Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
2Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Agil - Artigo Cientifico

Agil - Artigo Cientifico

Ratings: (0)|Views: 123|Likes:

More info:

Published by: Klaus Fischer Gomes Santana on Dec 14, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/26/2012

pdf

text

original

 
DESENVOLVIMENTO ÁGIL: UMA ABORDAGEM SOBRE O SCRUM
Klaus Fischer Gomes Santana
1
 Rafael Araújo de Freitas
2
 
RESUMO
A metodologia Scrum assume-se como extremamente ágil e flexível.Defini-se como um processo de desenvolvimento iterativo e incremental que podeser aplicado a qualquer produto ou no gerenciamento de qualquer atividadecomplexa, proporcionando um excelente entendimento entre as equipes dedesenvolvimento. Com todo esse entrosamento e participação ativa dos clientes, orendimento do projeto aumenta e os requisitos e a solicitação de alteração passa aser atendido mais rapidamente. As metodologias de desenvolvimento ágil vem sedestacando a cada dia, porém essas ainda são pouco difundidas no meioacadêmico. O objetivo deste artigo, além de difundir esse assunto e servir de apoiopara futuras pesquisas, é demonstrar de maneira simples e objetiva, ofuncionamento, as características, o vocabulário e a aplicação da metodologiaScrum em um ambiente de trabalho.
Palavras-chave
: Engenharia de Software, Métodos de Desenvolvimento,Desenvolvimento Ágil, SCRUM.
1 INTRODUÇÃO
Um desafio constante da área de Engenharia de Software é melhorar oprocesso de desenvolvimento de software. Mesmo com a constante evolução demétodos, técnicas e ferramentas, a entrega de softwares em prazos e custosestabelecidos nem sempre é efetiva. Uma das causas desse problema é o excessode formalidade nos modelos de processo propostos nos últimos 30 anos.Existe hoje a necessidade de criar software de forma mais rápida, mascom qualidade. Esse produto pode ser obtido utilizando métodos ágeis e padrõesorganizacionais e de processos.O desenvolvimento ágil é uma filosofia. É uma maneira de pensar sobreprodução de software. A decisão canônica desta maneira de pensar é o “ManifestoÁgil” (Becket al., 2001), um conjunto de 4 valores (figura 1) e 12 princípios (figura 2).
1
Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. E-mail: klausfgsantana@gmail.com
2
Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. E-mail: jedi.rafael@gmail.com
 
 Figura 1: Manifesto para o ágilFonte:
http://manifestoagil.com.br/index.html
 
Figura 2: Princípios do manifesto ágilFonte:
http://manifestoagil.com.br/principios.html
 Nos últimos anos, métodos ágeis como o XP (Beck, 1999), Scrum(Schwaber, 2002) e Crystal (Cockburn, 2002), entre outros, passaram a serutilizados por grandes empresas como Google, Yahoo, Symantec, Microsoft, entreoutras, universidades, institutos de pesquisa e agências governamentais.Neste Artigo abordaremos a Metodologia de Desenvolvimento Ágil Scrum,veremos como se dá sua implantação no processo de desenvolvimento de software.
 
 
2 ENTENDENDO O SCRUM
Estamos crescendo tão rápido que parece que sempre precisamos de maisumas regrinhas aqui, mais um pouco de papel ali... precisamos ter muitocuidado, pois cada novo nível gerencial, cada nova regra ou formulárioatrapalha. Eles acabam com a mágica, cortam a eletricidade da inspiração.Com restrições em excesso, você pára de pensar no que pode fazer ecomeça a pensar no que não dá para fazer (Cirque Du Soleil – A reinvençãodo Espetáculo; Ed. Campus; Elsevier).
As raízes do Scrum estão num artigo que sumariza as 10 melhorespráticas em empresas japonesas, escrito por Takeuchi e Nonaka, cujo título é “O jogo do desenvolvimento de novos produtos”, publicada na
Harvard Bussinesss Review 
em janeiro de 1986. Este artigo introduziu o termo Scrum para referir-se àsreuniões de equipes que praticam a autodireção e a adaptabilidade.A palavra Scrum não é uma sigla e nem tem tradução para o Português.O termo Scrum é o nome usado para a reunião de jogadores, no jogo de Rugby,quando eles se organizam em círculo para planejar a próxima jogada. É uma formade mostrar que o projeto deve ser conduzido em pequenos ciclos, mas com umavisão de longo prazo, que é ganhar o jogo.Desenvolvimento de produtos complexos ocorre em situações de muitasmudanças. Quanto mais próximo do limite do caos a equipe conseguir trabalhar,porém mantendo a ordem, mais competitivo e útil será o produto resultante. OScrum é a metodologia que permite esta forma de trabalhar.O processo de desenvolvimento de sistemas é complicado e complexo.Logo, grande flexibilidade e controle são necessários. A evolução favorece aquelesque se expões e aceitam as mudanças e estão preparados para se adaptarem aessas. Nesse caso é necessária uma abordagem gerencial de projetos que permitaàs equipes operarem de forma flexível e adaptável num ambiente complexo, usandoprocessos imprecisos.Scrum é um processo bastante leve para gerenciar e controlar projetos dedesenvolvimento de software e para criação de produtos, além de tratar-se demetodologia ágil e seguir as filosofias iterativa e incremental. Ele se concentra noque é realmente importante: gerenciar o projeto e criar um produto que acrescentevalor para o negócio.

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->