Welcome to Scribd, the world's digital library. Read, publish, and share books and documents. See more ➡
Download
Standard view
Full view
of .
Add note
Save to My Library
Sync to mobile
Look up keyword
Like this
5Activity
×
0 of .
Results for:
No results containing your search query
P. 1
03- Gestão de pessoas

03- Gestão de pessoas

Ratings:

5.0

(1)
|Views: 752|Likes:
Published by macacoemonica

More info:

Published by: macacoemonica on Jan 10, 2012
Copyright:Attribution Non-commercial

Availability:

Read on Scribd mobile: iPhone, iPad and Android.
download as PDF, TXT or read online from Scribd
See More
See less

02/07/2013

pdf

text

original

 
 
1
ADMINISTRAÇÃO5
º
SEMESTRE 2010-2
PPOOCCEESSSSOOSSEE PPÁÁTTIICCAASSDDEEGGEESSTTÃÃOO DDEEPPEESSSSOOAASS 
Prof 
.
Ramsés Antunes da Luz, MSc.ramses@edu.estacio.br
 
 
2
Índice
Unidade 1 Histórico e evolução da Gestão Pessoas p.01Estudo de Caso: Marisol p.07Unidade 2 Os desafios da Gestão de Pessoas p.09Unidade 3 Responsabilidade Social p.20Unidade 4 Planejamento Estratégico de Pessoas p.26Unidade 5 Recrutamento de Pessoas p.31Unidade 6 Seleção de Pessoas p.35Unidade 7 Socialização Organizacional p.38Texto Complementar 1: Integração de NovosColaboradores no Grupo Accorp.42Unidade 8 Capacitação de Pessoas p.44Texto Complementar 2: Aprendendo a Aprender p.49Unidade 9 – Cargos e Salários
 
p.52Texto Complementar 3: Bunge estimulacolaboradores através da PLR p.61Unidade 10 Avaliação de Desempenho p.63Referências Bibliográficas p.66
Nota Importante
:Material extraído, em grande parte, dos livros mencionados nas referências, entre outras fontesdevidamente citadas ao longo de seu conteúdo. Adaptado para uso exclusivo em sala de aula, noâmbito da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, com o objetivo precípuo de facilitar oprocesso de ensino-aprendizagem da disciplina PROCESSOS E PRÁTICAS DE GESTÃO DEPESSOAS.
 
 
1
UNIDADE 01Histórico e Evolução
Introdução
Ao contar a história da gestão de pessoas, esta unidade tem por objetivo ajudar apensar sobre o seu futuro, com base na reflexão sobre sua origem e desenvolvimentopassado. A unidade procura mostrar como essa história revela: (a) uma função que seorigina e evolui de uma resposta às condições do contexto que a cerca; (b) uma áreaque foi extremamente pequena, cresceu e recentemente voltou a diminuir e a sequestionar; e (c) uma função que luta por afirmar seu papel estratégico.
1 - CONCEITOS DE GESTÃO DE PESSOAS
 
É o ramo especializado da Ciência da Administração que envolve todas as ações quetêm por objetivo a integração do colaborador no contexto da organização e oaumento de sua produtividade (GIL, 1994).
 
É o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posiçãogerencial relacionados com as “pessoas”, incluindo recrutamento, seleção,treinamento, recompensas e avaliação de desempenho (MARRAS, 2001)
 
É o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam aeficácia dos funcionários e das organizações (CHIAVENATO, 1999)
2 – O CONTEXTO DA GESTÃO DE PESSOAS
 
As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações, eestas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso.
 
Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações eraconsiderado antagônico e conflitante. Acreditava-se que os objetivos dasorganizações (lucro, aumento da produtividade, redução de custos, etc.,) eramincompatíveis com os objetivos das pessoas (melhores salários, lazer, qualidade devida, etc..).
 
A solução empregada era a do confronto, ganha-perde, onde se media força e casouma parte levava tudo, a outra ficava com muito pouco ou quase nada.
 
Recentemente (a partir da década de 90), verificou-se que, se a organização queralcançar seus objetivos, ela precisa saber canalizar os esforços das pessoas para quetambém estas atinjam seus objetivos individuais e, com isso, ambas as partes saiamganhando. Trata-se de uma relação do tipo ganha-ganha, que requer negociação,participação e sinergia de esforços.
 
Atualmente trabalha-se para que haja convergência entre os objetivosorganizacionais e individuais

You're Reading a Free Preview

Download
/*********** DO NOT ALTER ANYTHING BELOW THIS LINE ! ************/ var s_code=s.t();if(s_code)document.write(s_code)//-->