Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
ANÁLISE SOCIOLÓGICA SEGUNDO ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER

ANÁLISE SOCIOLÓGICA SEGUNDO ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER

Ratings: (0)|Views: 823|Likes:
Published by Gabriel Carmona
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE UMA NOTÍCIA SEGUNDO ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DE UMA NOTÍCIA SEGUNDO ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER

More info:

Published by: Gabriel Carmona on Dec 20, 2011
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

01/31/2014

pdf

text

original

 
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SÃO PAULO
ANÁLISE SOCIOLÓGICA SEGUNDO ÉMILE DURKHEIME MAX WEBER
Nomes: Felipe Eiji Ishizako – nº 10Gabriel Vinícius Carmona Gonçalves – nº 13Profº Michel - Sociologia2011
 
NOTÍCIA:
Kobe Bryant faz comentário homofóbico durante partida
O astro do basquete Kobe Bryant surpreendeu os Estados Unidos, nesta terça-feira, quando disparou um comentário homofóbico contra o árbitro BennieAdams. No terceiro quarto do jogo contra o San Antonio Spurs, Adams puniuBryant com uma falta técnica. Visivelmente irritado, o jogador do Lakers socoua cadeira e jogou uma toalha no chão. Em seguida, desabafou as palavras“fucking faggot", que seria algo parecido com "viado de merda".Um dos narradores chegou a comentar: "Vocês deveriam tirar as câmeras decima dele agora, porque há crianças assistindo". Em entrevista concedida aosite americano TMZ, nesta quarta-feira, o grupo Human Right Campaign,declarou que é uma vergonha para o astro usar palavras tão ofensivas e demau gosto, especialmente quando há milhares de pessoas assistindo. Apesar do incidente, os Lakers enceram o San Antonio Spurs por 102 a 93.No dia seguinte da ofensa, Kobe Bryant publicou uma nota oficial afirmandoque o tinha inteão de ofender a comunidade LGBT (lésbicas, gays,bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), e que aquilo foi dito no calor do jogo, sem pensar.
1) Contextualização
Kobe Bryant, famoso jogador de basquete dos EUA proferiu palavras de baixocao contra um árbitro, em uma partida pela NBA (Liga profissional debasquete dos EUA), em um ambiente reconhecidamente hostil, mas no qual hárespeito mútuo, e no qual ocorre transmissão televisiva e virtual para todo opaís, inclusive sendo assistida por pessoas das mais variadas idades, comocrianças e idosos.
2) Análise sociológica segundo Émile Durkheim
Podemos perceber, na notícia analisada, que ocorre em um time de basquete asolidariedade orgânica, na qual um jogador do time é dependente do outro, enão se assemelham em relação às suas funções, pois cada um tem umafuão espefica e diferente do outro (pivôs, armadores, alas). Essasolidariedade é típica da sociedade capitalista, na qual, através da divisão dotrabalho, os indivíduos tornam-se interdependentes e é assim gerada a uniãosocial.Através de sua revolta, Bryant tentou coergir o árbitro, jogando a torcida contraeste, com o objetivo de influenciar sua decisão, fato típico de criação de umaconsciência coletiva, segundo Durkheim. Esse exemplo pode ser verificadotambém em estádios de futebol, por exemplo, quando jogadores influenciam atorcida negativamente contra os árbitros. Pelo fato da sociedade americana ser extremamente conservadora, o comentário de Bryant causou grande choquena opinião pública.
 
E como foi duramente criticado pela sociedade americana, foi obrigado a seretratar, pois ela implica regras e limites e modera as condutas, segundoDurkheim.A análise em relação às características pode ser observadas nos seguintestópicos:
Coercitividade
– Opinião pública chocada com a atitude de Bryant, fez comque posteriormente o mesmo se desculpasse com o árbitro e com seustorcedores.
Exterioridade
o no basquete ocorrem manifestações da opiniãopública nesse sentido.
Generalidade
 – para atletas em geral, palavras como as proferidas por Bryantsão extremamente comuns.
3) Análise sociológica segundo as ideias de Max Weber.
A ação de Bryant, segundo a interpretação sociológica de Weber, pode ser considerada uma ação social já que ele leva os terceiros em consideração aopedir desculpas numa nota oficial na qual ele defende-se das acusações dehomofobia e tenta justificar o uso daquelas palavras de baixo calão.Se nos aprofundarmos mais na definição de ação social por Weber podemosenquadrar essa ação de Bryant numa ação social na qual a ação do agente égrande, com mais ações emocionais que racionais. Para Weber, a ação afetiva(ou ainda chamada por ele de emocional) é irracional, pois não usa umaadequação entre meios e fins; causa e consequências.O objetivo de Weber era compreender o sentido que cada pessoa dá a suaconduta. Nota-se que Bryant compreende o sentido de sua conduta e queestava convicto dela, pedindo desculpas apenas após as críticas.
4) Conclusão
Podemos concluir, segundo essa análise, que Bryant agiu sobre extremaemoção, sendo necessária uma reflexão posterior para desculpar-se de seusatos. Durkheim chama esse objeto de reflexão de dever moral e/ou moderaçãode condutas. A preso social sobre o indivíduo, para Durkheim, é fatopreponderante para sua integração. para Weber, a reflexão de Bryantrepresenta uma ão social individual, que forma, por sua vez, um idealcoletivo, e ordena as condutas reciprocamente partilhadas entre entes sociais.

Activity (3)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->