Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword or section
Like this
45Activity
×

Table Of Contents

0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Texto - Direito Constitucional - Aulas - Lfg - Marcelo Novelino - 2007

Texto - Direito Constitucional - Aulas - Lfg - Marcelo Novelino - 2007

Ratings: (0)|Views: 20,997|Likes:
Published by JorgeGoncalvesUAL

More info:

categoriesBusiness/Law
Published by: JorgeGoncalvesUAL on Nov 19, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

11/18/2013

pdf

text

original

 
1ª Aula – 10/08/07 A CONSTITUIÇÃO:
- Sociológica
- Política
FUNDAMENTOS
- Jurídica- Naturalista
1)Constituição de Fundamento Sociológico:
Esta classificação tem como principal expoente FERDINAND LASSALE, que busca o fundamento daconstituição
na Sociologia.Segundo Lassale, existe 1 Constituição ESCRITA OU JURÍDICA e, ao lado desta, existe umaconstituição chamada REAL OU EFETIVA. Caso haja um conflito, qual das 2 constituições prevalece?R: PARA LASSALE, a Constituição Real sempre irá prevalecer sobre a Constituição Escrita. Porque aconstituição escrita só tem alguma validade quando corresponde à Realidade.Constituição Real ou Efetiva é a soma dos fatores reais do poder que regem uma determinadaNação.Na concepção de Lassale, se a Constituição Escrita não correspondesse à Realidade, ela não passaria de uma “Folha de Papel”. Ela só teria alguma validade se correspondesse à realidade.2) Constituição Política:
O Principal Defensor dessa concepção de Constituição é CARL SCHMITT.Ele fez uma obra,chamada (?) nesta obra,Carl fala em 2 conceitos para a Constituição:
- Conceito Absoluto de Constituiçãoe - Conceito Relativo deConstituição.Conceito Absoluto de Constituição = é a Constituição Propriamente Dita + Leis Constitucionais quefazem parte do conceito relativo de constituição.Constituição Propriamente Dita = a constituição é apenas aquilo que decorre de uma“decisão política” fundamental que a antecede. Ela também é chamada de Teoria Decisionista.(Caiu na prova da ESAF/2007)Quais os Direitos que decorrem de uma decisão política?R: Direitos Fundamentais, Forma de Organização do Estado e a Relação entre os Poderes. Tudo issofaz parte de uma decisão política fundamental.Para Schmitt, todo o restante seriam leis constitucionais.CONSTITUIÇÃO = Conceito Material  X LEIS CONSTITUCIONAIS = Conceito Formal de Constituição As Leis Constitucionais são constitucionais porque está ali dentro, na constituição. Porque seestivesse em outro código, teria outra natureza que não a de Constituição.3) Concepção Jurídica:Esta concepção era defendida por HANS KELSEN e KONRAD HESSE.Cada um tem a sua teoria, e elas não são idênticas. Mas, ambos adotaram essa concepção.
PARA HANS KENSEN – a Constituição não precisa se socorrer da Sociologia nem da Política para buscar o seu fundamento, pois ele se encontra no próprio Direito (Constituição = conjunto denormas como as demais leis).
Kelsen entende que há 2 tipos de constituição:
 
2
 
Constituição em Sentido Lógico Jurídico
-
Constituição em Sentido Jurídico Positivo
 A Constituição Lógico Jurídico é a norma fundamental hipotética. É norma fundamenta porque ela será o fundamento da CF/88 em sentido lógico jurídico. E é hipotética porque é norma pressuposta (não é norma posta). Ela é composta de apenas 1 artigo, qual seja: “Todos devemobedecer a Constituição”.
 A Constituição em Sentido Jurídico Positivo é a constituição propriamente dita.
 A Teoria do KONRAD HESSE é dividida: ele fez uma palestra que depois se tornou um livro.Esse livro foi traduzido pelo Ministro Gilmar Mendes, que muito se utiliza dele em seus julgamentos.
Ex.: Relativização da Coisa Julgada – Fundamento = Preservação da Força Normativa daConstituição (que é um dos fundamentos do Konrad Hesse).Sobre este tema, há um livro excepcional: A Força Normativa da Constituição.
Na prova, deve-se contrapor a teoria do Konrad Hesse com a do Ferdinand Lassale. Ela foi feita para rebater a teoria de Lassale.
O Lassale defende que a Constituição Real prevalece sobre a escrita.
 Já Konrad Hesse entende que se a Constituição Escrita tem apenas essa função de reafirmar oque ocorre na realidade, isso é muito pouco. Porque ela também tem a função de conformar e readaptar a realidade segundo a sua norma.
Segundo Konrad Hesse, a Constituição possui uma “Força Normativa” capaz de conformar arealidade, para isso, basta que haja “vontade de constituição”, e não apenas “vontade de poder”.4) Concepção Culturalista:
Porque busca na cultura de um povo o fundamento da Constituição. Aqui, não há qualquer expoente para defendê- la. A constituição tem um aspecto sociológico, político e jurídico, ou seja, éa junção das 3 concepções anteriores. Ela remete a um conceito de constituição total, a constituiçãoda sociedade. Ao mesmo tempo, a Constituição é condicionada pela realidade e pela cultura deum determinado povo, ela também é condicionante desta cultura.
Qual é o papel que a Constituição deve adotar em umasociedade? R: A resposta se refere às Concepções quanto aoPapel de Constituição:
-
Constituição Lei 
-
Constituição Fundamento (ou Total, segundo o TJMG)
-
Constituição Moldura
O critério é: a liberdade da constituição, quanto a sua CONFORMAÇÃO frente ao Legislador e aosCidadãos.Dependendo dessa liberdade de conformação é que teremos os 3 papéis acima.
* Constituição Lei = a constituição é uma lei como outro qualquer, e não possui supremacia sobre asdemais leis. Como não tem supremacia, ela não tem poder de conformação sobre o legislador. Então, que papel ela desempenha?
Ex.: Ela serve apenas como uma Diretriz para a atuação do legislador. E uma diretriz sem caráter vinculante e sem caráter obrigatório. Serviria apenas como diretriz, como conselho para o legislador.Isso já foi aplicado no Brasil?
R: No Direito Romano sim. Porque o que era supremo era o Direito Civil, nesta época, e oDireito Penal também. Hoje, na Alemanha, não existe relação de subordinação entre o Direito Públicoe o Direito Privado, como se fossem direitos distintos e autônomos.
Mas, numa constituição rígida como a nossa, essa concepção de Constituição Lei não temfundamento.
* Constituição Fundamento = a liberdade de conformação do legislador éextremamente limitada pela constituição. Cabe ao legislador apenas regulamentar aquilo que está consagrado na Constituição. Ela deixa um espaço pequeno de criação para o legislador. Aconstituição seria o fundamento, não só para as atividades do Estado, mas de toda a sociedade. Daí o nome de “Constituição Total”.
Ex.: Previsão Legal sobre o Colégio Pedro II.

Activity (45)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Gustavo Silva liked this
Santos Gaby liked this
Babiru liked this
Gi Bonatti liked this
nestorcastilho liked this
Josiele Paranhos liked this
phill33 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->