Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
1Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
simulado_seplag

simulado_seplag

Ratings: (0)|Views: 463|Likes:
Published by marcao2
Seplag
Seplag

More info:

Published by: marcao2 on Jan 10, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

02/07/2013

pdf

text

original

 
www.jesusvalentini.com.br 
SIMULADO SEPLAGLei 8.112/90 - Prof. Jesus Valentini01.
A investidura do servidor público em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveiscom a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física e mental é conhecida como:a)reintegraçãob)readaptaçãoc)reversãod)aproveitamentoe)recondução
02.
A alternativa que indica a acumulação legal de cargos públicos é:
a)
professor em regime de dedicação exclusiva com outro cargo de professor 20 h;
 b)
dois cargos privativos de nível técnico
c)
um cargo de magistratura com um de professor 
d)
um cargo de serventuário da Justiça com outro no Poder Executivoe)dois cargos de vel cnico
03.
A volta à atividade do servidor público aposentado por invalidez, cujos motivos se tornaraminsubsistentes, é conhecida como:a)reversãob)reintegraçãoc)reconduçãod)readaptaçãoe)remoção
04.
Um funcionário público do DF, exonerou-se do cargo, público de Atendente Judiciário, tomouposse em outro cargo público inacumulável. Nessa hipótese, em relação só cargo público deAtendente Judiciário, ocorreu, inicialmente,a)o provimentob)a transferênciac)a vacânciad)a extinçãoe)a remoção
05.
Considere que João, com 69 anos de idade e 35 anos de contribuição à previdência, pede suaaposentadoria voluntariamente. Passado um ano e meio, João tem conhecimento de que o cargoque ocupava ainda está vago e pretende voltar à atividade. Aplicando-se as regras do RegimeJurídico do DF, a pretensão de João:
a)
é possível mediante reversão da aposentadoria
 b)
é possível mediante readaptação
c)
é possível mediante reintegraçãod)é posvel mediante reconduçãoe)não é possível
06.
Um dos modos de ocorrer a vacância é a:
a)
demissão, que se dará de ofício ou a pedido do próprio servidor 
 b)
transferência do servidor para outro cargo
c)
exoneração de cargo em comissão a pedido do próprio servidor 
d)
ascensão a cargo de classe superior na carreira
e)
aposentadoria, exceto quando compulsoriamente concedida
07.
É INCORRETO afirmar que a proibição de acumulação remunerada de cargos públicosestende-se a:
“Enquanto houver Vontade de Lutar haverá Esperança de Vencer”
1
 
www.jesusvalentini.com.br 
a)cargos e empregos em autarquias, fundações públicas, empresas blicas e sociedadesde economia mista dos Municípios.b)cargos, empregos e funções em autarquias, empresas públicas e sociedades de economiamista da DF.c)empregos e funções em fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economiamista dos Estados.d)empregos e funções em empresas públicas e sociedades de economia mista dosTerritórios.e)cargos, empregos e funções em autarquias e fundações públicas, mas não abrange asempresas públicas e as sociedades de economia mista.
08.
É INCORRETO afirmar que o servidor em estágio probatório:a)terá direito, dentre outros, às licenças por motivo de afastamento do companheiro e paraatividade política.b)o poderá exercer qualquer fuão de dirão, chefia ou assessoramento no óro delotação.
c)
será exonerado se não satisfizer as condições exigíveis para o referido estágio.d)será exonerado, ou se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, caso nãoseja aprovado no referido estágio.
e)
poderá exercer qualquer cargo de provimento em comissão na entidade de lotação.
09.
No âmbito do Regime Judico do DF, assinale a vantagem que se caracteriza comoindenização:a)ajuda de custob)adicional noturnoc)adicional de insalubridade
d)
adicional de hora extrae)gratificão natalícia
10.
Considere o Regime Jurídico do DF. Suponha que um servidor público labore, emdeterminado dia, até às 23h30. Suponha também que a jornada normal de trabalho desseservidor se encerre às 22 horas, computando-se, após esse horário, serviço extraordinário, comacréscimo de 50% em relação à hora normal de trabalho. Nessa situação, o servidor fará jus,ainda, a um acréscimo sobre o valor-hora de:a)20% a tulo de adicional noturno, pelo período laborado após às 23 horas, incidindo taladicional sobre a remuneração já com acréscimo pelo serviço extraordinário.b)25% a tulo de adicional noturno, pelo período laborado após às 22 horas, incidindo taladicional sobre a remuneração, excldo do mputo o adicional pelo servoextraordinário.c)25% a título de adicional noturno, pelo período laborado após às 22 horas, incidindo taladicional sobre a remuneração já com acréscimo pelo serviço extraordinário.d)20% a tulo de adicional noturno, pelo per iodo laborado após às 22 horas, incidindo taladicional sobre a remuneração, excldo do mputo o adicional pelo servoextraordinário.
Conhecimentos Pedagógicos - Prof. Roberta Guedes11.
(SEMEC 2009) Uma das definições possíveis de cultura é a experiência acumulada pelassociedades no decorrer de sua história. À luz desse conceito, assinale a opção correta:
a)
Educação é a escolarização realizada em ambientes formais cujo contexto seadapta a qualquer cultura.
 b)
Educação designa o conjunto de atividades mediante as quais o grupo asseguraque seus membros adquiram a experiência social acumulada.
c)
A educação escolar é a única responsável por envolver em seu currículo todos osconhecimentos acumulados pela cultura de cada povo.
“Enquanto houver Vontade de Lutar haverá Esperança de Vencer”
2
 
www.jesusvalentini.com.br 
d)
A experiência acumulada pelos grupos sociais é conteúdo exclusivo de umaeducação não formal, razão pela qual independe da escolarização dos indivíduos.
12.
(SEMEC 2009) A Educação é a escolarização realizada em ambientes formais cujo contextose adapta a qualquer cultura:
a)
Educação designa o conjunto de atividades mediante as quais o grupo assegura que seusmembros adquiram a experiência social acumulada.
 b)
A educação escolar é a única responsável por envolver em seu currículo todos osconhecimentos acumulados pela cultura de cada povo.
c)
A experiência acumulada pelos grupos sociais é conteúdo exclusivo de uma educação nãoformal, razão pela qual independe da escolarização dos indivíduos.Educar para a cidadania implica imputar às ações praticadas em direção ao outro umaclara objetividade com relação àquilo que se compreende em cada sociedade como padrão debem-estar. Desse modo, ao se determinar à escola o papel de “preparar” as crianças e os jovenspara o exercício da cidadania, compreende-se que o entorno social dessas crianças e desses jovens não mais reúne evidências que permitam à coletividade coparticipar desse processo depreparação. É claro que o exercício da cidadania não se resume à aplicação daquilo que seconstrói na educação formal; consequentemente, é igualmente claro que a escola não é capaz decumprir tal missão inclusiva que lhe vem sendo imputada, quando a própria sociedade como umtodo exime-se de assumir seu verdadeiro papel como educadora, não assinalando a orientaçãogeral do que vem, de fato, a ser um cidadão integrado à cidadania. O lugar da educação nasociedade contemporânea tornou-se profundamente ambíguo, ao passo que o lugar da escola émistificado, ora como alegoria da construção humana, ora como último reduto de um ideal desociedade que se perdeu na história recente da humanidade. Internet:www.tvebrasil.com.br (comadaptações).
13.
(SEMEC 2009) De acordo com os sentidos do texto acima:
a)
a sociedade como um todo não corresponde ao seu papel de educadora.
 b)
o exercício da cidadania depende apenas da educação formal.
c)
a escola é o agente exclusivo de formação para a cidadania.d)a educação é verdadeiramente o último reduto de um ideal de sociedade.
14.
(SEMEC 2009) A educação como fenômeno social é parte integrante das relações sociais,econômicas, políticas e culturais de uma determinada sociedade. Acerca desse assunto, assinalea opção correta.
a)
A organização dos grupos sociais não interfere em suas práticas educativas.
 b)
A educação determina as relações sociais e possibilita as mudanças econômicas e sociais.
c)
A prática educativa está determinada por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas.d)A estrutura social e a organização dos grupos humanos independem dosprocessos educativos.
15.
(FUNIVERSA PALMAS N S 09) . “A prática escolar consiste na concretização das condiçõesque asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem ao estritamentepedagógico, já que a escola cumpre funções que lhes são dadas pela sociedade concreta que,por sua vez, apresenta-se como constituída por classes sociais com interesses antagônicos”.Revista da ANDE, nº 6, 1982. A respeito das tendências pedagógicas na prática escolar, assinalea afirmativa correta.
a)
As tendências pedagicas na prática escolar m ats de si condicionantessociopolíticos, que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade e,conseqüentemente, diferentes pressupostos do papel da escola.
 b)
O bom professor é aquele que baseia sua prática pedagica nas tendênciasestabelecidas pelo senso comum ou se apega à última tendência
c)
A realidade sociopolítica, vivenciada pelo professor atualmente, oferece as condiçõespropícias para a substituição da escola nova pela escola tradicional.
“Enquanto houver Vontade de Lutar haverá Esperança de Vencer”
3

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->