Emilly Lopes added this note
jjiuiu
Isabella Matos added this note
ameei voltei ao tempo de criança ^^
Zaca Chumlhak liked this
Vando Junior added this note
gostei dessa brincadeiras
kunquat liked this
Isabella Belmonth added this note
Que coisa nao tem as regras retiro tudo oqe eu disse nem tudo vai
Isabella Belmonth added this note
Tenho que fazer um trabalho sobre as brincadeiras recreativas e os jogos e achei o site certo para esse trabalho Obrigada

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->