Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
6Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
MANDALAS -MATÉRIA

MANDALAS -MATÉRIA

Ratings: (0)|Views: 141 |Likes:
Published by larocca_caroline
Mandalas e seus significados.
Mandalas e seus significados.

More info:

Categories:Types, Graphic Art
Published by: larocca_caroline on Nov 23, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/12/2013

pdf

text

original

 
Ao analisar algumas Mandalas Artesanais, é possível verificar a presença de muitossímbolos conhecidos e que juntos criam uma vibração própria, mas que, individualmenteestão inseridos em uma simboligia universal.A seguir, a simbolgia esotérica de algumas formas muito utilizadas: 
Círculo
Arquétipo da totalidade e da eternidade. Representa a perfeição divina e perpetuidade de Deus. O círculo ou disco é emblema de tipo solar. Juntoà roda e à esfera, simboliza também o dinamismo psíquico, o mundo manifestado, aunidade interna da matéria, tudo que é preciso e regular; a harmonia universal. Simples: oinfinito, o universo, a totalidade; com ponto no cento: a primeira manifestação do princípiocriativo divino; dividido (por uma reta horizontal): a primeira divisão do Princípio Divinoem duas polaridades opostas e complementares (masculina e feminina); com cruz nointerior: o momento da criação, quando o princípio masculino impregna o feminino; com
 
triângulo no interior: o princípio espiritual ou ternário dentro da totalidade; com quadradono interior: o princípio material ou quaternário dentro da totalidade.
Coração
Um dos mais importantes e universais símbolos esotéricos. Verdadeira sede da inteligência, já que a ele corresponde o cálido e luminoso Sol (ao cérebro corresponde a luz fria erefletida da Lua). Por outro lado, a importância do amor, na mística, reside no fato de queele se expressa por meio do coração. Amar é acionar a força de um centro (o coração), oqual estimula e impulsiona os outros centros. Dessa forma, o coração é o símbolo magno doamor, iluminação espiritual e felicidade.
 
Cruz
Em todas as culturas, seu significado arquetípico é o da união dos opostos: o eixo vertical(masculino) e o eixo horizontal (feminino). No cristianismo, é o emblema máximo. Para ateosofia, traz a idéia do homem regenerado, aquele que conseguiu integraharmoniosamente suas duas partes e que, “crucificado” como mortal, renasce como imortal. Na simbologia rosa-cruz, evoca os quaro reinos da natureza. Como símbolo da “Árvore daVida”, representa o “eixo do mundo”: a ponte ou escada através da qual a alma pode chegar a Deus.
 
Espiral
Um dos mais importantes símbolos universais, a espiral representa o arquétipo do cosmos,e simboliza o processo evolutivo do universo. No sistema hieroglífico egípcio, a espiraldenota as formas cósmicas em movimento, ou a relação entre a unidade e a multiplicidade,entre o centro e o círculo.
Pentagrama
imagem extraída do site Teoria da ConspiraçãoSímbolo de Vênus, rege o feminino. (Observando o céu e anotando a posição da “EstrelaMatutina” durante 8 anos, o traçado do chamado “período sinódico” de Vênus forma umPentagrama [período sinódico é o tempo que um planeta leva para retornar a uma mesma posição em relação ao sol por um observador na Terra – observe o desenho ao lado]).Também é símbolo do microcosmo, revelando a sua analogia e identidade com o universoou macrocosmo. Suas cinco pontas representam: a superior, a cabeça, as laterais, os dois

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->