Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
70Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Trigonometria Exercicios Resolvidos

Trigonometria Exercicios Resolvidos

Ratings: (0)|Views: 27,495 |Likes:
Published by trigono_metria

More info:

Published by: trigono_metria on Dec 06, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/15/2013

pdf

text

original

 
A Trigonometria 
está presente em diversas situações cotidianas, sendoconsiderada um dos mais antigos estudos da humanidade. A relação das medidas decomprimento com os valores dos ângulos surgiu da necessidade de calcular distânciasinacessíveis, sendo os estudos relacionados à Astronomia, Agrimensura e Navegação osprimeiros a usarem as relações trigonométricas. A Trigonometria (trigono: triângulo emetria: medidas) é o estudo da Matemática responsável pela relação existente entre oslados e os ângulos de um triângulo. Nos triângulos retângulos (possuem um ângulo de90º), as relações constituem os chamados ângulos notáveis, 30º, 45º e 60º que possuemvalores constantes representados pelas relações seno, cosseno e tangente. Nostriângulos que não possuem ângulo reto, as condições são adaptadas na busca pelarelação entre os ângulos e os lados.Os estudos iniciais estão relacionados aos povos babilônicos e egípcios, sendodesenvolvidos pelos gregos e indianos. Através da prática, conseguiram criar situaçõesde medição de distâncias inacessíveis. Hiparco de Niceia (190 a.C – 125 a.C) foi umastrônomo grego que introduziu a Trigonometria como ciência, por meio de estudos eleimplantou as relações existentes entre os elementos do triângulo. O Teorema dePitágoras possui papel importante no desenvolvimento dos estudos trigonométricos, poisé através dele que desenvolvemos fórmulas teóricas comumente usadas nos cálculosrelacionados a situações práticas cotidianas.Devemos ressaltar que a Trigonometria objetivou a elaboração dos estudos das funçõestrigonométricas, relacionadas aos ângulos e aos fenômenos periódicos. A partir do séculoXV, a modernidade dos cálculos criou novas situações teóricas e práticas relacionadasaos estudos dos ângulos e das medidas. Com a criação do Cálculo Diferencial e Integral,pelos cientistas Isaac Newton e Leibniz, a Trigonometria ganhou moldes definitivos nocenário da Matemática, sendo constantemente empregada em outras ciências, comoMedicina, Engenharia, Física (ondulatória, óptica), Química, Geografia, Astronomia,Biologia, Cartografia, Navegação entre outras.As turmas de 9º ano do Ensino Fundamental possuem nas grades curriculares os estudosintrodutórios envolvendo a Trigonometria no Triângulo Retângulo. O professor deveatender essa necessidade, no intuito de preparar o aluno para os conteúdos segmentaresdo Ensino Médio. Deverão ser trabalhadas as posições relativas entre cateto oposto,cateto adjacente e hipotenusa dos ângulos agudos do triângulo retângulo. Na sequência,as relações seno, cosseno e tangente serão definidas da seguinte forma:
Seno do ângulo indicado: razão entre cateto oposto e hipotenusa.Cosseno do ângulo indicado: razão entre cateto adjacente e hipotenusa.Tangente do ângulo indicado: razão entre cateto oposto e adjacente.
senC = a/c cosC = b/c tgC = a/b senA = b/c cosA = a/c tgA = b/a 
 
É de extrema importância discutir com os alunos a presença dos ângulos notáveis, essetipo de ângulo possui valores fixos e são determinantes em casos de aplicaçõescotidianas. Os ângulos de 30º, 45º e 60º devem ser citados pelo professor e fixados pelosalunos. Os valores das relações envolvendo esses ângulos são representados por umatabela de razões trigonométricas.
Exemplo 1
Um avião, ao decolar, sobe formando com a pista um ângulo de 30º. Após percorrer 700 metros, qual aaltura em que ele se encontra do solo? Observe o desenho do esquema:Será usada a relação do seno em razão da altura corresponder ao cateto oposto em relação ao ângulode 30º e a hipotenusa corresponder ao espaço percorrido pelo avião.
 
 Exemplo 2
 Ao decolar, um avião sobe formando um ângulo de 30º com a pista (horizontal). Nadireção do percurso existe uma torre de transmissão de energia elétrica situada a 3km doaeroporto e com altura igual a 150 metros. Verifique se, mantendo o trajeto, o avião podecolidir com a torre.Esquema da situação:Usaremos a relação da tangenteO avião não irá colidir com a torre, pois essa possui 150 metros enquanto o avião estará auma altura de 1700 metros.
 Exemplo 3
Do ponto A, uma pessoa observa o topo de uma torre sob um ângulo de 60º. Determine aaltura da torre, sabendo que a pessoa está a 20 metros dela. A torre tem 34 metros de altura.

Activity (70)

You've already reviewed this. Edit your review.
Emerson Simao added this note
Olá, gostaria de informar que a tabela de sen cos e tg dos ângulos notáveis ( 30, 45 e 60) está errada, foi invertido o eixo onde seriam os ângulos ( o correto seria os ângulos na horizontal). Abraço.
1 thousand reads
1 hundred reads
Paulo Victor liked this
Heverton Pereira liked this
Matheus Souza liked this
Jeremias França liked this
Caline Caldas added this note
muito massa vei
Leno SanOli liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->