Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
38Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Manual de Boas Praticas farmacêuticas

Manual de Boas Praticas farmacêuticas

Ratings: (0)|Views: 5,931 |Likes:
Published by thiagoadias
Manual de Boas Praticas farmacêuticas
Manual de Boas Praticas farmacêuticas

More info:

Published by: thiagoadias on Dec 17, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

08/13/2013

pdf

text

original

 
MANUAL DE BOAS PRÁTICAS FARMACÊUTICASIDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO
Elaborado Por: Thiago Alves Dias
OBJETIVO:
Estabelecer os requisitos gerais de Boas Práticas a serem observadas na assisnciafarmacêutica aplicada a aquisição, armazenamento, conservação e dispensação de produtosindustrializados.
DEFINIÇÕES:Estabelecimento -
unidade da empresa destinada ao comércio de drogas, medicamentos,insumos farmacêuticos e correlatos;
Farmácia -
Estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio dedrogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensaçãoe o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente deassistência médica;
Drogaria -
Estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumosfarmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais;
Dispensação -
ato de fornecimento ao consumidor de medicamentos, insumos farmacêuticos ecorrelatos em suas embalagens originais;
Dispensário de medicamento -
setor de fornecimento de medicamentos industrializados.
Aquisição -
ato de adquirir medicamento, insumos farmacêuticos e correlatos de distribuidoras esetores industriais. Uma boa aquisição de medicamento deve considerar primeiro o que comprar (seleção), quanto e quando comprar e como comprar.
Lote ou Partida -
Quantidade de um medicamento ou produto, que se produz em um ciclo defabricação, cuja característica essencial é a homogeneidade.
Número de lote -
designação impressa na etiqueta de um medicamento e de produtossubmetidos ao regime de vigilância sanitária, que permita identificar o lote ou partida a quepertença.
Medicamento -
Produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidadeprofilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico;
Droga -
Substância ou matéria-prima que tenha a finalidade medicamentosa ou sanitária;
Responsabilidade Técnica -
É o ato de aplicação dos conhecimentos técnicos e profissionais,cuja responsabilidade objetiva, está sujeita à sanções de natureza cível, penal e administrativa;
Supervisão Farmacêutica -
Constitui a supervisão no estabelecimento, efetuada pelofarmacêutico responsável técnico ou seu farmacêutico substituto;
Anvisa -
Agência Nacional de Vigilância Sanitária;
Dispensacão
 
-
ato de fornecimento e orientação ao consumidor de drogas, medicamentos,insumos farmacêuticos e correlatos a título remunerado ou não.
Especialidade Farmacêutica -
produto oriundo da indústria farmacêutica com registro noMinistério da Saúde e disponível no mercado.
Drogaria
 
-
estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumosfarmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais.
Responsável Técnico -
profissional habilitado inscrito no Conselho Regional de Farmácia, naforma da lei.
Sanitizacão -
conjunto de procedimentos que visam a manutenção das condições de higiene.
 
Produto
 
-
substância ou mistura de substâncias naturais (minerais, animais e vegetais) ou desíntese usada com finalidades terapêuticas, profiláticas ou de diagnóstico.
Armazenamento/Estocagem
- procedimento que possibilita o estoque ordenado e racional devárias categorias de materiais e produtos.
Registro do produto -
ato privativo do órgão competente do Ministério da Saúde destinado acomprovar o direito de fabricação do produto, submetido ao regime de vigilância sanitária.
Produto descartável -
qualquer produto de uso único.
Prazo validade do produto -
data limite para utilização de um produto.
Produtos sujeitos a controle especial -
medicamentos que contenham substâncias constantesdas listas anexas
à
Portaria nº 344, de 12/05/98 e suas atualizações. Notificação de Receita -documento padronizado destinado
à
notificação da prescrição de medicamentos sujeitos acontrole especial.
Receita
 
-
prescrição escrita de medicamento, contendo orientação de uso para o paciente,efetuada por profissional legalmente habilitado.
Perfuro cortante -
instrumento que perfura e corta ao mesmo tempo.
Correlato
 
-
substância, produto, aparelho, cujo uso ou aplicação esteja ligada à defesa eproteção da saúde individual ou coletiva.
OBJETIVO DO MANUAL
Manual de Boas Práticas de Dispensação para atender os requisitos daResolução n? 44/2009 da ANVISA, que dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticosem farmácias e drogarias.Norrnatizar o funcionamento da Empresa de forma a manter regras de BoasPráticas de Aquisição, Armazenamento, Conservação e Dispensação dos produtos por nóscomercializados e serviços prestados por este estabelecimento. Normas elaboradas de acordocom nossas rotinas e para que o trabalho seja feito de uma maneira uniforme por todos.
REFERÊNCIAS
Para a elaboração deste manual, seguimos orientações da Resolução 44 da
 
ANVISA quedispõem sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, dadispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos emfarmácias e drogarias.
ESTRUTURA FÍSICA E INSTALAÇÕES
O estabelecimento possui infra-estrutura adequada às atividades desenvolvidas. Possui áreasseparadas para dispensação e aplicação de injetáveis. Local em boas condições de higiene.Possui também local para a guarda dos pertences dos funcionários. O piso, paredes e teto sãode material liso,resistente, impermeável, lavável e de fácil higienização e de cor clara. A farmáciadispõe de iluminação adequada ao desenvolvimento das atividades, com 6 lâmpadas friascolocadas no teto e 16 nas prateleiras. A ventilação é natural e artificial em quantidadesuficiente, não havendo incidência de luz solar sobre os medicamentos. Os sistemas elétricos ehidráulicos estão em boas condições de funcionamento. A rede elétrica possui 4 disjuntores, 10tomadas e 10 interruptores. A água utilizada para todos os procedimentos é proveniente da redepública e para o consumo, é utilizada água mineral. O destino das águas servidas é a redepública de esgotos. Os equipamentos de combate a incêndio estão em local de fácil acesso,dentro do prazo de validade. A empresa realiza semestralmente desinsetização e desratizaçãoatravés da empresa legalmente constituída e habilitada, mantendo-se os devidos registrosdestes procedimentos. Os ambientes estão protegidos contra entrada de insetos e roedores. O
 
sanitário para uso dos funcionários possui sabão líquido, toalha descartável, lixeira com tampa epedal e saco plástico coletor e é limpo diariamente com desinfetante e água sanitária.O Responsável Técnico encontra-se presente de segunda à sexta das 08:30h às 12:00h e das13:30h às 18:00, e aos sábados, das 08:00h às 12:00h.
PESSOAL
A admissão dos funcionários é precedida de exames médicos, sendo obrigatória a realização deavaliações médicas periódicas dos funcionários atendendo ao Programa de Controle Médico deSaúde Ocupacional -PCMSO. Caso algum funcionário apresente alguma doença (ou suspeita),este deverá ser afastado de suas atividades conforme legislão espefica. Todos osfuncionários devem ser orientados quanto às práticas de higiene pessoal. Todos os funcionáriosdevem ser instruídos e incentivados a reportar aos seus superiores imediatos quaisquer condições de risco relativas aos produtos, ambiente, equipamento ou pessoal. Os funcionáriosdevem estar adequadamente uniformizados e os uniformes devem ser trocados sempre quenecessário para garantir a higiene apropriada.Todo o pessoal, inclusive de limpeza e manutenção, deve receber treinamento inicial econtinuado com relação à importância do autocuidado, incluídas instruções de higiene pessoal ede ambiente, saúde, conduta e elementos básicos em microbiologia, relevantes para a qualidadedos produtos e serviços oferecidos aos usuários.Deve ser fornecido treinamento inicial e contínuo quanto ao uso e descarte de EPIs, de acordocom o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS, conformelegislação específica.Nos treinamentos, os funcionários devem ser instruídos sobre procedimentos a serem adotadosem caso de acidente e episódios envolvendo riscos à saúde dos funcionários ou dos usuáriosdas farmácias e drogarias.Os funcionários envolvidos na atenção farmacêutica receberam treinamento por parte doresponsável técnico, inclusive instruções sobre legislação (RDC 44) e normas e condutas daanvisa referentes a boas práticas farmacêuticas e da empresa relevantes às suas atividades,além de motivação para manutenção dos padrões de qualidade. Além disso todo funcionáriorecebe informações sobre suas tarefas e sobre os procedimentos operacionais padrões.
RESPONSABILIDADES
O pessoal envolvido com os medicamentos tanto no seu manuseio quanto no seu controle,devem receber treinamentos para estes conhecimentos e experiência para o trabalho ao qual sepropõe.
A supervisão deste trabalho é de responsabilidade do farmacêutico.
Resultado da farmacoterapia é de responsabilidade do farmacêutico e para ser obtido énecessária a atuação do mesmo no ato da dispensação com qualidade.
O farmacêutico responsável, caso não seja o proprietário do estabelecimento, necessitareceber de seus superiores todo o apoio necessário para um trabalho eficiente, como exigem asboas práticas de dispensação de medicamento.
RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES

Activity (38)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Eduardo Lasmar liked this
Rafael liked this
Rafael liked this
Hérica Oliveira liked this
Waydina Queiroz liked this
Rafael liked this
Daniela Rabello liked this
Léo Ramos liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->