Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
13Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Resumo História Teste Intermédio 7 ano

Resumo História Teste Intermédio 7 ano

Ratings: (0)|Views: 2,131|Likes:
Published by Rita Teixeira

More info:

Published by: Rita Teixeira on Jan 07, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, DOCX, TXT or read online from Scribd
See More
See less

05/10/2013

pdf

text

original

 
Resumo de História Teste IntermédioConteúdos 7ºAnoA Grécia: a terra e o povo
 A Grécia é um território muito montanhoso e com um clima mediterrâneo, ou seja, não é muitofavorável à prática da agricultura. Por isso só com um grande esforço é que os gregosconseguiram tirar rendimento das terras. Nas zonas altas praticava-sa a pastorícia. Nos vales epequenas planícies cultiva-vam cereais (trigo, cevada) e, nas encostas, plantavam a vinha,oliveira e figueira.O solo era pobre mas para compensar existiam óptimas condições para a vida marítima, comum mar tranquilo e ilhas próxima. Deste modo os gregos desde cedo se dedicaram à pesca eao comércio.Os gregos também chamados Helenos, era uma mistura de povos que falavam todos a mesmalíngua.
O mundo Helénico
 As grandes barreiras montanhosas que dividiam o território grego contribuíram para oisolamento da população. Ou seja, o país permaneceu sempre em pequenos estadosindependentes. Após um crescimento populacinal desenvolveram-se núcleos urbanos e cadacidade tornou-se um centro de estado, agrupando á sua volta campos e aldeias vizinhas.Nasceram assim Cidades-Estados no século VIII a.C. Uma cidade estado, pólis, era umacomunidade de homens livres (Cidadãos), que tinham governo autónomo e leis própria.
 
 A partir do século VIII a.C, as cidades gregas atravessaram um periodo de crise, devido aoexcesso de população. Para fugirem á fome e às lutas civis muitos gregos imigraramespalhando-se pelas costas do Mediterrâneo levando á formação de colónias. Cada cidade erauma cidade estado mas sempre ligada á sua metróole. Apesar dos gregos estarem espalhadospor regiões condiseravam-se um só povo pois, tinham a mesma religião, os mesmos costumese falavam a mesma língua.
A religião Grega
Os gregos eram politeístas, adoravam inúmeros deuses e consideravam-os semelhantes aoshomens. Apenas se distinguiam por gozarem de imortalidade e de poderes sobrenaturais.Pensava-se que os deuses viviam no cimo do Olimpo (Mais alto monte da Grécia).Os gregos veneravam também os heróis e inventavam mitos sobre os seus heróis e deuses.Os gregos prestavam culto aos deuses a dim de obterem a sua protecçõa, fazendo-lheoferendas (Flores, vinho) e sacrifícos de animais. Cada cidade venerava os seus deusesrealizando festas sagradas: procissões, jogos de atletismo«Existiam grandes santuários onde se realizava um culto pan-helénico, ou seja, lá era prestadoculto por todas as pessoas do mundo grego.
O poderio de Atenas
No século V a.C, Atenas era a cidade-estado mais próspera e poderosa da Grécia. Esta cidadeobtia bons excedentes de vinho, azeite e mel e extraía prata realizando assim o comércio. Estaabertura ao comércio estimulou as actividades artesanais, como a produção de cerâmica,metalurgia e a construção de navios. Atenas era o mais activo centro de comércio atravéspricipalmento do porto de Pireu onde circulavam mercadorias de todo o mundo. A partir destaeconomia mercantil e marítima Atenas construiu a sua riqueza.Este poder afirmou-se com as Guerras persas. Os persas invadiram a Grécia, e todas ascidades se uniram para fazer frente aos invasores. Porém, foi Atenas que graças aos seusnavios e soldados teve o papel decisivo na vitória. Aproitado este faco Atenas formou a liga deDelos com muitas outras cidades Estadoscom o principal objectivo de se protegerem contra ospersas mas Atenas logo impos a sai supremacia económica e política. Atenas utilização ospertences da Liga para construir obras grandiosas, forçando os aliados a pagar impostos. Atenas passou a exercer um verdadeiro imperialismo.
Atenas, uma Cidade-Estado democrática
 Atenas foi o primeiro estado a impor uma democracia, ou seja, um regime social e político emque o poder do governo pertence ao povo, e a todos os cidadãos após uma grande luta dapolulação grega contra os aristocratas (Nobre) que detinham um poder.
 
Era portanto uma democracia pois todos os cidadãos podiam intervir directamente na
 
elaboração das leis e quase todos eles durante a vida tinham um cargo político.Muitos cidadãos, principalmente os que viviam longe da cidade, não dispunham de meios paraparticipar na vida política. Foi então instituida uma remuneração para os que exercessemcargos de juizes ou de menbros do Conselho. Mais tarde atéos que participavam na Eclésiapassaram a ser remunerados. Estas medidas tinham grandes custos e so foram possiveisporque Atenas estava no seu auge de prosperidade.
A sociedade Ateniense
Na sociedade ateniense os cidadãos eram uma minoria. Apenas eram cidadãos ps indivíduosdo sexo masculino, maiores de 18 anos, filhos de pai e de mãe ateniense. Só ele podiamparticipar no governo da pólis, e só eles podiam possuir propriedades sem pagar impostos. Asmulheres não eram excluídas mas tinham direitos limitados, vivendo na dependência dps paisou dos maridos A maioria da população era formada pelos metecos e pelos escravos. Os metecos eram osestrangeiros residentes em Atenas. Dedicavam-se ao comércio e ao artesanato acumulandograndes fortunas. Não podiam participar na vida política, porém tinham de prestar serviçomilitar e pagar impostos. Os escravos eram considerados instrumentos. Eram propriedade dosfonos que os compravam ou vendiam. Dedicavam-se a todo o tipo de tarefas: serviçodoméstico, trabalho em campos, oficinas e minas.
O florescimento da Cultura
Os gregos desenvolveram a mais brilhante cultura da antiguidade. Atenas era a ³escola daGrécia´, um centro intelectual e artístico. Construiram-se belos monumentos e organizaram-sebelos festivais de teatro que tinham lugar em grande anfiteatros construídos ao ar livre. Haviadois tipos de teatro: as tragédias com um sentido moral e as comédias que satirizavam asfiguras da época provocando o riso.Os gregos criaram também a filosofia, a história e a oratória (arte de discursar).
A arte grega
 A arte grega atingiu um período clássico entre os séculos V. e IV pois as obras atingiram muitaperfeição. A harmonia e o equilíbrio são características da arte grega, assim como o facto deesta arte enaltecer o homem. A arquitectura era muito ligada a vida religiosa construindotemplos, estádios e teatros.Os templos gregos obedeciam a duas ordens a ordem dórica (mais sóbria e severa) e a ordem jónica (mais rica em ornamentação).

Activity (13)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Sofia Marques liked this
anas_58 liked this
Patricia Santos liked this
Ana Santos liked this
Manuela Galeão liked this
cris_sofi liked this
sarapinto2 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->