Welcome to Scribd. Sign in or start your free trial to enjoy unlimited e-books, audiobooks & documents.Find out more
Download
Standard view
Full view
of .
Look up keyword
Like this
7Activity
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
Planificação semanal 3º ano

Planificação semanal 3º ano

Ratings: (0)|Views: 630|Likes:
Published by LisbonBicaHouse

More info:

Categories:Types, School Work
Published by: LisbonBicaHouse on Jan 09, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd
See more
See less

06/16/2013

pdf

text

original

 
Organização e Gestão curricular 
1
Sandra Rabita
Introdução
 No âmbito da Licenciatura em Educação Básica na disciplina de Organização eGestão Curricular, foi-me solicitado pelo docente Dr. Ramiro Marques, uma planificação que abordasse os conteúdos programáticos referentes às quatro áreasdisciplinares do 1º ciclo do Ensino Básico: Língua Portuguesa, Matemática, Estudo doMeio e Expressões.Após a análise dos conteúdos dos programas do 1º Ciclo do Ensino Básico optei pelotema ³À Descoberta do Ambiente Natural´; Os seres vivos do ambiente próximo.Tendo por público-alvo crianças do 3º ano de escolaridade. Neste trabalho apresenta-se um enquadramento teórico - onde se faz uma brevereferência sobre a importância do processo ensino/aprendizagem, às competências doensino básico no âmbito do 1º ciclo. Neste ponto apresenta-se também a definição dossub temas a tratar e os objectivos a atingir com o desenvolvimento das actividades planificadas; a planificação contendo uma actividade para cada uma das áreascurriculares sob o tema escolhido
;
e por fim, a conclusão.Todas as atividades serão postas em anexo para cada área curricular.
 
Organização e Gestão curricular 
2
 
Sandra Rabita
E
nquadramento
Organizar e conduzir os processos de ensino/aprendizagem representa umenorme desafio para todos os profissionais de educação, no que se refere a decisões,organização, execução e análise de cada situação. Desta forma, pretende-se promover uma igualdade de oportunidades para que todos possam aprender, optando assim, por diversificar as práticas e metodologias de ensino. É também meu objetivo que os alunoscompreendam e atribuam um significado às aprendizagens, sabendo utilizar o queaprenderam, bem como fomentar a autonomia e o gosto de aprender.Assim sendo, privilegiei as actividades de natureza experimental e reflexiva,conciliando a teoria e a prática de uma forma intrínseca e permanente. Neste sentido, asaprendizagens experimentais apresentadas visam corresponder ao programa do ensinoBásico - 1º Ciclo onde é explicitado que estas "
deverão constituir uma obrigatoriedadee uma constante em todas as áreas e disciplinas do currículo
". (Organização Curricular e programas).Escolhi o tema "Os seres vivos do ambiente próximo " tendo em conta que as crianças já possuem alguns conhecimentos no âmbito desta temática, adquiridos no pré-escolar enos anos anteriores do ensino básico, como base das actividades propostas. Abordareios seguintes subtemas:
 
As Plantas
 
Os Animais Neste contexto estabeleci os seguintes objectivos:
Pl
antas
 
Partes da planta
 
As folhas
 
As raízes
A
nimais
 
Onde e como se deslocam?
 
Onde e como vivem?
 
 
Como se alimentam?
 
 
Como se reproduzem?
 
 
Organização e Gestão curricular 
3
 
Sandra Rabita Nas planificações apresentadas ajustei o grau de dificuldade das atividades, tendo emconta a faixa etária dos alunos, 8/9 anos do 3º ano de escolaridade do 1º ciclo. Tive emconta, ainda, que cada ser humano é dotado de tempos e ritmos diferentes, o seu processo de desenvolvimento é contínuo e que o conhecimento deve ser construído ereconstruído processualmente e continuamente.
 

Activity (7)

You've already reviewed this. Edit your review.
1 hundred reads
1 thousand reads
Marlene Malacute liked this
Miguel Lima liked this
Gêge Silva liked this
Carina Pereira liked this

You're Reading a Free Preview

Download
scribd
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->