Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
116Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
As Deusas Gregas

As Deusas Gregas

Ratings:

4.0

(6)
|Views: 87,841 |Likes:
Published by Max.Kholleir

More info:

Published by: Max.Kholleir on Oct 23, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/16/2013

pdf

text

original

 
 As Deusas Gregas
 Hera -
Além de irmã de Zeus, também foi a sua mulher oficial.Protetora do matrimônio, extremamente ciumenta, buscava castigaras mulheres pelas quais Zeus se apaixonava.Não perdoava aqueles(as) que a ofendiam. As mulheres casadasinvocavam o seu auxílio no momento do parto. Em algumas cidades,Ilítia ou Eileithyia, a divindade consagrada a esse acontecimento,identificava-se com a própria Hera, em outras como sua filha. Osromanos tratavam Hera como Juno.
Héstia -
Deusa dos laços familiares, simbolizada pelo fogo da lareira.Cortejada por Possêidon e Apolo, jurou virgindade perante Zeus;embora não apareça com frequência nas histórias mitológicas, eraadmirada por todos os deuses. Quando os gregos fundavam cidadesfora da Grécia, levavam o fogo da lareira como símbolo da ligaçãocom a terra mater. Em Roma era cultuada como Vesta; suassacerdotisas eram chamadas vestais, e faziam voto de castidade.
Deméter -
Deusa da terra fértil, dos campos e dos cereais,especialmente do trigo. Era uma das deusas mais antigas, associadaa Géia e à sua própria mãe Réia. Seu culto era praticado em diversasregiões do mundo helênico, onde assumia os nomes de Cibeles(Frígia), Ísis (Egito) e Ceres (Roma).
Ártemis -
Deusa das florestas, da caça e dos animais selvagens. Emalgumas cidades era a deusa da fertilidade e do nascimento dascrianças; também era considerada a divindade da luminosidade lunar,e protetora da juventude feminina.Existiam contradições nos papéis a ela atribuídos. Ao mesmo tempoem que era a deusa da caça, protegia os animais, especialmente oscervos; embora fosse virgem, virtude que foi defendida em váriosmitos, protegia os partos.Era descrita como uma mulher alta, que se destacava das ninfas quea acompanhavam; portava arco e flecha, e era rodeada por umamatilha. Também é representada com cabelo preso e seios à mostra.Em Roma era venerada como Diana.
Atena -
Deusa da sabedoria, indústria, justiça, guerra e artes. Erafilha somente de Zeus, que ao sentir uma terrível dor de cabeça,pediu a Hefesto, deus do fogo e padroeiro dos artesãos, lhe abrisse ocrânio; então, dele saltou Atena, já adulta. Atena teria sido concebidapor Métis, a antiga deusa da prudência, que em alguns mitos foi aprimeira mulher de Zeus, porém havia uma profecia de que a criança

Activity (116)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
1 hundred thousand reads
Gabriela Belini liked this
Flora Alice added this note
Esta faltando DEUSAS, mas gostei, bom d+!!
Carolina Brito liked this
Diego Gil Martins added this note
Muito bom. Parabéns...
Uitamara Santos liked this
Santi Savoretti liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->