Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
22Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Maçonaria - Um Informativo Para Quem não é Maçom

Maçonaria - Um Informativo Para Quem não é Maçom

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 4,180 |Likes:
Published by api-3850390

More info:

Published by: api-3850390 on Oct 19, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

03/18/2014

pdf

text

original

 
 “Maçonaria”
Um informativo para quem não é Maçom
Curitiba - PR, Julho de 2000.Atendendo a solicitação de algumas Grandes Lojas, que identificaram na presente monografia umaforma de esclarecer aqueles que si interessam pela maçonaria, a Confederação da Maçonaria Simbólica doBrasil, republica "Maçonaria - Um informativo para quem não é maçom", de autoria da Grande Loja doParaná.
Apresentação
Com o objetivo de prestar esclarecimentos àqueles que se interessam pela Ordem Maçônica, separando-a de tudo aquilo que falsamente lhe tem sido atribuído, mais das vezes com histórias fantásticas contadaspor pessoas estranhas a Ordem, somando idéias que soam aos ouvidos dos incautos como sendo entidadeanti-religiosa que pratica forma de atrocidades, etc.A Grande Loja do Paraná publica este manual, sob o título:
"MAÇONARIA - UM INFORMATIVOPARA QUEM NÃO É MAÇOM"
 Aqui o candidato encontrará os esclarecimentos que lhe proporcionarão uma visão da origem e dospropósitos da Ordem sem necessidade de opiniões alheias, e se realmente é o caminho que tem procuradopara realizar-se como homem cumpridor dos deveres para com Deus, Pátria e a Família.A Fraternidade de Maçons Antigos, Livres e Aceitos é a mais antiga irmandade e a mais conhecida emtodo o mundo.Literalmente, milhares de livros já foram escritos sobre a Maçonaria, todavia sua organização e suafilosofia são desconhecidas dos não iniciados.Este livrete foi preparado com o objetivo de apresentar informações corretas para esclarecer ao públicointeressado em conhecer a Maçonaria como ela realmente é.
1 - Esboço Histórico
Em sentido amplo, a história da Maçonaria pode ser dividida em três períodos: o antigo ou lendário; omedieval ou operativo e o moderno ou especulativo.Segundo alguns historiadores, do período antigo ou lendário, não se tem conhecimento sobre a suaorigem, alcança, mais ou menos, o século V antes de Cristo, com a construção do TEMPLO DESALOMÃO.No primeiro quartel do período medieval, os "Collegias Fabrorum" do Império Romano deram origemàs associações de artífices de mesmas profissões, e na Alemanha, tais entidades foram denominadas de"GUILDAS" de operários. As associações tinham por escopo guardar os segredos das profissões, e o faziamde modo a serem confiados a poucos, após um demorado tempo de aprendizado.
 
Naquela época, os trabalhadores, reunidos em associações ou Guildas, tinham seus serviços contratadospara construção de palácios, catedrais, mausoléus, pontes, etc.Os maçons da idade lendária e medieval são tidos pêlos historiadores como maçons operativos,designação oriunda do trabalho manual de muitos, enquanto o trabalho intelectual era privilégio de poucos.O período moderno ou especulativo surgiu durante o século XVII, quando a construção de catedraisestava em declínio, o que levou muitas GUILDAS de talhadores de pedra a aceitar, como membros, pessoasde letras eruditas, que deram outro rumo à Maçonaria, tornando-a especulativa.Como não eram profissionais da arte da construção, foram rotulados de "maçons aceitos".Como resultado dessa evolução importante, teve início a MAÇONARIA, tal como é hoje conhecida.Em 1717, quatro Lojas Maçônicas, que se reuniam em Londres - Inglaterra, formaram a primeira GrandeLoja do Mundo, a qual passou a credenciar outras Lojas e Grandes Lojas em muitos países.O erro da maior parte dos escritores maçônicos consiste na tentativa de basear a história da Instituiçãoem seu simbolismo. No entanto, a história da Maçonaria, como a história do mundo, tem a sua base natradição.Com freqüência, os maçons classificam a Maçonaria de "Instituição Milenar", porque fazem remontarsuas origens a tempos que se perdem na curva enevoada do passado. Contudo, os primórdios da Maçonariasão obscuros, bem como parte de sua história.
2 - A Maçonaria no Mundo
Há, aproximadamente, 10 milhões de Maçons distribuídos por mais de 150 Grandes Lojas existentespelo mundo. Destas, 27 Grandes Lojas no Brasil congregam mais de 80.000 maçons. Confrontando onúmero de Maçons existentes no mundo, com a população inteira do globo, tem-se uma idéia do grau deseletividade adotado para o ingresso na Ordem Maçônica. Embora sejamos a maior fraternidade do mundo,não igualamos, em número de adeptos, a qualquer uma das religiões menos difundidas. A força daMaçonaria está na seleção de seus integrantes, escolhidos entre os cidadãos mais expressivos de todos ossegmentos da sociedade organizada, irmanados num mesmo sentimento de unidade em torno dos ideaismais elevados da Humanidade, sem fronteiras de raça, cor ou credo
3 - A Maçonaria no Brasil
Em nosso País, as primeiras Lojas Maçônicas foram formadas por brasileiros que voltavam da Europa,após concluírem seus estudos superiores, permanecendo até o século XIX sem ligação com qualquerInstituição Maçônica.Não existem registros históricos confiáveis sobre essas Lojas Maçônicas, todas formadas com objetivospolíticos, pelo que, a rigor, pode-se afirmar que não existiam Lojas Maçônicas no sentido amplo da palavra.Apenas a partir de 1822, que a Maçonaria passou a funcionar como tal em nosso País. Não é objetivo destelivrete entrar em detalhes da história da Maçonaria brasileira, as bibliotecas e livrarias estão bem providasde material informativo sobre o desenvolvimento da fraternidade no Brasil.
4 - O Que é Maçonaria
Maçonaria é um movimento filosófico, educativo, filantrópico e progressista que adota a investigaçãoda Verdade, em regime de plena liberdade.
 
Ela é, portanto, uma sociedade formada por livres pensadores, amantes da cultura moral.Intelectualmente, este é o seu papel principal, e este caráter explica, em grande parte o notável sucesso queconseguiu.Os ensinamentos maçônicos são ministrados através de rituais que, contém princípios de todas as"Artes Iniciáticas", como o hermetismo, a cabala, o simbolismo, além dos conceitos tradicionais sobre ascores, os números e as lendas antigas.Nos ritos maçônicos fundem-se o simbolismo das Iniciações primitivas, os ensinamentos Rosa-Cruzesdos antigos filósofos, do pitagorismo, dos templários, do judaísmo, do cristianismo, etc., daí a sua riquezafora do comum, se comparada a outras instituições fraternas.Em resumo, a Maçonaria é uma escola de sabedoria.A admissão na Ordem Maçônica não é, pois, um fim, é um começo, um começo maravilhoso, mas queexige muito trabalho e dedicação.A Maçonaria é uma instituição que conserva bem viva certas tradições muito antigas de ensinamentosmístico - iniciáticas compostos de rituais simbólicos e de alegorias. O que nela domina é o princípio detolerância para com as doutrinas religiosas e políticas, porque a Maçonaria está acima e fora das rivalidadesque as coloca em conflito.
Seus lemas fundamentais são:Liberdade
- porque o homem que venceu a si mesmo liberta-se da opressão que o escraviza.
Igualdade
- porque a Maçonaria reconhece que todos os homens nascem iguais. As principaisdistinções que admite são o mérito, o talento, a sabedoria, a virtude e o trabalho, de cada um.
Fraternidade
-porque a Maçonaria aspira que a compreensão reine entre seus adeptos; a Fraternidadediminui os males dos povos e aumenta a compreensão e o respeito entre os homens.Sob este prisma, ela pode ser definida de muitas maneiras, mas uma descrição resumida poderia dizerque é uma sociedade destinada ao esforço conjunto de todos, na busca do aperfeiçoamento individual, umafraternidade dedicada ao aprendizado e ao culto da arte de viver e à construção do caráter.Não é um clube, nem uma companhia de seguros ou de socorro mútuo. Não é uma organizaçãodestinada a patrocinar fóruns de debates políticos e reformas sociais, e o lucro material não está entre seusobjetivos, embora os membros da Fraternidade realmente participem de muitos serviços de caridade e obrasassistenciais.Os princípios da Maçonaria são publicamente aclamados, compreendendo: Amor Fraternal, Assistênciae Lealdade. Em seus ensinamentos são enfatizados os postulados da mais elevada moral e a prática dasvirtudes cardeais, proclamadas em todas as eras:Temperança, Fortaleza, Prudência, Justiça, Fé, Esperança e Caridade. Seus princípios éticos podem seraceitos por todos os homens de bem, e a tolerância para com seus semelhantes é assumida por todos osmembros.
5 - A Loja Maçônica
A Célula básica de toda GRANDE LOJA é a Loja Maçônica, chamada por seus membros de "LojaSimbólica". E onde a Maçonaria atua a nível local, sob a jurisdição de sua GRANDE LOJA. E ali que oMaçom recebe suas instruções, e é nela que são recebidos todos os pedidos de admissão à Maçonaria e ondesão conferidos os graus maçônicos.Em suma, é o lugar ou a reunião em que se congregam os Maçons para um trabalho específico.

Activity (22)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Will Patrik added this note
foi muito bom saber sobre os maçons,pois ainda não achei o meu lugar .e lendo sobre os maçons pude constatar que era o que eu estava procurando pois desde que me lembro parece que tenho lembranças de lugares cavaleiros e tudo que envolve a maçonaria e que me intrigava muito ,mas parece que lendo sobre os maçons parece que é como se ja estivesse vivido isso . quero fazer parte tambem disso.
Jefferson Lima added this note
Queria saber se posso ser um membro? estou com muita vontade de conhece-los se houver alguma possibilidade favor entrar em contato com meu e-mail
Cesar Mauricio Prestes added this note
QUALQUER INSTITUIÇÃO QUE PERMITA A BUSCA DA VERDADE, É UMA INSTITUIÇÃO IMPORTANTE. AÍ DAQUELE QUE IMPRIME SUA MAGOA E INVEJA DIANTE DAQUELES QUE BUSCAM A SUA VERDADE INTERIOR. A POBREZA ESPIRITUAL DAQUELES QUE PERDERAM A ESPERANÇA NOS HOMENS, SE TORNA UMA CICATRIZ DOLOROSA QUE ACOMPANHA O INDIVIDUO ATÉ O FIM DA VIDA. A RELIGIÃO ESTÁ DENTRO DE CADA UM, POIS SOMOS A FAGULHA MATERIAL LIGADA A DEUS.
Camyla Wojcik liked this
secapimenteiro liked this
Luiz Müller liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->