Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
3Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
21 QUIMICA I E II 2009

21 QUIMICA I E II 2009

Ratings: (0)|Views: 820 |Likes:
Published by Roxane Perdigão

More info:

Published by: Roxane Perdigão on Jan 01, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

11/05/2012

pdf

text

original

 
PPré ré ré ré – – – Vestibular Diferencial  Vestibular Diferencial  Vestibular Diferencial  Vestibular Diferencial Química Química Química Química 
1
D
 
QUÍ QUÍ QUÍ QUÍMIC
 
 AMICAMICAMICA
..........................................................466........................................................................................475................482................................................................................................487.................................................................496..............................................................................................506.................................................................................513..........................................................................516.................................................................................................523...............................................................................................................527....................................................................................................534...............................................................................................540.......................................................................................550................................................................................................554...............................................................................................564
PROFESSOR:
 
Pré Vestibular Diferencial Química 
466
MATÉRIA E ENERGIA
1.1. MATÉRIA
 
Matéria é tudo o que tem massa e ocupaum lugar no espaço, ou seja, possui volume.Ex.: madeira, ferro, água, areia, ar, ouro e tudo omais que imaginemos, dentro da definição acima.Obs.: a ausência total de matéria é denominadovácuo.
٭
 
Corpo 
 
Corpo é qualquer porção limitada dematéria.Ex.: tábua de madeira, barra de ferro, cubo degelo, pedra.
٭
 
Objeto 
 
Objeto é um corpo fabricado ou elaboradopara ter aplicações úteis ao homem.Ex.: mesa, lápis, estátua, cadeira, faca, martelo.
1.2 Energia 
Na verdade, não existe uma definição satisfatóriapara energia. Porém, pode-se afirmar que oconceito de energia está diretamente relacionadoà realização de trabalho, ao fato de provocarmodificações na matéria e de ser interconversívelem suas várias formas.
1.3 Formas de energia 1.3.1 Energia cinetica 
Energia cinética é a energia associada aomovimento e depende da massa (m) e davelocidade (v) de um corpo.É calculada pela expressão: E = m.v
2
 /2
1.3.2 Energia potencial
É aquela que se encontra armazenadanum determinado sistema e que pode serutilizada a qualquer momento para realizar umatarefa.Existem dois tipos de energia potencial: a elásticae a gravitacional.
 
A energia potencial gravitacional 
 
Está relacionada com uma altura(h) de um corpo em relação a um determinadonível de referência.É calculada pela expressão: E
pg
= p.h ou E
pg
=m.g.h
 
A energia potencial elástica
Está associada a uma mola ou a umcorpo elástico.É calculada pela expressão: E
PE
= kX
2
 /2K= Constante da mola (varia para cada tipo demola, por exemplo a constante da mola de umespiral de caderno é bem menor que a constanteda mola de um amortecedor de caminhão)X= Variação no tamanho da molaObs.: No Sistema Internacional de Unidades (SI),a energia é expressa em joule (J).Obs.: Existem outra formas de energia: energiaelétrica, térmica, luminosa, química, nuclear,magnética, solar (radiante).
1.4 Lei da concervação da energia 
A energias não pode ser criada nemdestruída. Sempre que desaparece umaquantidade de uma classe de energia, umaquantidade exatamente igual de outra(s) classe(s)de energia é (são) produzida(s).No mundo real um transformaçõesquímica ou física pode ocorrer em vários sistemaspor isso e importantíssimo conhecermos esabermos classificar os sistemas que existem emnosso universo.
1.
Classificação dos sistemas 
 
Sistema 
é uma porção limitada do universo,considerada como um todo para efeito de estudo.
Sistema homogêneo 
ou material homogêneo oumatéria homogênea é aquele que apresenta asmesmas propriedades em qualquer parte de suaextensão em que seja examinado.
Sistema heterogêneo 
ou material heterogêneoou matéria heterogênea é aquele que nãoapresenta as mesmas propriedades em qualquerparte de sua extensão em que seja examinado.
Fases 
 
são as diferentes porções homogêneas,limitadas por superfícies de separação, queconstituem um sistema heterogêneo.A partir das noções de matéria e energia,podemos classificar os sistemas em função dasua capacidade de trocar matéria e energia com omeio ambiente.
 
Sistema aberto 
 
Tem a capacidade de trocar tanto matéria quantoenergia com o meio ambiente.Ex.: água em um recipiente aberto (a águaabsorve a energia térmica do meio ambiente eparte dessa água sofre evaporação).
 
Pré Vestibular Diferencial Química 
467
 
Sistema fechado 
 
Tem a capacidade de trocar somente energiacom o meio ambiente. Esse sistema pode seraquecido ou resfriado, mas a sua quantidade dematéria não varia.Ex.: Um refrigerante fechado.
 
Sistema isolado 
 
Não troca matéria nem energia com o sistema.Obs.: a rigor não existe um sistemacompletamente isolado.Ex.: um exemplo aproximado desse tipo desistema é a garrafa térmica.Agora estamos prontos para começarmos nossosestudos sobre os aspectos macroscópicos damatéria.
2.
Propriedades da matéria 
 
Propriedades são determinadas característicasque, em conjunto, vão definir a espécie dematéria.Podemos dividi-las em 3 grupos: gerais,funcionais e específicas.
4.1 Propriedades gerais
São propriedades inerentes a toda espécie dematéria.
 
Massa 
é a medida da quantidade dematéria.Obs.: é importante saber a diferença entre massae peso. O peso de um corpo é a força de atraçãogravitacional sofrida pelo mesmo, ou seja, é aforça de atração que o centro da terra exercesobre a massa dos corpos. O peso de um corpoirá varia em função da posição que ele assumirem relação ao centro da terra, enquanto a massaé uma medida invariável em qualquer local. EmQuímica trabalhamos preferencialmente commassa.
Volume (V) 
:
é a extensão de espaço ocupadopor um corpo.
No SI, a unidade-padrão de volume é o metrocúbico (m
3
). No entanto, a unidade maisusada em Química é o litro (L).
 
m
3
1000 dm
3
ou 1000Ldm
3
ou L 1 dm
3
ou 1 Lcm
3
ou mL 0,001 dm
3
ou 0,001L10
-3
dm
3
ou 10
-3
L
 
Inércia 
é a propriedade que os corpostêm de manter o seu estado de movimento ou derepouso inalterado, a menos que alguma forçainterfira e modifique esse estado.Obs.: a massa de um corpo está associada à suainércia, isto é, a dificuldade de fazer variar o seuestado de movimento ou de repouso, portanto,podemos definir massa como a medida dainércia.
 
Impenetrabilidade 
duas porções dematéria não podem ocupar, simultaneamente, omesmo lugar no espaço.
 
Divisibilidade 
toda matéria pode serdividida sem alterar a sua constituição, até umcerto limite ao qual chamamos de átomo.
 
Compressibilidade 
sob a ação deforças externas, o volume ocupado por umaporção de matéria pode diminuir.
Obs.: 
de uma maneira geral os gases são maiscompressíveis que os líquidos e estes por suavez são mais compressíveis que os sólidos.
 
Elasticidade 
Dentro de um certo limite,se a ação de uma força causar deformação damatéria, ela retornará à forma original assim queessa força deixar de agir.
 
Porosidade 
a matéria é descontínua.Isso quer dizer que existem espaços (poros) entreas partículas que formam qualquer tipo dematéria. Esses espaços podem ser maiores oumenores, tornando a matéria mais ou menosdensa.

Activity (3)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 thousand reads
1 hundred reads
Renata Milani liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->