Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Riscos Ambientais

Riscos Ambientais

Ratings: (0)|Views: 717 |Likes:
Published by Eduardo Morais

More info:

Published by: Eduardo Morais on Nov 19, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/03/2013

pdf

text

original

 
SUMARIO
INTRODUÇÃOPG.04DESENVOLVIMENTOPG.05CONCLUSÃOPG.07ANEXOPG.08REFERENCIA BIBLIOGRAFICAPG.09
 
04INTRODUÇÃO
ESTE TRABALHO TENDE EM MOSTRAR INFORMÕES SOBRE OS RISCOSAMBIENTAIS, COM ARTIGOS QUE RELACIONEM A SAUDE E SEGURANÇA. TAMBEMEXEMPLIFICA O QUE É RISCOS AMBIENTAIS, QUAIS SUAS FUNÇÕES, QUAIS DANOSPODEM TRAZER A SAUDE ALEM DE ANEXADAS IMAGENS SOBRE OS RISCOSAMBIENTAIS.
 
05DESENVOLVIMENTO
RISCOS AMBIENTAIS
São considerados riscos ambientais os agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicose de acidentes/mecânicos que possam trazer ou ocasionar danos à saúde do trabalhador nos ambientes de trabalho, em função de sua natureza, concentração, intensidade etempo de exposição ao agente.
Riscos físicosVibração:
produzida por máquinas e equipamentos específicos, com o passar do tempo esem a devida proteção, o trabalhador poderá sofrer danos nas articulações, dores nacoluna, disfunção renal e circulatória.
Radiação:
a ultravioleta, provocada por soldas elétricas, por exemplo, pode ocasionar lesões oculares e queimaduras. As ionizantes, advindas de materiais radioativos, podemprovocar anemias, leucemia e até outros tipos de câncer.
Ruído:
em níveis excessivos, os ruídos advindos no local de trabalho, ao longo do tempopodem provocar alterações auditivas, que vão desde a perda parcial até a surdez total.
Temperaturas Extremas:
 
Calor:
Os trabalhadores expostos a atividades de fundição, siderurgia, indústrias de vidroa céu aberto e outras, são os mais propensos a problemas como insolação, intermação,imbras e, em alguns casos, problemas com o cristalino do globo ocular, maisconhecidos como catarata.
Frio
: Os casos mais comuns de doenças que se destacam pela ação do frio são asqueimaduras pelo frio, gripes, inflamões das amígdalas e da laringe, resfriados,algumas alergias, congelamento nos pés e mãos e problemas circulatórios.
Umidade
: As atividades ou operações executadas em locais alagados ou encharcados,com umidade excessiva, podeo ser capazes de produzir danos à saúde dostrabalhadores, como frieiras e micoses, dentre outras
Riscos biológicos
São microorganismos – fungos, vírus, bactérias, parasitas, bacilos , protozoários - Essesagentes biológicos são visíveis apenas ao microscópio, sendo capazes de produzir doenças, deterioração de alimentos, mau cheiro, etc....Apresentam muita facilidade de reprodução, além de contarem com diversos processosde transmissão.Os casos mais comuns de manifestação são:
-
Nos ferimentos e machucados podem provocar infecção por tétano;
-
Hepatite, tuberculose, micoses da pele, etc... que pode ser levados por funcionárioscontaminados para o ambiente de trabalho;
-
Diarréias causadas pela falta de asseio e higiene em ambiente de alimentação;
Riscos ergonômicos
A Organização Internacional do Trabalho define ergonomia como a “aplicão dasciências biológicas humanas em conjunto com os recursos e técnicas da engenharia paraalcançar o ajustamento mútuo, ideal entre o homem e seu trabalho e cujos resultados semedem em termos de eficiência humana e bem-estar no trabalho.”São exemplos de agentes ergonômicos: sono, fadiga, posição do corpo na execução dastarefas, monotonia, ritmo e jornada de trabalho, tarefas repetitivas, móveis e ferramentasinadequados, entre outros.

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->