Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
6Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
CONHECIMENTOS BÁSICOS EM ENFERMAGEM-PCCU-resultados

CONHECIMENTOS BÁSICOS EM ENFERMAGEM-PCCU-resultados

Ratings: (0)|Views: 356|Likes:

More info:

Categories:Types, Research
Published by: Iriz Marinho Correa Rodrigues on Nov 27, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

04/24/2014

pdf

text

original

 
 RESULTADOS DE PCCU-PREVENTIVOOU  PAPANICOLAU CONHECIMENTOS BÁSICOS EM ENFERMAGEM 
 
PAPANICOLAU OU PREVENTIVO DO COLO UTERINO-PCCU1-Definição:
É o exame que previne o câncer de colo uterino.Deve ser feito em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, por pelo menos uma vez ao ano.Se o resultado do exame der negativado por três anos consecutivos, a mulher pode realizá-lode 3 em 3 anos. É fundamentado na coleta de material do colo uterino para exame em laboratório.É um exame simples e barato, e eficaz, oferecido pelas unidades básicas de saúde dosmunicípios – O ministério da saúde dá sa diretizes para o funcionamento do Programa de PCCU, eestá inserido no Programa da Saúde da mulher.Foi fundamentado pelo Dr. George Papanicolau em 1940. Este exame pode detectar doençasque surgem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não consiste tãosomente em diagnosticar a patologia, mas serve inicialmente para detectar o risco de uma mulher vir a ser acometida de câncer.(C.A de colo uterino).
2- Grupos que irão fazer o exame:
As mulheres que estão (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e quetenham colo de útero devem submeter-se ao exame, todo ano.A realização de vezes do exame será orientada depois pelo profissional médico, de acordocom os resultados.
3- Fatores de risco para desenvolver o câncer de colo de útero:
 Mas precoce que for a atividade sexual, mero aumentado de parceiros sexuais,multiparidade (vários filhos tidos), antecedentes de doença sexualmente transmissível(DST) e aausência de higiene pessoal.Deve ser feito, pelo menos, uma semana anterior a menstruação.Deve-se orientar a paciente/cliente a não realizar duchas vaginais, colocação de cremes vaginais erelações sexuais três dias antes do exame.O exame ginecológico realizado pelo profissional que pode ser médico, bioquímico, biomédico, farmacêutico, e profissionais de enfermagem, consiste do exame e palpação das mamase depois o exame de Papanicolau.
4- Procedimento para a realização:
1.Explica-se a paciente/cliente;2.Realiza-se o exame das mamas;
 
3.Faz-se exame externo da vulva e após se introduz um instrumento por nome deespéculo pelo canal vaginal para que se possa visualiza-lo e ao colo do útero (partefinal do útero, e procede-se a coleta células para exame microscópico).
5- Resultado:
O resultado deve ser interpretado pelo médico que deve informar à paciente. O Papanicolautambém determina algumas condições de saúde do corpo como nível hormonal, doenças da vagina edo colo do útero.
5.1- Resultado: Inflamação:Comentários Técnicos:
Função da inflamação- ativar , estimular o sistema imunilógico, quandoocorre invasão por determinados elementos nocivos-bactérias , vírus e outros. Porém temos umaimportante função da inflamação que é atuar na cicatrização. A cicatrização só ocorre quando háresposta inflamatória nolocal da lesão , e essa resposta que se dá pela produção de nova pele dolocal afetado , que fará a cobertura do local machucado.Temos a inflamação por meios naturais que ocorre quando há relação sexual e o atrito do pênis na vagina durante arelação sexual causa micro-lesões, microfissuras, para cicatrizá-los ocorreainflamação. A outroa causa é a produção de progesterona que ocorre na 2ª fase do ciclo menstrual ,deixando a mucosa vaginal fina e delicada , que juntamente com outros mecanismos de regulaçãoda flora vaginal , vai resultar em inflamação local, esses caos não se trata pois são consideradosfisiológicos.
Metaplasia escamosa: (classe I)-NegativoComentários técnicos:
A metaplasia escamosa do colo uterino quer dizer que é a substituição

Activity (6)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 thousand reads
1 hundred reads
Viviane Ferraz liked this
Rahyssa Marques liked this
Larissa De Assis liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->