Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
85Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
vISÃO MISSÃO

vISÃO MISSÃO

Ratings:

4.75

(4)
|Views: 83,453|Likes:
Published by Fabington

More info:

Published by: Fabington on Oct 26, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOC, TXT or read online from Scribd
See More
See less

04/19/2013

pdf

text

original

 
Quem Somos
A
BgmRodotec
é uma empresa de tecnologia e soluções para gestão de empresas do segmento de transporte decargas. A expertise da BgmRodotec concentra-se no desenvolvimento, implantação, treinamento e consultoria do s
Globus®.
 
Missão
Atuar de forma pró-ativa, evoluindo sempre o nosso produto principal e desenvolvendo novas soluçõacompanhem o ambiente de mudança e transformação da sociedade, trazendo vantagem competitivclientes e o bem-estar de nossos empregados, colaboradores e da comunidade onde atuamos.
Visão
Buscar a excelência para ser o melhor fornecedor de soluções de negócio integradas e tecnologia da informação nTransportes de passageiros e de carga.
MISSÃO, VISÃO E VALORES:Por Que, O Que E Como?
Como vimos num Boletim Eletrônico Semanal anterior, toda liderança écompartilhada; o que varia é o grau desse compartilhamento.
 
Um dos aspectos mais importantes, senão o mais diretivo e o que mais orienta,para o pleno exercício da liderança compartilhada é o estabelecimento de Missão,Visão e Valores da sua empresa.Se você tem dúvidas sobre isto, então leia com atenção!Este é um aspecto da liderança, muito falado, pouco compreendido, e pior,raramente aplicado com propriedade.Sempre que alguém da sua empresa estiver em dúvida do que fazer, como agir,ou o que ou como decidir, em que se apoiar numa decisão, deve recorrer a esteconjunto: Missão, Visão e Valores. Este é o principal papel deste conjunto.O que são, afinal, Missão, Visão e Valores (ou Crenças, ou Princípios), pergunta-me você?Para que servem Missão, Visão e Valores, afinal?Como redigir cada um desses componentes? Há algum critério?Estas são perguntas para as quais daremos nossas respostas, sob a ótica danossa visão, abaixo.
Missão
 
A missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, epara quem. O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e dasresponsabilidades da sua empresa perante os seus clientes:
- Por que a empresa existe?- O que a empresa faz?- Para quem?
O propósito é algo com muito mais significado do que a simples descrição do queé feito internamente; a missão retrata a verdade de que o resultado da empresaé maior do que a soma das partes do que é feito.
Visão
O enunciado da visão é a descrição do futuro desejado para a empresa. Esseenunciado reflete o alvo a ser procurado:- pelos esforços individuais;- pelos esforços das equipes e- pela alocação dos recursos.O enunciado da visão deve conter tanto
a aspiração
, como
a inspiração
.
Aaspiração
de tornar-se "algo", e
a inspiração
porque esse "algo" deve merecere valer a pena ser concretizado, deve-se sentir orgulho em participar daconstrução dessa visão. Ou seja, deve ter luz suficiente (
inspiração
) paraapontar o caminho que leva à concretização da
aspiração,
como diz o meu guruAlan Weiss.A visão precisa ser prática, realista e visível (nós não alcançamos aquilo que nósnão vemos), pois não passará de uma mera alucinação, se ela sugerir ou proporresultados inatingíveis.Visão, também não tem nada a ver com projetos ou sistemas, que devem, ou sesonha ver implantados, a visão não deve apontar quaisquer "comos", oudeclarações de intenções ou ainda de boa vontade; mas sim, o perfil que aempresa deve se tornar quando toda a boa vontade, intenções e projetos, que setem na cabeça e no coração, passarem pelas mãos para se tornarem realidade.O enunciado da visão, além dos aspectos de aspiração e inspiração, de serprática, realista e visível deve facilitar a resposta às seguintes perguntas:
- No que a empresa quer se tornar?- Qual a direção é apontada?- Onde nós estaremos?- O que a empresa será?- Em que direção eu devo apontar meus esforços?- Eu estou ajudando a construir o que?- Os recursos investidos estão levando a empresa para onde?
Valores
Você me pergunta:- “E os valores?” Valores são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os
 
comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que noexercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejamexecutando a Missão, na direção da Visão.Os valores também podem ser vistos como um conjunto de crenças, ouprincípios, que:
- definem e facilitam a participação das pessoas no desenvolvimento daMissão, Visão e dos próprios Valores;- definem e facilitam a articulação da Missão, Visão e Valores;- facilitam no comprometimento entre os empregados;- facilitam o comprometimento dos empregados com o mercado, e- facilitam o comprometimento dos empregados com a comunidade e asociedade.
O enunciado de cada valor deve ser curto. Os valores são inegociáveis, e os maisperenes de uma empresa.O conjunto de valores deve definir a regra do jogo, em termos decomportamentos e atitudes, devendo conter um subconjunto das respostas àsperguntas abaixo:
- Como os empregados devem se portar, individualmente?- Como os empregados se relacionam entre si?- Como os empregados se relacionam com os clientes?- Como a empresa trata seus clientes?- Como a empresa faz negócios?- Como nos relacionamos com a comunidade?- Qual a nossa responsabilidade frente à sociedade?- Que valores, crenças ou princípios são importantes para a empresa?
Resumidamente, os valores:
- Definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudesde todos empregados.- São as regras do jogo para que, executando a Missão, alcancemos aVisão.- São o suporte, o estofo moral e ético da empresa.
E finalmente, mas não finalizando: a construção de um conjunto de Missão, Visãoe Valores, só é útil se a prática do dia a dia, do presidente ao porteiro, mostra edemonstra ser esse o conjunto de regras que regem a conduta do pessoal da suaempresa.Caso contrário, é pura perda de tempo, pois se o que se diz e o que se prega, édiferente do que se faz; a Missão, a Visão e os Valores tornam-se somente umapanhado de letras, caindo no vazio da rotina.Por fim,
o conjunto Missão, Visão e Valores serve também para facilitar epromover a convergência dos esforços humanos, materiais e financeiros
.
A Missão, Visão e Valores é a forma de você estar lá, presente em cadaHora da Verdadeda sua empresa, sem precisar ir para lá.

Activity (85)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Ricardo Aranha liked this
dnsmac liked this
Fabiano Minimim liked this
Rosana Paccanaro liked this
Ezequiel Lima liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->