Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
virgula

virgula

Ratings: (0)|Views: 46|Likes:

More info:

Published by: Paulo Lóssio Corrêa on Nov 21, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/12/2012

pdf

text

original

 
 
GE270807AC/ CN/ AB
 
NÍVEIS DE LINGUAGEM: EMPREGO DAS PALAVRAS
Frente: 03Aula: 22
Fale conosco
www.portalimpacto.com.br
Prof: JOANA VIEIRA
Pontuação é o recurso que permite, através deum conjunto sistematizado de sinais gráficos e nãográficos, expressar na língua escrita um espectro dematizes rítmicas e melódicas características da línguafalada. No intuito de suprir esta lacuna e tentaraproximar a escrita da variedade da elocução oral,recorre-se à pontuação.
PONTUAÇÃO: AS DIFERENÇAS DE SENTIDO
Além da ordem dos termos, a pontuação éfundamental para que o efeito do sentido se façacoerentemente compreensível:“Pontuar bem é ter visão clara da estrutura dopensamento e da frase. Pontuar bem é governar asrédeas da frase. Pontuar bem é ter ordem no pensar ena expressão”, afirma
Celso Luft
. O emprego dapontuação tem importância fundamental na expressãodo pensamento. Há casos em que o uso da pontuaçãopode alterar completamente o sentido da frase.
Observe
:
Acorda Brasil.
(anúncio publicitário)
Acorda, Brasil.
No primeiro caso, faz-se uma afirmação, emque o termo Brasil exerce a função de sujeito: o Brasilacorda, desperta para alguma coisa. Já no segundoexemplo, Brasil é vocativo; o sentido da frase passa aser um apelo, uma exortação para que o Brasildesperte e passe a se preocupar com certos problemas.Veja agora este outro texto:Viu como a vírgula é importante?
Questão de Pontuação
Todo mundo aceita que ao homemcabe pontuar a própria vida:que viva em ponto de exclamação(dizem: tem alma dionisíaca);viva em ponto de interrogação(foi filosofia, ora é poesia);viva equilibrando-se entre vírgulase sem pontuação (na política):o homem só não aceita do homemque use a só pontuação fatal:que use, na frase que ele viveo inevitável ponto final.
Pontuação
Todos sabemos da importância da pontuação para a corretae precisa expressão do pensamento, principalmente nalíngua escrita. O seguinte texto revela isso de modoeloqüente:"Um homem rico estava muito mal de saúde. Pediu caneta epapel e escreveu assim:'Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamaisserá paga a conta do alfaiate nada aos pobres'.Morreu antes de fazer a pontuação. Afinal, a quem ele deixoua fortuna? Eram quatro concorrentes: a irmã, o sobrinho, oalfaiate e os pobres. O escrito chegou às mãos deles e cadaum fez a pontuação que lhe conveio, como veremos a seguir:O sobrinho fez a seguinte pontuação: 'Deixo meus bens àminha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a contado alfaiate. Nada aos pobres'.A irmã chegou em seguida. Pontuou assim: 'Deixo meusbens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga aconta do alfaiate. Nada aos pobres'.O alfaiate pediu cópia do original. Puxou a brasa para a suasardinha: 'Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meusobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aospobres'.Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido,fez esta leitura: 'Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meusobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aospobres'.Assim é a vida. Nós é que colocamos os pontos. E isso faz adiferença."

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->