Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more
Download
Standard view
Full view
of .
Save to My Library
Look up keyword
Like this
105Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Conflitos Interpessoais

Conflitos Interpessoais

Ratings:

4.67

(3)
|Views: 21,737 |Likes:
Published by suzanajakubovisc

More info:

Published by: suzanajakubovisc on Nov 05, 2008
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOC, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

10/18/2013

pdf

text

original

 
I-Conflitos Interpessoais1.Como lidar com os conflitos interpessoais
O conflito quer queiramos quer não, fazem parte donosso dia-a-dia e, por isso mesmo, é importante queaprendamos a lidar com eles. Segundo Blake e mouton(1964), podemos classificar as estratégias para tratar umconflito em três categorias distintas.
-Podemos evitá-los
Em geral, as pessoas têm tendência para evitar osconflitos e tudo que seja potencialmente conflituoso naesperança que essa situação desapareça. No entanto, estaatitude, pode muitas vezes não ser a mais correta já queimplica certa submissão e pode conduzir a um sentimentode frustração. Existem várias maneiras de evitar umconflito. Assim vejamos:
Suprimi-lo, ou seja, abandonando as situações deconflito (
ex: deixando o seu emprego, deixando-se dormir,fugindo de casa.).
Refugiar-se no trabalho como meio para fugir de umasituação embaraçosa.
Acomodar-se, afirmando que está tudo bem.
Mudar de assunto, sempre que o conflito é focado.
 
 Nada levar a sério e utilizar a farsa, distraindo os outros,quando algo indica que se aproxima a situação de conflito.
-Podemos desativá-lo:
As estratégias utilizam-se quando uma pessoa implicadano conflito decide parar ou suspender o conflito para queas coisas se acalmem. Essa estratégia não e mais que umaforma de ganhar tempo. As pessoas tentam encontrar alguns acordos nos pontos menores do conflito, evitandoos problemas de fundo, muitas vezes, para obter maisinformações e ter uma oportunidade de ver as coisas numaoutra perspectiva.
-Podemos enfrentá-lo
De acordo com o resultado obtido, as estratégias que permitem enfrentar o conflito podem ser agrupadas emtrês categorias:a)ESTRATÉGIA GANHAR PERDER Este tipo de estratégia tem como fundamento umarelação, em que uma das partes, sendo mais forte do que aoutra, exerce a sua autoridade para remover o conflito.Infelizmente, esta é uma das estratégias mais comuns. Ogrupo, em situação de inferioridade, aceita s condições dooutro grupo porque este é mais forte e poderoso.
 
Torna-se claro que esta estratégia utiliza abusivamente aautoridade. ”Eu sou o patrão” é uma argumentação muitocomum neste tio de abordagem. Contudo,a longo prazo,esta técnica de resolução do conflito enfraquece aautoridade.Progressivamente,e nas mais variadassituações,a parte que detêm o poder deve conscientizar-sede que deve explicar os seus pontos de vista e ajusta-los àoutra parte.Essa estratégia demarca bem a existência de duas duas partes ou de dois grupos de conflito, em que cada umainveste as suas energias contra o outro: Recorre-se muitoaos ataques pessoais. E a técnica mais comum nassituações de director-empregado, professor-aluno, pai-filho. Em qualquer situação esta estratégia é nefasta, porque a utilização da força implica que haja semprealguém que perca. Geram-se sentimentos de vingança eressentimentos e nunca se chega a uma situação criativado problema. As pessoas envolvidas no conflito nãocomunicam aberta e diretamente e utilizam regras e leis para vencer. b)ESTRATÉGIA PERDER-PERDER 
Não satisfaz objetivamente nenhuma das partesenvolvidas no conflito, simplesmente nenhuma delas dáa vitória á outra.

Activity (105)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Inês Cerqueira liked this
DarylDixon1909 liked this
Jpscribd liked this
zeluis3 liked this

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->