Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
99Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Brincadeiras Rua

Brincadeiras Rua

Ratings:

4.5

(2)
|Views: 31,784 |Likes:
Published by api-3711729

More info:

Published by: api-3711729 on Oct 18, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
BRINCADEIRAS DE RUA
ESCOLA
q
 JOGOS E BRINCADEIRASJOGOS E BRINCADEIRAS
q
ESCOLA98
 
O
s nomes podem até variar de um lugarpara outro, mas as brincadeiras populares estãopresentes em todo o país. De tão importantes, elassão estudadas por diversos pesquisadores e reunidasem dezenas de livros. Mais comuns no passadoou nas cidades menores, essas brincadeiras ensinamas crianças a aceitar derrotas e, claro, a vibrarcom as vitórias. Há opções para alunos a partirdos 4 anos, que já são capazes de seguir regras fáceis.Por volta de 6 ou 7 anos, jogos mais complicados,como a amarelinha, são sucesso garantido.
AMARELINHA, CABRA-CEGA,BARRA-MANTEIGA... BRINCADEIRASQUE DIVERTIAM VOCÊ, SEUSPAIS E AVÓS HOJE SÃO PARTEDA CULTURA POPULAR. QUE TALLEVÁ-LAS PARA A ESCOLA?
TEXTO:
CRISTIANE MARANGON
ILUSTRAÇÃO:
SUPPA
CONSULTORIA:
ALEXANDRE MORAES DE MELLO, DIRETOR DA ESCOLA DE EDUCAÇÃOFÍSICA E DESPORTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Diversãode antigamenteque aindahoje encanta
BRINCADEIRAS DE RUA
No sitewww.novaescola.com.br
Em vídeo,o professorde Ed. FísicaAlexandreMoraesde Melloexplica comoas brincadeirasde ruaajudam nodesenvolvimentopsicomotorda criança
 
 JOGOS E BRINCADEIRAS
q
ESCOLA1110
BRINCADEIRAS DE RUA
ELEFANTINHO COLORIDO
Azul, vermelho, verde, amarelo... Qualquer objeto com essas cores se transformaem pique. A atividade exige atenção e agilidade para correr e não ser pego
x
IDADE
A partir de 4 anos.
x
LOCAL
Ambiente espaçoso e colorido.
x
PARTICIPANTES
No mínimo três.
x
COMO BRINCAR
Uma criança é escolhida para comandar. Ela fica na frente das demaise diz: “Elefantinho colorido!” O grupo responde: “Que cor?” O comandante escolhe umacor e os demais saem correndo para tocar em algo que tenha aquela tonalidade. Sortede quem tiver a cor na roupa: já está no pique! Se o pegador encostar em uma criançaantes de ela chegar à cor, é capturada. O comandante tem de escolher uma cor que nãoestá num local de fácil acesso para dificultar o trabalho dos demais.Vence a brincadeira quem ficar por último.
3
ESTÁTUA
Vale fazer micagens e até cócegas em quem vira estátua.Vence quem ficar imóvel mesmo com tamanha provocação
x
IDADE
A partir de 4 anos.
x
LOCAL
Pátio.
x
PARTICIPANTES
No mínimo três.
x
COMO BRINCAR
Uma criança é eleita o líder.As demais andam livremente pelo pátioaté que ela diga: “1, 2, 3, estátua!”Nesse momento, elas param no lugarfazendo uma pose. O líder escolhe um colegae faz de tudo para que ele se mexa.Só não vale empurrar. Quem resistiràs caretas e cócegas ficando imóvelé declarado o vencedor e assumea posição de líder.
4
BALANÇA-CAIXÃO
Aqui entra corrida, agacha e levanta e até um esconde-esconde.A garotada ganha agilidade e capacidade de desenvolver os movimentos
x
IDADE
A partir de 4 anos.
x
LOCAL
Pátio ou outro espaço amplo com lugares para servir de esconderijo.
x
PARTICIPANTES
No mínimo três.
x
COMO BRINCAR
Um integrante do grupo é escolhido o rei e se senta em umacadeira ou em um muro baixo. Outro participante é eleito o servo.Ele se ajoelha de frente para o rei e apóia o rosto em seu colo. Os demaisformam uma fila atrás do servo, cada um apoiando a cara nas costas docompanheiro da frente. Todos recitam: “Balança, caixão / Balança você /Dá um tapa nas costas / E vai se esconder”. O último da fila dá um tapa nascostas do que está na sua frente e se esconde. Uma a uma, as crianças vãorepetindo essa ação até que todas estejam escondidas. É a vez, então, do servosair à procura dos colegas.Ganha quem for pego por último.A brincadeira recomeça com a escolhade outras crianças para representaros personagens.
x
LEMBRETE
Se o pátio da escolanão oferece cantinhos para agarotada se esconder, improvisemontando “trincheiras” com panosestendidos sobre cadeiras.
21
AGACHA-AGACHA
Nessa brincadeira de perseguição, a criançada corre, agacha e levanta,aperfeiçoando os movimentos
x
IDADE
A partir de 4 anos.
x
LOCAL
Pátio ou outro espaço amplo.
x
PARTICIPANTES
No mínimo três.
x
COMO BRINCAR
Uma criança é eleita o pegador. Para não serem apanhadas,as demais fogem e se agacham. Quando o pegador consegue tocar um colegaque está em pé, passa sua função a ele. Não há um vencedor.A brincadeira acaba quando as crianças se cansam.
ESCOLA
q
 JOGOS E BRINCADEIRAS
 
BRINCADEIRAS DE RUA
ESCOLA
q
 JOGOS E BRINCADEIRASJOGOS E BRINCADEIRAS
q
ESCOLA1312
7
CARACOL
Essa atividade é um ensaio paraa amarelinha. A meninada desenvolveo equilíbrio fazendo todoo percurso pulando com um pé só
x
IDADE
A partir de 5 anos.
x
LOCAL
Pátio.
x
MATERIAL
Giz para riscaro chão e pedrinhas.
x
PARTICIPANTES
No mínimo dois.
x
COMO BRINCAR
Depois de desenhadoo diagrama (
ao lado 
) no chão,as crianças determinam uma ordem entre elas.A primeira joga a sua pedrinha no número 1. O objetivoé percorrer todo o caracol pulando com um pé só em todas as casas – só não pode pisarnaquela em que está a pedrinha. Quando chega ao “céu”, ela descansa e retorna damesma maneira: pulando em cada casa até o número 1. Ela agacha, apanha a pedrinhae pula para fora do caracol. Para continuar a brincadeira, ela joga a pedrinhano número 2 e assim por diante. Ela não pode pisar ou jogar a pedrinhana risca nem atirá-la fora do diagrama. Se isso acontecer, perde a vez.Vence quem completar o percurso primeiro.
8
PASSA, PASSA TRÊS VEZES
Essa brincadeira é pura adivinhação. Mas, quem conhece o gosto dos colegas pode levarvantagem nessa hora
x
IDADE
A partir de 5 anos.
x
LOCAL
Pátio.
x
PARTICIPANTES
No mínimo cinco.
x
COMO BRINCAR
Em segredo, duas crianças definem um tema – frutas, por exemplo.Depois, escolhem qual fruta cada uma irá representar. Uma pode ser a uva e a outraa pêra. Elas dão as mãos formando um túnel por onde os colegas passam, um atrás dooutro, cantando: “Passa, passa três vezes / O último que ficar / Tem mulher e filhos /Que não pode sustentar”. Quando a música acaba, as duas crianças que formam o túnelabaixam os braços prendendo o colega que está passando naquele momento. Sem queos outros escutem, o que foi preso responde à pergunta: “Pêra ou uva?” Depois, ele saida fila e vai para trás do colega que representa a sua escolha. Ganha a brincadeiraquem tiver mais participantes atrás de si.
x
LEMBRETE
As crianças podem escolher, além de frutas, temas como brinquedos,cidades, cores e flores.
BARRA-MANTEIGA
A molecada vai correr a valer e trabalhar com um novo conceito de equipe, já que durante a brincadeira todomundo pode passar de um time para o outro
x
IDADE
A partir de 5 anos.
x
LOCAL
Pátio ou área com mais de 17 metros de comprimento.
x
PARTICIPANTES
No mínimo quatro.
x
COMO BRINCAR
Trace duas linhas paralelas distantes 15 metros (ou 15 passos) uma daoutra. Atrás dessas marcações ficam as crianças, divididas em dois grupos com o mesmonúmero de integrantes, umas de frente para as outras. Dado o sinal, um aluno do grupoescolhido para começar vai até o limite do outro time, onde estão todos com os braçosestendidos e com a palma da mão virada para cima, e recita: “Barra-manteiga / Na fuçada nega / Minha mãe / Mandou bater / Nesta daqui / Um, dois, três.”Ele bate na palma da mão de um doscolegas e foge para o seu território.O adversário tem de correr atrás delee tentar pegá-lo. Se isso acontecer,o desafiante é incorporado à equipeadversária. Caso contrário, é a vez dodesafiado fazer o mesmo com alguémdo outro time. A linha nunca deve serinvadida pelo perseguidor.Caso aconteça, ele é capturado.Vence o time que ficar com mais gente.
x
LEMBRETE
Se o número de crianças for ímpar,participe você também da atividade.
56
BATATA QUENTE
Para não “morrer” com a bola na mão, as crianças precisam se concentrare coordenar os movimentos ao ritmo da fala
x
IDADE
A partir de 5 anos.
x
LOCAL
Pátio.
x
MATERIAL
Bola.
x
PARTICIPANTES
No mínimo três.
x
COMO BRINCAR
O grupo fica em círculo, sentado ou em pé. Uma criança fica fora da roda, decostas ou com os olhos vendados, dizendo a frase: “Batata quente, quente, quente... queimou!”Enquanto isso, os demais vão passando a bola de mão em mão até ouvirem a palavra “queimou”.Quem estiver com a bola nesse momento sai da roda. Ganha o último que sobrar.
x
LEMBRETE
Uma opção é pedir para as crianças mudarem o ritmo com que dizem a frase. As queestão na roda têm de passar a bola de mão em mão mais rápido ou devagar, conforme a fala.

Activity (99)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Zaca Chumlhak liked this
Emilly Lopes added this note
como eu faço pra baixar , mas de graça ou salvar???????????
Emilly Lopes added this note
jjiuiu
Pinguinzk liked this
Isabella Matos added this note
ameei voltei ao tempo de criança ^^
Aline Almeida liked this
Catarina Afonso liked this
Vando Junior added this note
gostei dessa brincadeiras

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->